quinta-feira, 28 de julho de 2016
jerry_dino

A partir desta sexta-feira (29), até o domingo (31), convenções homologarão nomes de candidatos e coligações do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em mais de 70 cidades do Maranhão para a disputa eleitoral de 2016.

No último sábado (23) e no domingo (24), muita animação e forte comoção popular marcaram o primeiro fim de semana de convenções em várias cidades maranhenses.

Durante convenção do PCdoB-MA realizada no sábado (23), no Convento das Mercês, a agremiação definiu apoio à reeleição do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, que terá a candidatura oficialmente homologada em convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de São Luís, a ser realizada das 8h às 13h deste sábado (30), na Batuque Brasil (Cohama).

Convenções em todo o Maranhão

Com candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em 216 dos 217 municípios do estado, o PCdoB, partido com 94 anos de luta social, vem ganhando volume no cenário político maranhense desde a vitória de Flávio Dino nas Eleições de 2014, fato histórico que encerrou o ciclo hegemônico de quase 50 anos de poder do grupo Sarney no Maranhão.

A direção estadual do partido está empenhada em participar e apoiar todas as convenções municipais realizadas pelo PCdoB no estado.

Flávio Dino em Timon e Barreirinhas

Nesta sexta-feira (29), o governador do Maranhão, Flávio Dino, participa da Convenção Partidária em Timon, onde o PCdoB apoia a reeleição do atual prefeito da cidade, Luciano Leitoa (PSB), e a candidatura do vice-prefeito, João Rodolfo (PCdoB). No sábado (30), o governador vai a Barreirinhas para a convenção que oficializará o nome do ex-juiz do Trabalho e advogado, Amílcar Rocha (PCdoB), como candidato a prefeito. Já no domingo (31), Dino prestigiará convenção do partido em Raposa, região metropolitana de São Luís, onde participa da homologação da candidatura de Talita Laci (PCdoB) à  prefeitura do município.
gilberto-2

O pré-candidato à Prefeitura de Paço do Lumiar, Gilberto Aroso (PRB) segue conseguindo adesões importantes. Na quarta-feira (27), o Bispo Paulo Luís da igreja universal, que é vereador de São Luís pelo PRB, fez questão de declarar apoio público ao colega de partido.

O Bispo Paulo Luís esteve visitando Gilberto Aroso em companhia do pastor Augusto César da Igreja Universal de Paço do Lumiar, que é pré-candidato a vereador em Paço do Lumiar pelo PRB.

“Fiquei muito feliz com o engajamento do colega Bispo Paulo Luís, tenho certeza que estamos no caminho certo. Aproveitei e o convidei para a nossa convenção que acontece nesta quinta-feira”, afirmou Gilberto Aroso.

A convenção do PRB, que oficializará o nome de Gilberto Aroso para a disputa da Prefeitura de Paço do Lumiar, acontecerá nesta quinta-feira (28), às 16h, no clube da Assembleia Legislativa, no Maiobão.
eduardo-2

Pré-candidatos do Partido da Mobilização Nacional (PMN) se reuniram na noite de quarta-feira (27), para definir estratégias eleitorais antes da convenção da legenda marcada para semana que vem. O presidente estadual do PMN, deputado Eduardo Braide, que é pré-candidato a prefeito de São Luís, disse que o momento é de envolvimento para o melhor resultado nas eleições.

“Somos um time forte, coeso e que entende que o melhor caminho é o da transparência nas propostas. Temos um projeto sólido, viável, um projeto de todos, que abrange a todos”, disse o pré-candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Ainda segundo Eduardo Braide, as alianças do PMN estão sendo bem definidas. “Todas as nossas conversas têm sido baseadas na convergência de ideias e no sentido de assegurar que a nossa chapa esteja bem posicionada na disputa. As alianças são importantes e são necessárias não só para ganhar as eleições, mas para governar a cidade”, alertou o pré-candidato.

No total, 26 pré-candidatos compõem a chapa do PMN em São Luís para as eleições de 2016. A convenção acontecerá no dia 3 de agosto, quarta-feira, a partir das 8h, no auditório Fernando Falcão, Assembleia Legislativa do Maranhão.
IMG_9817

Multidão prestigia Convenção Histórica do PRB em Araioses com Weliton do Posto, Cleber Verde e Raimundo Lídio e demais lideranças.

