sexta-feira, 1 de julho de 2016
dem

Aproveitando o Encontro Estadual do DEM, realizado nesta sexta-feira (1º), que contou com a presença de representantes da cúpula nacional do partido, a legenda confirmou oficialmente apoio a pré-candidatura de Gilberto Aroso (PRB) à Prefeitura de Paço do Lumiar.

O presidente estadual do DEM, deputado federal Juscelino Filho, confirmou que o DEM será mais uma legenda a apoiar o retorno de Gilberto Aroso. O pré-candidato agradeceu mais esse apoio e reafirmou o compromisso com a cidade.

“O apoio do DEM é muito importante, pois é um partido que está se reestruturando no Maranhão com a juventude do deputado Juscelino Filho e poderá ser muito útil nesse novo momento que queremos propiciar para Paço do Lumiar”, afirmou.

Gilberto Aroso fez questão de deixar claro que já contava com o apoio, desde o início, do vereador Jorge Maru (DEM), mas agora com essa oficialização por parte da direção estadual a aliança está concretizada.

“O vereador Jorge Maru sempre foi um dos nossos incentivadores, mas nada melhor do que termos também o aval das direções estadual e nacional do DEM. Isso fortalece nossa caminhada e nos dá mais ânimo para seguir nesse projeto”, finalizou Gilberto Aroso.
Os festejos juninos do Maranhão serão oficialmente encerrados neste fim de semana no município de São José de Ribamar.

Ascom / PMSJR

[caption id="attachment_262" align="alignnone" width="693"]Grupos de Bumba-Boi irão se encontrar, neste fim de semana, em São José de Ribamar. Grupos de Bumba-Boi irão se encontrar, neste fim de semana, em São José de Ribamar.[/caption]

Trata-se do tradicional Lava-Bois, evento promovido pela prefeitura municipal e que, este ano, chega a sua 63º edição.

A previsão é de que mais de 100 mil brincantes passem pela sede da cidade durante os dois dias da festa – sábado (02) e domingo (03). A programação está disponível nowww.sjr.ma.gov.br

Como a acontece todos os anos, a programação terá início na noite de sábado, a partir das 21h, no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima da sede.

No local, serão realizados shows culturais e a apresentação do Bumba-Boi Meu Tamarineiro, sotaque de orquestra.

Já na madrugada de domingo, tem início o tradicional encontro de grupos de Bumba-Boi.

Os grupos irão se apresentar na Avenida Gonçalves Dias, seguindo em desfile ou cortejo até o Parque Municipal onde, a partir de meio-dia, também serão promovidos shows culturais.

Para garantir o conforto e a segurança dos brincantes, foram montados esquemas nas áreas da segurança, trânsito e saúde. Seguranças contratados pelo governo municipal, além de homens da Guarda Municipal, estarão trabalhando nos dois dias da festa. Mais de  300 homens da Polícia Militar, além de integrantes do Corpo de Bombeiros, estarão na cidade durante todo fim de semana para reforçar a segurança.

Equipes médicas e ambulâncias estarão de plantão em pontos estratégicos do circuito. O Hospital Municipal oferecerá atendimento médico para casos mais graves.

O trânsito no município sofrerá algumas intervenções sábado, a partir das 19h. Os coletivos que estiverem trafegando no sentido São Luís/Ribamar deverão seguir o seguinte itinerário: Avenida Clodomir Cardoso, Avenida Garrastazu Medice até o terminal da Campina.

O retorno para a MA-201 deverá ser feito pelo seguinte trajeto: Rua Humberto de Campus, Praça do Cruzeiro até a Avenida Clodomir Cardoso. Já as vans que estiverem trafegando no sentido São Luís/Ribamar deverão seguir o seguinte itinerário: Avenida Clodomir Cardoso, Avenida Garrastazu Medice, Rua Humberto de Campus até a Praça do Cruzeiro.
Grupos de Bumba-Boi irão se encontrar, neste fim de semana, em São José de Ribamar. Grupos de Bumba-Boi irão se encontrar, neste fim de semana, em São José de Ribamar.

História

São poucos os relatos históricos dando conta da origem do Lava-Bois. A versão contada por moradores mais antigos de São José de Ribamar revela que a festa teve início na década de 50. O Lava-Bois surgiu de um ritual promovido por boieiros que foram até o município pagar uma promessa de São João. Os primeiros batalhões que chegaram à cidade foram os de orquestra. Eles vieram a convite de brincadeiras locais, mas também com o objetivo de pagar promessas. A concentração das brincadeiras acontecia em frente a Igreja Matriz. Os primeiros Bois que participaram da festança foram os batalhões de Axixá, Rosário, Peri-Merim, Santa Rita e São José de Ribamar.

O evento começou a ganhar maiores proporções com as participações de representantes dos Bois de São José dos Índios e Sítio do Apicum. “Zé Camões, de São José dos Índios, Luis da Navó, da Maioba, e Lucas, do Sítio do Apicum, começaram a convidar outras brincadeiras para participar da festa.

Desde então, o evento ganhou grandes proporções e tornou-se essa grande manifestação cultural vista nos dias atuais. O nome Lava-Bois foi dado devido ao fato do evento encerrar oficialmente a temporada junina no estado.

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Navigation