segunda-feira, 25 de julho de 2016
LUISFERNANDO

Serie de seminários teve início em abril deste ano. Qualidade e quantidade de propostas serão o norteador para a reconstrução de São José de Ribamar.

Terminou no último sábado 23 a bateria de seminários Planeja - O cidadão decidindo, em São José de Ribamar. Comandado pelo pré-candidato a prefeito da cidade, Luis Fernando Silva (PSDB), o evento fechou com chave ouro ouvindo as propostas dos jovens no Planeja Juventude.

2_Planeja-Juventude-Jovens-vibram-com-o-sucesso-do-evento-e1469448838197-940x540

Membros da JPSDB, dos demais partidos que irão defender o nome de Luis Fernando para prefeito e de movimentos da Juventude até de outros partidos de outras pré-candidaturas mobilizaram centenas jovens que participaram de forma propositiva, apoteótica e vibrante.

“Foi um Planeja como todos os outros, com muitas propostas e discussões, mas com uma energia totalmente diferente. E foi exatamente por isso que deixamos o último Planeja para ser o da Juventude, pois é com ela e com a vibração dos nossos jovens que a cidade vai ser reconstruída”, disse Luis Fernando.

Liderados por Neilson Marques, os jovens entregaram um conjunto de propostas para o pré-candidato. A exemplo de outras sugestões, feitas individualmente, as ideias da Juventude serão incorporadas ao agrupamento de propostas do futuro candidato e protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral, quando do registro da candidatura do tucano.

Balanço


Realizado pela Comissão Provisória da Executiva Municipal do PSDB de São José de Ribamar, o Planeja teve início em abril deste ano e foi dividido em duas fases. Na primeira etapa, foram realizados oito seminários distribuídos nas seis regiões administrativas do município. O segundo passo foram os seminários setoriais: Saúde, Educação, Cultura e Turismo, Pesca, Indústria e Comércio, Transporte, Esporte e Lazer, Defesa Social, Agricultura Familiar, Assistência Social e Juventude.

Comunidade entrega a Luis Fernando Silva maquete para ilustrar proposta apresentada durante um dos seminários
DIVULGAÇÃOPLANEJA DEFESA SOCIALComunidade entrega a Luis Fernando Silva maquete para ilustrar proposta apresentada durante um dos seminários
Em muitos momentos, tanto o pré-candidato Luis Fernando quanto os chamados facilitadores, técnicos das respectivas políticas públicas, responsáveis por anotar, organizar e moldar as propostas para uma linguagem mais técnica, ficaram surpresos com a qualidade das proposições apresentadas.

No Planeja Transporte, por exemplo, membros de uma Associação do Jardim Tropical apresentaram uma proposta de construção de um terminal de vans no Turiúba. No Planeja Defesa Social eles retornaram, reafirmaram a proposta e apresentaram até uma maquete do terminal sonhado, construída pela própria comunidade.

Excetuando as propostas repetidas, foram consolidadas nos 19 seminários cerca de 1.200 propostas. Para Luis Fernando, a qualidade e quantidade de propostas serão um norteador importantíssimo para a reconstrução de São José de Ribamar.

“Sempre digo que o gestor que quer errar menos e acertar mais deve ouvir diretamente o cidadão. E foi isso que fizemos no Planeja, ouvimos quem mais sabe do que a cidade precisa, que são as pessoas de cada bairro de São José de Ribamar e os profissionais das respectivas áreas das políticas públicas, ouvidas nos seminários”, concluiu.
menores-1

A garota de 14 anos que é acusada de haver matado a própria mãe na região do Planalto Anil II, no fim de semana, foi apreendida na manhã de hoje (25) pela Polícia Militar,

L. C. A já estava com o namorado, J. G. B., de 16 anos, na cidade de Santa Inês. Ele também é suspeito de participação no assassinato.

Tatiana Cutrim, a mãe da menor, foi morta a golpes de faca. Ela foi encontrada amarrada no interior da casa onde morava.

O motivo do crime teria sido justamente o relacionamento entre os dois menores. A mãe de L. C. A. não aceitava o namoro.