594bce6c-dd70-49e3-9dee-259fb0353f7b

Uma multidão de gente foi acompanhar a convenção do Partido Republicano Brasileiro – PRB, Partido Ecológico Nacional – PEN e Partido Trabalhista do Brasil - PTdoB, realizada na tarde/noite deste domingo (24), no Clube RC Shows, onde foram apresentados além dos candidatos a vereador da coligação, também o candidato a prefeito de Araioses, Weliton do Posto e como vice-prefeito Raimundo do Remanso.

Caravanas de pré-candidatos chegaram de várias partes da cidade e do interior e fizeram a diferença da convenção, onde foi muito animada com mais de 4 mil pessoas, com um clima de alto astral para escolher a chapa majoritária e os nomes dos pré-candidatos a vereadores da coligação.

Logo cedo da tarde, a animação dos convencionais já era tamanha, lotando a frente do Clube. Já era quase cinco horas e trinta minutos quando o pré-candidato Weliton do Posto chegou acompanhando de muitos amigos, correligionários e pré-candidatos a vereadores, sendo recebidos com muitos aplausos e carinho, iniciando assim o evento festivo da convenção.

IMG_9698

Os convidados especiais do evento, Raimundo Lídio Prefeito de Paulino Neves, o Presidente Estadual do PRB Deputado Federal Cleber Verde e o pré candidato a prefeito de Carnaubal – CE Antonio Firmeza se juntaram aos presentes para fortalecer ainda mais a convenção.

A multidão se envolveu permanentemente com muitas manifestações de alegria e de carinho, com gritos de guerra para o pré-candidato Weliton do Posto que correspondia com acenos e gestos de carinho.

O pré candidato a prefeito de Carnaubal no Ceará e amigo de Weliton do Posto, Antonio Firmeza falou da sua grande amizade e disse estar triste com a realidade que vive Araioses, porém os cidadãos tem uma grande opção para que possa trazer o desenvolvimento que Araioses precisa e merece, que é Weliton do Posto.

Em sua fala, o candidato a vice-prefeito Raimundo do Remanso, disse da alegria e da responsabilidade que terá pela frente para lutar e vencer esta eleição ao lado do candidato a prefeito Weliton do Posto, e da parceria que quer fazer com o mesmo, pois nos últimos mandatos quem é vice não tem espaço e que tem certeza que Weliton do Posto e diferente e saberá trabalhar em conjunto com seu vice.

Raimundo Lídio Prefeito de Paulino Neves, falou e enalteceu o momento, deixando a sua mensagem de fé esperança e de muito trabalho para o companheiro de luta Weliton do Posto e que está disposto a contribuir com a gestão de Weliton do Posto passando toda sua experiência.

O Deputado Federal Cleber Verde em seu discurso falou da alegria em ver uma convenção lotada, falou também dos potenciais e riquezas de Araioses, e que Weliton do Posto já tem um deputado Federal para trazer recursos do Governo Federal para Araioses e também que a Secretária da Pesca e o INCRA estão dispostos a contribuir com Araioses, pois a frente dessas instituições tem pessoas como Dayvison Franklin que está preparado para contribuir com Araioses.

IMG_9786

Quando Weliton do Posto falou, o público ficou atento à mensagem do candidato. Ele disse da alegria que tomava conta de seu coração naquele momento. Falou dos desafios, dos compromissos, do que Araioses precisa, dos que se deve corrigir e das perspectivas de um governo popular voltado para quem mais precisa, com muito desenvolvimento e trabalho.

Agora após a convenção da mudança uma coisa ficou nítida: o grupo Weliton do Posto saiu mais fortalecido do que já estava para vencer o atual governo nas eleições do dia 2 de outubro.

Em breve faremos uma postagem destacando os pré candidatos a vereador (a) do grupo Weliton do Posto!

Com informações do blog do 


lojasbiaman

Agências bancárias não funcionam no feriado, na capital e interior. Supermercados funcionam normalmente, conforme convenção coletiva.




Na quinta-feira (28), o feriado de adesão do Maranhão à Independência do Brasil muda o funcionamento de alguns serviços na capital – São Luís – e no interior. Bancos não funcionam no feriado estadual; comércio tem horários especiais, e os supermercados funcionam normalmente.

