sexta-feira, 21 de outubro de 2016
(Dutra, ao lado dos candidatos da sua coligação)
Para a população da Pindoba, o prefeito eleito, Domingos Dutra falou da importância da comunidade e de sua produção, assim como a dos portos de Paço do Lumiar, e relatou que já está se esforçando para melhorar suas condições. Agradeceu os votos de confiança, ressaltando que agora é o prefeito de todos, inclusive dos que não votaram nele. 

Deixou bem claro que não será um "prefeito de gabinete"  e estará sempre ao lado da população num governo participativo. Resumiu rapidamente seu desejo de que Paço do Lumiar seja uma cidade moderna. "Por onde eu tenho passado, tenho recebido os parabéns, e as pessoas desde as mais simples, até as autoridades, estão dizendo que agora Paço do Lumiar dará certo". Disse o prefeito eleito, Domingos Dutra.

A primeira dama de Paço do Lumiar, Núbia Feitosa falou da importância da educação no município e parabenizou Paula da Pindoba pela honestidade e pelo trabalho pela comunidade. Falou que pela primeira vez, temos alguém que foi criado e sabe da realidade vivida pelos trabalhadores rurais, no poder. Para fazer a diferença. Afirmou Núbia.

"Eu cheguei e disse que ela seria sim a vice prefeita de Paço do Lumiar, mas ela disse que até então nenhuma pessoa pobre tinha chegado ao poder. E eu reafirmei: 'é nesse poder que os mais humildes terão vez". Finalizou Núbia, primeira dama, declarando que está se dedicando ao máximo, mais ainda, aos problemas e ao diagnóstico de Paço do Lumiar, para começar um bom e efetivo trabalho.


Fontes fidedignas informaram ao blog do Nonato Aguiar como andam as articulações, para eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Raposa, biênio 2017 e 2018 De acordo com as articulações politicas, Laurivan do Posto é Vereador Eleito de Raposa pelo PMDB na coligação JUNTOS POR UMA RAPOSA FELIZ; e hoje é o nome mais provável com chances reais de vencer a eleição para presidente.

Laurivan tem conversado com os vereadores eleitos e tem colocado seu nome à disposição como provável candidato a presidência daquela Casa Legislativa. 
"Sem dúvidas ele é uma pessoa boa e tem muita experiencia politica. Pra mim seria um bom candidato a vencer a eleição, podendo fazer parte até da equipe de transição, pois é amigo de Lací," declarou um dos seus aliados.

Vamos aguardar e conferir...

Veja a relação dos vereadores pelo (PCdoB) a Presidência:

Josevaldo - 22%
Vonei - 46%
Beka - 80%
Ribamar - 99,9% 

Veja a relação dos vereadores pelo (PR) e (PRB) a Presidência:

Magno da Colônia 23%
Enoque - 57%
Laurivam - 80%
Rosa - 99,9% 

O desembargador José de Ribamar Castro suspendeu os efeitos da Lei Municipal nº 6.113/2016, que estabeleceu a isenção de pagamento nos primeiros 30 minutos para os proprietários de veículos usuários dos estacionamentos privados e administrados pelas empresas Construções e Empreendimentos do Maranhão Ltda (Construem) e W Empreendimentos Ltda .
A decisão do magistrado acolhe recurso interposto pelas duas empresas, que questionaram a constitucionalidade da mencionada lei, pedindo tutela de urgência para suspensão dos efeitos da mesma.
Ao analisar o pedido de efeito suspensivo, o desembargador José de Ribamar Castro entendeu que no recurso interposto junto ao Tribunal de Justiça as empresas demonstraram os requisitos indispensáveis á concessão da medida.
Segundo o magistrado, ao estabelecer a tolerância de não cobrar os 30 primeiros minutos em estacionamento privado, a lei viola o artigo 22,I, da Constituição Federal, que diz que é competência privativa da União legislar sobre direito civil, ramo do direito que disciplina o direito de propriedade.
O desembargador ressaltou que a aplicação da Lei Municipal pode acarretar o fim da atividade das empresas, em razão do ônus em não poder cobrar dos usuários os 30 minutos de tolerância, tendo, porém, que suportar todos os efeitos da responsabilidade civil pela guarda dos veículos estacionados.
Operação
A Polícia Federal foi ao Congresso logo no início da manhã desta sexta-feira (21) para realizar uma ação contra policiais legislativos suspeitos de prestarem serviço de contrainteligência para ajudar parlamentares investigados na Lava Jato e em outras operações. A suspeita é de que policiais legislativos faziam varreduras nas casas dos políticos para, por exemplo, identificar e eliminar escutas instaladas com autorização judicial.
Quatro policias legislativos foram presos. A prisão deles é a temporária, com prazo definido para terminar. Um dos presos é Pedro Ricardo Araújo Carvalho, chefe da polícia legislativa. Foram expedidos ainda cinco mandados de busca e apreensão e quatro de afastamento de função pública. Os policias legislativos são servidores do Congresso que atuam na segurança no prédio.
Morte
pedrinhas-carlosivanagoglobo
Um detento identificado como Carlos Vinícius Abreu Rodrigues (25) foi morto, na tarde desta quinta-feira (20), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), durante briga. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) não divulgou nomes de suspeitos do crime. Esta foi à sexta morte só este ano no presídio. As informações da secretaria dão conta de que o corpo do interno foi encontrado na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) São Luís 6, antigo Centro de Detenção Provisória (CDP).
A supervisão de segurança interna (SSI) informou que o crime aconteceu em uma briga entre detentos. A ocorrência está sendo investigada pela Polícia Civil, além da própria Seap, por meio de um procedimento interno aberto para apurar as circunstâncias do homicídio.
Praias
praias-foto-gilson-teixeira-1
Há três semanas consecutivas banhistas, esportistas e apreciadores da orla da Região Metropolitana de São Luís têm motivos a comemorar. O novo laudo de balneabilidade divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) nesta quinta-feira (20) atesta que 100% das praias da Grande Ilha continuam com condições adequadas ao banho. O feito já se repete pela terceira semana consecutiva e representa o trabalho ininterrupto realizado pelo Governo do Maranhão, por meio do ‘Mais Saneamento’ para despoluir as praias da Ilha.
Exoneração
Uma decisão proferida pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha determina que o Município de Paço do Lumiar (termo judiciário), no prazo máximo de 15 dias, exonere todas as pessoas contratadas irregularmente, sem prévia aprovação em concurso público. Deverá ainda, no prazo de 30 dias, convocar, nomear e empossar os candidatos aprovados no concurso público referente ao Edital nº 001/2014, promovido pela Prefeitura de Paço do Lumiar, para provimento dos cargos em número compatível com aqueles atualmente ocupados por contratados irregularmente

Nilce de Jesus Farias Ribeiro (PMDB) foi presa nesta manhã (20). Ela também é suspeita do crime de lavagem de dinheiro na Prefeitura.


Nilce de Jesus Farias Ribeiro (PMDB) foi levada para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas em São Luís, MA (Foto: Biaman Prado/O Estado)
A Polícia Civil, por meio da Superintendência Especial de Combate a Corrupção do Maranhão (Seccor), prendeu na manhã desta quinta-feira (20) Nilce de Jesus Farias Ribeiro (PMDB), atual prefeita do município de Guimarães, a 70 km de São Luís, por suspeita de fraude em licitações e lavagem de dinheiro na Prefeitura. Nilce Farias foi candidata à releição em Guimarães, mas foi a terceira colocada com 1.060 votos (14,18%).
Além da prefeita, também foram presos pela a polícia Carlane de Jesus Farias Ribeiro que é filha de Nilce de Jesus e secretária de Finanças do Município, Railson de Assis Pereira Sodré que é genro da prefeita e também pregoeiro da Prefeitura de Guimarães, Douglas Pereira Ribeiro, empresário contratante com o município maranhense, e Francivaldo Martins Piedade, conhecido como “Buíu” em Guimarães. “Buíu” já foi presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura de Guimarães e está sendo trazido para a capital maranhense.
Segundo informações do delegado da Polícia Federal, Ricardo Moura, os cinco suspeitos respondem a, pelo menos, quatro crimes contra a Administração Pública. “São fraudes contra a licitação, crimes licitatórios no caso, mais de um delito, lavagem de dinheiro, peculato e organização criminosa também”, revelou.
Ainda conforme o delegado, as investigações remontam ao primeiro ano de gestão da prefeita de Guimarães. “Já no ano de 2013 várias fraudes em processos licitatórios. Essas fraudes eram diversas. Eram desde o direcionamento dos contratos para empresas já pré-escolhidas pelos gestores como o uso de documento falso nesses contratos e, também possível superfaturamento de preço desses contratos inicialmente investigados”.
O delegado Ricardo Moura disse que a partir de agora será dado um novo passo as investigações onde serão interrogados os suspeitos, avaliados dados bancários a partir dos materiais apreendidos e, caso seja necessário, pedido uma prisão preventiva a todos os envolvidos. “Agora vai ser dado um novo passo as investigações. Vamos interrogar todos os suspeitos. Vamos trabalhar os dados bancários e fiscais. Vamos fazer um trabalho em cima dos documentos e computadores que estão sendo apreendidos. Vamos também definir se vai ser necessária prorrogação dessa prisão temporária ou uma conversão em preventiva ou mesmo se vai ser pedido o afastamento da prefeita”, finalizou.
Sobre a prisão de Nilce de Jesus Farias Ribeiro, Paulo Humberto Castelo Branco, advogado da prefeita, da filha e do genro dela disse que ‘considerou a prisão descabida porque disse que a prefeita sempre que citada, assim como os outros suspeitos, prestaram os devidos esclarecimentos. Então, ele não vê a necessidade da prisão se dar nesse momento. Disse também que as irregularidades são meramente formais e não condizem necessariamente a fraudes, a crimes como se observa nas investigações. Além disso, o advogado citou o fato de que em praticamente todas as Prefeituras do Maranhão essa é uma situação corriqueira’.
Os cinco presos serão levados nesta tarde para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital, para cumprirem prisão temporária de cinco dias.

