quarta-feira, 8 de março de 2017

Em sessão solene, Câmara de Raposa homenageia mulheres...

A Câmara Municipal de Raposa promoveu, na manhã de ontem, terça-feira (7), uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Durante a solenidade, que lotou a galeria, os músicos da terra Jesiel França e Nego Batera, executaram músicas que enalteciam a grandeza e a beleza das mulheres.    
A sessão especial foi uma proposição da vereadora Rosa do Araçagy, subscrita por unanimidade do parlamento. 
Quebrando o protocolo da Casa, o presidente Beka Rodrigues, após o inicio dos trabalhos, solicitou que a vice-presidente do parlamento, vereadora Eliene, assumisse a presidência em seu lugar na mesa diretora, para que a sessão solene fosse presidida por uma vereadora.   
Representando todas as mulheres da Raposa, personalidades como a prefeita Talita Laci, sua mãe, Régia Laci; a secretaria da Ação Social, Nádia Oliveira; a secretaria adjunta de Educação, Tânia Santos; a advogada Graça (Tia Mundoca), Lavina Lisboa (Liderança do Araçagy), Zuzu Brito e as mães dos vereadores, foram homenageadas em plenário.    
A palestrante Áurea Carvalho, usou a Bíblia Sagrada para citar a força da mulher e como o sexo feminino deve se comportar na sociedade diante das diferenças históricas que sofrem no mundo, que ainda tem o machismo como comportamento opressor às mulheres.    
Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi o pronunciamento da prefeita Talita Laci, que ao se emocionar, deixou as lágrimas descerem pelo rosto, causando enorme comoção no plenário e na galeria. 
As lagrimas da prefeita, acompanhadas da voz embargada, aconteceram quando fez referencia à sua mãe, Régia Laci.    “Só nós, mulheres, sabemos o que é lutar neste mundo, também, no mundo da política [...] Não é fácil, não foi fácil, mas estamos aqui, as vereadoras Rosa e Eliene, na Câmara, e eu no comando da Prefeitura [...] 
O meu pai sempre esteve ao meu lado, é meu exemplo, mas a minha mãe, tem um papel muito importante, também, nesta nossa conquista de ter, hoje, uma mulher comandando a prefeitura de Raposa”, desabafou Talita.  
Já o presidente da Casa, Beka Rodrigues, em seu discurso, destacou os altos índices de violência contra a mulher e ressaltou a preocupação da Câmara em trabalhar para que as mulheres tenham muito mais espaço dentro do município.    “Esta Casa levanta a bandeira do emponderamento feminino e aponta para as diferenças que, infelizmente, ainda existem entre homens e mulheres. [...] 
No mercado de trabalho, em quase todos os países do mundo, mulheres trabalham mais horas que os homens e ganham menos do que eles; dos 30 empregos mais bem pagos no mundo, 26 são dominados por homens. [...] São alarmantes os números da violência contra as mulheres, já que uma em cada três mulheres no mundo já sofreu abuso sexual e o Brasil está entre os cinco países do mundo onde se mata mais mulheres. É triste! É uma realidade que precisa ser mudada em nosso País”, disse Beka. 
Ao final da sessão, centenas de rosas naturais foram distribuídas às mulheres presentes e um coquetel em homenagem às mulheres de Raposa.
Fotos e vídeo: Nonato Aguiar / Folha do Município

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com