segunda-feira, 31 de outubro de 2016
Com a sucedida reeleição do atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr (PDT), o vereador reeleito e presidente da Câmara de São Luís, Astro de Ogum (PR) pode dormir bem mais tranquilo.
Com a vitória de Edivaldo, chegam ao fim as articulações de bastidores impulsionadas por uma eventual vitória do candidato do PMN, Eduardo Braide.
De acordo com fontes do Blog do Udes Filho, no inicio do segundo turno, um acordo avalizado por Edivaldo Holanda [o pai do prefeito], garantiu a recondução de Astro à presidência da Casa. O vereador Osmar Filho (PDT) chegou a almejou a presidência do Legislativo, mas após os acertos de bastidores, apoiará Astro e terá o apoio do grupo ou de parte do grupo, para uma candidatura futura a deputado, não tendo ainda definição se para federal ou estadual.
Conforme anunciado, hoje, por alguns blogs locais,  Astro já conta com o apoio inicial dos vereadores que fizeram parte do time de campanha de Holanda Jr : Osmar Filho (PDT), Astro de Ogum (PR), Pedro Lucas (PTB), Pavão Filho (PDT), Raimundo Penha (PDT), Nato Júnior (PP), Marquinhos (DEM), Afonso Manoel (PMDB), Barbara Soeiro (PSC), Umbelino Júnior (PPS), Honorato Fernandes (PT), Beto Castro (PROS), Fátima Vieira (PCdoB), Francisco Carvalho (PSL), Ivaldo Rodrigues (PDT),  Genival Alves (PRTB), Pereirinha (PSL), Marcelo Poeta (PCdoB), Ricardo Diniz (PCdoB),Josué Pinheiro (PSDB), Aldir Júnior (PR), Gutemberg (PSDB) e Concita Pinto (PEN).
Até o momento, o editor deste blog não teve informação sobre a  continuidade de articulações para uma candidatura concorrente à reeleição de Astro, após o fim do segundo turno.
O casal de prefeitos eleitos Hilton Gonçalo de Santa Rita e Fernanda Gonçalo de Bacabeira, estiveram nesta segunda-feira (31) visitando o gerente de Habitação regional a CAIXA o senhor Laureno Mendes. Na ocasião, Hilton e Fernanda discutiram idéias e buscaram parcerias para os programas de habitação que serão realizados a partir de 2017.

Em seu último mandato como prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, desenvolveu o programa "Nossa Casa" que contemplava pessoas que residiam em casas de Taipa. Com o programa Nossa Casa, Hilton construiu mais de 3 mil habitações em Santa Rita. 

Já  a Prefeita eleita de Bacabeira Fernanda Gonçalo, tem um desafio ainda maior, Bacabeira hoje tem um alto índice de defct habitacional, a exemplo do povoado Olho D'água, que das cerca de 90 casas do povoado, apenas uma é de alvenaria. Além de Olho D'água, outros povoados também sofrem com a grande quantidade de casas de Taipa.

Não resta dúvidas de que a experiência administrativa de Hilton Gonçalo será o fator preponderante para o sucesso do programa habitacional nas duas cidades. Vale ressaltar que Hilton Gonçalo em sua infância viveu em uma casa de taipa, por esta razão, o prefeito mais promissor do estado pretende zerar as casas de palhas de Santa Rita e Bacabeira.
Na reunião, que acontecerá na capital, o governador apresentará a equipe de Governo, e o balanço, com o principais programas e ações. Como prática comum da atual gestão, o objetivo de dialogar com todos os prefeitos, sem distinções políticas partidárias, conferindo igual tratamento.