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), no feriado estadual o comércio de rua na capital maranhense está autorizado a abrir das 8h às 14h. Já as lojas localizadas em shopping centers podem funcionar das 14h às 20h.

O funcionamento dos serviços é mediante o pagamento de 100% sobre o valor da hora normal e mais gratificação de R$ 40 ao final do dia.

Nos supermercados, conforme decisão firmada entre empregadores e empregados por meio da Convenção Coletiva de Trabalho, poderá funcionar normalmente no feriado, com pagamento de hora-extra.

Bancos

[caption id="attachment_847" align="alignnone" width="300"]Usuários podem usar canais alternativos de atendimento. Usuários podem usar canais alternativos de
atendimento.[/caption]

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias na quinta-feira devido ao feriado estadual. Usuários podem usar canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone para fazer transações financeiras.

Carnês e contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) vencidos no dia 28 podem ser pagos sem acréscimo no dia 29.

Servidores públicos
Nas repartições públicas do Estado, o feriado foi postergado para a sexta-feira (29), quando não haverá expediente. A medida será obedecida por todos os órgãos do Estado, com exceção daqueles que prestam serviços considerados de natureza essencial.

A transferência do feriado foi regulamentada pelo governo do Estado, por meio do Decreto Estadual nº 31.473, de 18 de janeiro de 2016, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos de 2016.

Os órgãos do Estado voltarão a funcionar normalmente na segunda-feira (1º).

Judiciário
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) publicou resolução transferindo o feriado de quinta para sexta-feira, quando vai manter plantão judicial de segundo grau, garantindo o atendimento às demandas judiciais urgentes, nas esferas cível e criminal.

Serão recebidos, no plantão, pedidos de habeas corpus, mandados de segurança, medidas cautelares (por motivo de grave risco à vida e à saúde das pessoas), decretação de prisão provisória, entre outros. Para esses casos, o telefone de contato é (98) 98815-8344.

LeoCosta

O prefeito de Barreirinhas, Léo Costa (PDT), anunciou ontem (27), em conversa com o titular do blog, que vai à Justiça para garantir o direito de pelo menos tentar ser o candidato do partido na eleição deste ano

Eleito em 2012, o pedetista enfrenta resistência dentro do próprio partido, que quer forçá-lo a desistir da reeleição para apoiar um candidato do PCdoB, o advogado Amilcar Rocha, amigo pessoal e ex-sócio do governador Flávio Dino (PCdoB).

Numa conversa de aproximadamente uma hora, Léo Costa reclamou muito do modo Dino de fazer política, garantiu que resistirá ao que chama de golpe no PDT e fez comparações entre os governos do comunista e o da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).

“Tive mais parceria do governo Roseana que de Flávio Dino”, disse Léo Costa, citando obras de asfaltamento viabilizadas pelo ex-secretário de Estado da Infraestrutura Luis Fernando Silva (PSDB) em 2013 e 2014.

Abaixo, os principais trechos da entrevista

dino_amilcarO golpe

“Como em Imperatriz e São Luís o PCdoB cedeu a vaga de candidato ao PDT, então em Barreirinhas por eu estar, segundo eles, fraco nas pesquisas, o PDT tem que ceder ao PCdoB. Só que, no PCdoB, o candidato é um amigo do governador, superintendente regional”

“O emissário da direção do partido, Renato Dionísio, secretário-geral do partido, foi em Barreirinhas domingo me dizer. E não teve oportunidade, ou coragem, de dizer que ele já era um interventor na comissão provisória de lá”

Plano

“Eu vejo placas de ‘Mais Asfalto’ em mais de 107 cidade. Eu sou um dos 17 prefeitos que subiram no palanque de Flávio Dino em 2014, então eu há mais de um ano eu venho interpretando esse dar de costas a Barreirinhas para que eu não tenha um desempenho melhor para ele poder ter o argumento de poder entronizar o amigo”

Barreirinhas abandonada

“Ele [Flávio Dino] trocou a cidade, capital dos Lençóis, ele como um homem do turismo, ex-presidente da Embratur, e ele dá de costas para a cidade para que eu me ferre e ele tenha um argumento forte de me tirar. É claro que isso não é aceitável”

