terça-feira, 9 de agosto de 2016
ETE Vinhais é uma das maiores do nordeste. Construção da estação é uma obra do PAC.

[caption id="attachment_1163" align="alignnone" width="632"]ETE Vinhais tratará mais de 40% do esgoto da capital. Foto: Divulgação ETE Vinhais tratará mais de 40% do esgoto da capital. Foto: Divulgação[/caption]

O governador Flávio Dino (PCdoB) entregou, nesta segunda-feira 8, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vinhais, que será responsável por elevar de 4% para 40% o índice de tratamento de esgoto da capital maranhense. A solenidade contou com a presença do secretário Nacional de Saneamento, Alceu Segamarchi, e do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles.

Ocupando uma área de 3,1 hectares, a ETE Vinhais está entre as maiores estações de tratamento de esgoto do nordeste e vai atender 48 bairros, beneficiando cerca 350 mil moradores. Com o completo funcionamento, terá capacidade de tratar 1.200 litros de esgoto por segundo. Nesta primeira etapa, terá capacidade de tratar 700 litros por segundo.

A construção da estação é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e foi iniciada no governo da peemedebista Roseana Sarney.

Além da conclusão da ETE Vinhais, o governo estadual pretende concluir a construção de uma outra estação, no bairro do Anil, com recurso já assegurado pelo Ministério das Cidades. A previsão de entrega é para o início do próximo ano. Ao todo, com as já existentes do Jaracaty e do Bacanga, serão quatro ETEs.

Com o tratamento dos esgotos que estão sendo interceptados ao longo do Rio Anil – ETE Vinhais na margem direita e ETE Anil na esquerda – será possível melhorar, por exemplo, a qualidade da balneabilidade das praias de São Luís, já que este rio é o principal canal de despejo de esgoto na baía de São Marcos.

 

0 comentários:

Postar um comentário

IPVA

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Navigation