“A vítima morava com a filha, mas era acostumada a fazer refeições com familiares que também moravam perto dela. Hoje ela iria tomar café da manhã com a mãe dela e não apareceu. Os familiares estranharam a ausência dela e quando foram até a casa dela encontraram o seu corpo”, contou o Delegado de Homicídios, Estefânio Aragão.

O crime chocou toda a população pelos requintes de crueldade. De a cordo com a polícia nos últimos dias Tatiana e a filha discutiam com frequência por causa do namoro da menina. A mãe não aceitava. Além das brigas o que tornou maiores as suspeitas da autoria do assassinato pela dupla de menores foi o fato de ambos terem sumido logo após a morte de Tatiana.

A polícia já havia iniciado as investigações e estava à procura dos dois suspeitos. Eles foram encontrados hoje em Santa Inês e devem ser encaminhados ainda nesta segunda-feira para São Luís.

Adolescente-presos-em-Santa-Inês-e1469461814515

 
Tatiana Albuquerque Cutrim Alves foi encontrada morta na manhã de sábado (23) dentro de sua residência. Filha de 14 anos e o seu namorado, 16, desapareceram após o homicídio.

Assassino

A polícia ainda não conseguiu localizar os dois menores envolvidos no assassinato de Tatiana Albuquerque Cutrim Alves, de 49 anos, morta na noite de sexta-feira (22) com golpes de faca no interior de sua residência, no Parque Aurora, em São Luís.

[caption id="attachment_744" align="alignnone" width="240"]Tatiana Cutrim Tatiana Cutrim[/caption]

Para a polícia, o crime foi cometido pela filha adotiva da vítima, de 14 anos, com ajuda do namorado, que se identifica no facebook como ‘Guii Botelho”, de 16 anos.

Na tarde de sábado, no whatsapp, o menor admitiu que ajudou a matar a mãe da namorada, depois de questionado porque havia praticado o crime. “Não tive escolha. Eu amava essa garota. Tive que fazer isso por ela”, disse a um amigo, acrescentando que ninguém vai achá-lo.

[caption id="attachment_745" align="alignnone" width="262"]O menor acusado de participar  do crime O menor acusado de participar
do crime[/caption]

Na página dos dois menores no facebook, destacam-se comentários com desejos de vingança e de até se fazer justiça com as próprias mãos. Em uma das montagens, os dois jovens aparecem abraçados em meio a chamas. Os amigos e amigas do casal manifestam-se surpresos com a atitude de covardia.

Neste momento, o melhor seria que os dois menores se entregassem, antes que apareça alguém querendo algum tipo de vingança.

O crime

Segundo o delegado Estefânio Aragão, da Delegacia de Homicídios, a vítima morava com a filha, mas era acostumada a fazer refeições com familiares que também moravam perto dela. Na manhã de sábado, a vítima iria tomar café da manhã com a mãe dela e não apareceu. Os familiares estranharam a ausência dela e quando foram até a casa dela encontraram o seu corpo.

O corpo de Tatiana Albuquerque foi encontrado com uma corrente de ferro enrolada no pescoço e perfurações nas regiões da cabeça, abdômen e braço.

[caption id="attachment_746" align="alignnone" width="400"]Montagem postada no facebook do menor Montagem postada no facebook do menor[/caption]

“O amor que sinto por você, nunca pensei um dia me envolver assim com alguém, mas estou amando tudo isso.. és completamente diferente dos outros que me rodeiam, és único na minha vida, pode ter à certeza que você vai ser meu primeiro e último amor, por que não quero outro ao meu lado, só se for você”, escreveu a menor.Nos últimos dias Tatiana e a filha discutiam com frequência, pois a mãe da menor não aceitava o relacionamento da filha, o que aumenta as suspeitas sobre o casal. A menor, em postagem no facebook, mostrava-se apaixonada pelo namorado.

Tatiana e a filha

Após o crime nem a filha e nem o namorado da adolescente foram encontrados. A polícia já iniciou as investigações e está à procura dos dois suspeitos.

 

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Navigation