“Estou tendo um tratamento de adversário. Aliás, tem adversários que foram ferrenhos que, agora, são altamente agraciados”

Resistência

“Eu não vou ceder. Quem vai me julgar, se eu fui bem ou mal, é o povo que me elegeu. Existem no partido condições para se praticar uma intervenção. No caso, essas condições não foram cumpridas, então nós vamos questionar na Justiça. Vou pedir à Justiça que garanta a participação dos filiados na decisão. Quem os filiados querem? É um interventor que vai daqui com a missão de decidir que o partido não pode ter candidato e que tem que apoiar um candidato de um partido B?”

Outro lado

Em contato com o Blog do Gilberto Léda, ainda na noite de ontem, o presidente estadual do PDT, deputado federal Weverton Rocha, negou que haja um “golpe” tramado contra o colega de partido.

“Ele está querendo se fazer de vítima. A direção do PDT fez uma pesquisa lá [em Barreirinhas] e o prefeito não pontuou bem. Rejeição altíssima. Quem tem mais chances lá é o candidato do PCdoB”, ponderou.
edilazio

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa criticou o governador Flávio Dino (PCdoB) por causa de um novo pedido de empréstimo que será feito pelo Executivo junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco de Desenvolvimento da América Latina, no valor de R$ 400 milhões.

A informação de que o Governo prepara uma carta consulta para ser apreciada pelo Legislativo Estadual foi dada pelo secretário­-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB). Os deputados Adriano Sarney (PV), Edilázio Júnior (PV) e Andrea Murad (PMDB) trataram do tema.

Para Adriano Sarney, antes de contrair novo empréstimo, o Governo do Estado precisa organizar o investimento do BNDES adquirido ainda na gestão passada.

“A ex­-governadora Roseana Sarney deixou o Governo enxuto e com margem para contratar novos empréstimos e financiamentos. Portanto, acredito que primeiro o governador Flávio Dino e os seus secretários tem de organizar o investimento do BNDES, até porque ainda não conseguiram chegar a um ponto comum ­ estão investindo de forma ineficaz ­, para depois contratar novo empréstimo”, disse.

Edilázio Júnior classificou de desnecessária a aquisição de novo empréstimo para o Executivo Estadual. Ele disse que o Governo não conseguiu executar os recursos do BNDES como prevê o orçamento e lembrou da crise econômica que abala o país no atual momento.

“O governador Flávio Dino tenta captar novo empréstimo quando não há necessidade para isso. Vai endividar gratuitamente o nosso estado. Há recursos do BNDES ainda não utilizados. Há também um primeiro empréstimo feito pela atual gestão no ano passado. O que o governador Flávio Dino está fazendo é tão somente endividar o Maranhão, algo que ele próprio criticou no passado”, disse.

Edilázio também questionou a falta de informações sobre a aplicação dos recursos que eventualmente forem contratados junto ao CAF.

“Vale ressaltar que não há transparência, uma vez que o secretário­chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, não soube informar para qual programa ou ação, especificamente, os R$ 400 milhões serão aplicados. Falta transparência, falta responsabilidade e falta coerência, ontem e hoje”, completou.

andreaLíder do Bloco de Oposição no Legislativo Estadual, a deputada Andrea Murad (PMDB) também apontou a falta de justificativa para a aquisição de novo empréstimo ao Estado.

“Ele [Flávio Dino] recebeu um saldo líquido não utilizado de quase R$ 2 bilhões. Parte desses recursos do BNDES está vinculada a obras essenciais como estradas e hospitais. O restante ele poderia utilizar como bem entendesse. Agora ele nem consegue prosseguir com as obras que recebeu, nem consegue utilizar os recursos que restaram. Quer mais empréstimo para que? Logo Flávio Dino que gritou aos quatro cantos que não iria fazer nada para prejudicar as contas do Governo?”, questionou.

Caso seja aprovado na Assembleia Legislativa, este será o segundo empréstimo a ser tomado na gestão do governador Flávio Dino (PCdoB).

Em abril deste ano, a Assembleia aprovou, em regime de urgência, uma autorização para que o governo contraísse outros R$ 55,2 milhões da Caixa Econômica Federal.

(De O Estado do Maranhão)

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Navigation