segunda-feira, 6 de março de 2017

Raposa é beneficiada com equipamentos de produção agrícola

Agricultores raposenses foram beneficiados com kit de irrigação…
Município recebeu do Estado quatro kits de irrigação para agricultores que atuam na produção de hortaliças folhosas, no bairro do Cumbique.
Os implementos estão ligados a programas como ‘Mais Produção’, ‘Agropolos’ e o projeto Salangô. Outras 54 cidades foram beneficiadas.O município de Raposa foi um dos contemplados com a  entrega de equipamentos para incentivo à produção agropecuária realizado nesta segunda-feira (6), pelo governador Flávio Dino no Palácio Henrique de la Rocque.
Presente ao evento, a prefeita Talita Laci entregou o benefício para agricultores raposenses e afirmou que intercederá junto a Sagrima afim de mais benefício para o município.
“Conseguimos contemplar quatro agricultores nesse primeiro momento com o projeto Agropolo da Ilha, agora vamos atuar junto ao secretário Márcio Honaiser para conseguimos a máquina Patrulha que será de grande vália para quem atua no ramo, principalmente, no bairro do Cumbique”, destacou Talita.
Os produtores de hortaliças folhosas Artenes Correia Santos, Humberto Silva Gouveia, Josué Gomes da Silva e Valdiná da Silva de Souza, que atuam na produção de cheiro verde, alface e couve na zona rural de Raposa, foram os beneficiados. Cada um recebeu um kit de equipamento de irrigação por meio de microaspersão convencional, composto de 219 conexões hidráulicas, bomba de condução, válvulas, juntas de borracha, fita a veda rosca,  barbante de fibra e caixa d’água.
O material recebido destina-se à execução de ações de apoio e modernização dos equipamentos utilizados pelos produtores pertencentes a cadeira de Hortifrúti, como componente do programa Agropolo da Ilha – da Secretaria de Agricultura e Pesca, – Sagrima.
Um dos beneficiados, o agricultor Humberto Silva Gouveia, falou da importância dos equipamentos recebidos. “Até hoje molhamos com mangueira nossas plantações, é uma dificuldade muito grande, porque começamos cinco horas da manhã e terminamos só uma hora da tarde, com o kit que ganhamos vamos dividir por etapa e molhamos tudo em uma hora apenas”, afirmou o produtor.
Programa Mais Produção
Prefeita Talita durante solenidade com o governador Flávio Dino, demais prefeitos e do vereador Voney (PT).
Durante a solenidade, também foram entregues 40 tanques de resfriamento de leite, 15 para a Região Tocantina e 25 para a região do Médio Mearim, e um caminhão tanque, na cadeia produtiva do leite e derivados. Já na cadeia do arroz, serão entregues oito patrulhas agrícolas e oito plantadeiras.
Os Agropolos da Ilha, do Munim, da Barragem do Flores e do Rio Balsas receberam, cada um, uma patrulha agrícola. O Agropolo da Ilha, primeiro a ser implantado, foi contemplada ainda um caminhão refrigerado para transporte das frutas e hortaliças produzidas pelas Unidades de Referência de Produção (URPs) e 30 agricultores receberão kits de irrigação por aspersão ou gotejamento, para incremento da sua produção.
Os agricultores do Projeto Salangô também poderão contar com novos sistemas de irrigação: serão entregues 31 kits para que a produção de hortifrutis no perímetro irrigado seja fortalecida, como complemento às ações de revitalização que vem sendo realizadas desde 2015.
Na mesma ocasião, foram entregues outras 33 patrulhas agrícolas, frutos de emendas parlamentares dos deputados federais Zé Carlos do PT e Jucelino Resende, e dos estaduais Valéria Macedo, Hemetério Weba e Bira do Pindaré; além do início oficial da entrega de sementes de feijão do Programa Mais Sementes, que já distribuiu sementes de milho e arroz para esta safra no final de 2016.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com