Em pronunciamento da tribuna da Câmara Federal, Cleber destacou a vitória do jovem político em um dos municípios mais importantes do Maranhão, e o maior da Região Leste do estado.
Prefeito eleito de Caxias, Fábio Gentil: nome forte para a Famem.
A corrida pela presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – Famem, ganhou um  concorrente de peso nesta quinta-feira, 20.
O prefeito eleito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), foi lançado à presidente da entidade pelo seu correligionário, deputado federal Cleber Verde.
Em pronunciamento da tribuna da Câmara dos Deputados, Cleber destacou a vitória do jovem político em um dos municípios mais importantes do Maranhão, e o maior da Região Leste do estado.
Fábio Gentil foi eleito com 39.171 votos, o que corresponde a 50.79% dos votos válidos.
Se conseguir chegar ao comando da Famem, Fábio Gentil terá muito trabalho para “descupinizar” a entidade que está só a graça de Deus.
Na próxima segunda-feira, 24, Fábio deve se reunir com 80 prefeito em Brasilia. O se constitui uma demonstração de força inquestionável.
Vale a guardar e conferir.




Por determinação de Moro, Cunha é preso em Brasília. O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça, determinou na terça-feira (18) a prisão do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O pedido é de prisão preventiva, ou seja por tempo indeterminado.
Ele foi preso em Brasília nesta quarta (19), segundo a GloboNews. A previsão da Polícia Federal (PF) é de que ele chegue a Curitiba no fim desta tarde.
O peemedebista perdeu o mandato de deputado federal em setembro, após ser cassado pelo plenário da Câmara. Com isso, ele perdeu o foro privilegiado, que é o direito de ser processado e julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Membros da atual equipe de governo do prefeito Gil Cutrim (PDT) e integrantes de uma comissão indicada pelo prefeito eleito Luis Fernando Silva (PSDB) realizaram, nesta quarta-feira (19), reunião de trabalho na qual foi iniciado o processo de transição municipal em São José de Ribamar.
O encontro ocorreu na sede da prefeitura ribamarense, na sede da cidade. Na oportunidade, os integrantes da equipe da atual administração entregaram ao grupo indicado pelo gestor eleito relatório de transição elaborado pela Controladoria do Município e no qual constam informações financeiras e contábeis, além de recursos humanos.
A reunião ocorreu em clima de tranquilidade. Foi estabelecido um cronograma com as datas nas quais a equipe de governo repassará à comissão outras informações solicitadas.
Gil Cutrim foi um dos primeiros prefeitos do Maranhão a autorizar o trabalho de transição municipal que, de acordo com o próprio gestor, obedece aos princípios constitucionais e as diretrizes estabelecidas pela campanha “Pela Transparência na Transição Municipal: A Cidade Não Pode Parar”, de iniciativa da Procuradoria Geral de Justiça.
A equipe do atual governo é formada por Cristiano Abreu, Freud Norton, Apoena Ribeiro, André Maia, Fredson Froes, Jose Ribamar Froes e Kelma Melo.
Já a equipe indicada pelo prefeito eleito é formada por José Eudes Sampaio, Carla Veras, Vinicius Lauande, Joana Marques, Sonia Menezes, Nádia Guedelha, José Isaac Buarque de Holanda, Tiago Mendes Fernandes, Jorge Antônio Araújo Junior, Hilário Ferreira Filho, Maria Helena Costa e Edson Calixto.

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Navigation