quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Feriado prolongado altera expediente do comércio e órgãos em São Luís-MA



Rua-Grande

Na quarta-feira (7), é comemorado o dia da Independência do Brasil. Quinta (8) é aniversário dos 404 anos da capital; veja o que não funciona.




Os feriados de Independência e de aniversário dos 404 anos de fundação de São Luís (MA), comemorados nesta quarta (7) e quinta-feira (8), alteram o funcionamento de lojas, bancos e órgãos públicos na capital maranhense.







Comércio
O comércio de rua e lojas de shoppings centers fica de portas fechadas na quarta e quinta-feira, segundo o que informa a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA). Nos shoppings, praças de alimentação e cinemas funcionam das 12 às 22h.

Somente supermercados terão funcionamento normal, desde que garantam pagamento de 100%  sobre a hora normal do funcionário. A medida é prevista na convenção coletiva de trabalho firmada entre empregadores e empregados.

Bancos
Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias no 7 de Setembro.

Na quinta-feira, por causa do feriado municipal de Natividade de Nossa Senhora, não haverá expediente em agências bancárias nas cidades de Alto Parnaíba, Dom Pedro, Riachão, Santa Quitéria do Maranhão, São Luís, Tutóia, Urbano Santos, Viana e Vitória do Mearim.

A federação orienta que usuários podem usar canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone para fazer transações financeiras.

Carnês e contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) vencidos no dia 28 podem ser pagos sem acréscimo no dia 29.

Órgãos públicos

O governo do Maranhão informou que por causa do feriado nacional da Independência do Brasil, comemorado nesta quarta-feira, as atividades dos servidores públicos estaduais estarão suspensas, com exceção daqueles que prestam serviços considerados de natureza essencial.

Na quinta-feira (8), aniversário de São Luís e feriado municipal da Natividade de Nossa Senhora, não haverá expediente nos órgãos estaduais que funcionam no âmbito da capital maranhense. A exemplo do dia anterior, os serviços considerados de natureza essencial serão mantidos.

Na sexta-feira (9), o expediente será normal para todos os servidores públicos estaduais.

O calendário de Feriados e Pontos Facultativos é estabelecido por meio do Decreto de nº 31.473, de 18 de janeiro de 2016.

Os feriados declarados em leis municipais serão observados pela administração do Estado, em suas respectivas localidades de funcionamento, conforme instituído no artigo 3º deste decreto.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com