Durante o encontro, Governador anunciará ‘ProMunicípio’ aos 217 prefeitos eleitos no Maranhão…
Um momento de diálogo e interação entre todos os prefeitos eleitos no último pleito e o Governo do Maranhão será realizado, no dia 25 de novembro, pela gestão estadual A intenção é apresentar aos líderes do executivo municipal que assumirão em 1° de janeiro de 2017 o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo. Na oportunidade, o governador Flávio Dino ainda fará o anuncio do Pro Município, um programa de assistência técnica aos municípios.
“Em novembro, nós vamos convidar todos os 217 prefeitos, indistintamente, para nós apresentarmos os principais programas do Governo do Estado, programas como Mais IDH, Água Para Todos, Mais Asfalto, Escola Digna. Programa de apoio aos municípios no que se refere a urbanização, pavimentação, programas no campo do esporte, na área da cultura. Nós vamos resenhar todos esses programas e mostrar para todos os prefeitos e prefeitas como eles podem fazer parcerias com o Governo do Estado, quais são os caminhos pelos quais será possível haver convergência de esforços, ou seja, conjugação de recursos municipais e estaduais para que haja melhores resultados para a população”, explicou o governador Flávio Dino.
Para o secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, o encontro será importante para afinar propósitos entre os executivos estadual e municipais. “Este é um Governo democrático e assim seguirá. Estamos organizando o encontro com os prefeitos eleitos a fim de apresentar o funcionamento do Governo do Estado e também ouvi-los”, explicou Marcio Jerry.
Durante o encontro, também será anunciado o Programa ProMunicipio, que é um compromisso do governador Flávio Dino, que conta no plano de Governo. Ele oferecerá assistência técnica aos gestores, disponibilizando uma plataforma de dados com informações sobre ações do Governo em cada cidade, sobre convênios estaduais em vigência e outros números usuais aos prefeitos.

Durante o período de três dias (03 a 05 de novembro), o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Humberto Coutinho, assumirá o Governo do Maranhão.
Isto ocorrerá pelo fato de que tanto o governador Flávio Dino (PCdoB), como o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), irão tirar licença para tratar de assuntos particulares. Nesse período, o comando do Executivo passará ao chefe do Legislativo.
Com o deslocamento de Humberto Coutinho para comandar o Governo do Maranhão, caberá ao vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, comandar o parlamento estadual durante a ausência de Coutinho.
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), declarou hoje (31), que concluirá todo o mandato à frente da Prefeitura.
Reeleito no domingo (30), sobre ele pairou durante todo o 2º turno dúvida sobre seu destino político: adversários anunciaram que ele ele deixaria o comando do Município em 2018 para disputar uma eleição para senador ou deputado federal.
Em entrevista ao JMTV 1ª edição, o pedetista rechaçou a possibilidade.
“Nosso compromisso é ficar até o último ano da nossa gestão. Eu fui eleito para ser prefeito de São Luís e ficaremos por mais quatro anos administrando a nossa cidade e para isso tenho pedido muita sabedoria a Deus”, afirmou.
O prefeito de Grajaú, Júnior Otsuka (PT), anunciou por meio de carta à Câmara Municipal, que renunciou hoje (31) ao mandato.
Ele foi eleito em 2012.
No documento, já entregue aos vereadores (veja abaixo), o petista diz que a decisão é “de cunho pessoal” e aponta o que considera avanços da sua gestão.
Com a saída dele, assume o posto o vice-prefeito, Abmael Neto, por 61 dias. A partir de janeiro de 2017 assume o prefeito eleito, Mercial Arruda.



Candidato derrotado no 2º turno da eleição em São Luís, o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) agradeceu hoje (30) pelos mais de 240 mil votos obtidos nas urnas.
Após a oficialização do resultado, ele se dirigiu à sede do comitê central junto com aliados e fez, ainda, um pedido: quer seus eleitores fiscalizando o mandato de Edivaldo Holanda Júnior (PDT).
“Um novo dia para nascer não dependia só da vitória do 33, um novo dia nasceu quando o povo decidiu que vai cobrar e fiscalizar tudo o que foi prometido. Vai começar um novo dia quando nós sabemos que as máquinas não devem funcionar só na véspera da eleição, o poder público tem que funcionar o ano inteiro”, ressaltou o parlamentar, que garantiu retomar o trabalho na Assembleia já nesta semana.
“O trabalho recomeça essa semana para ajudar São Luís, para cobrar e fiscalizar que São Luís seja a cidade que a gente deseja”, declarou.
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) garantiu neste domingo (30) a reeleição para mais quatro anos no comando da Prefeitura de São Luís.
À frente da maior coligação de partidos na disputa da capital, ele conseguiu mobilizar essa estrutura no 2º turno e reverter um cenário de virada que havia sido detectado logo após o 1º turno da eleição.
Com 100% das urnas apuradas, Edivaldo obteve 53,94% dos votos válidos, contra 46,06% de Braide – diferença de mais de 41 mil votos.
Com a eleição confirmada, o pedetista deve se reunir com correligionários em comemoração na Praça Dom Pedro II, em frente ao Palácio de La Ravardiére, sede da Prefeitura de São Luís.
Para efeito de comparação, no 1º turno Edivaldo obteve 239.737 votos. Braide, 112.041.

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Navigation