quinta-feira, 16 de março de 2017

Raposa realiza reunião preparatória para Exposegma e implantação do Pacto pela Paz

Prefeita Talita discutiu com membros da segurança do Estado ações que serão desenvolvidas no município
O gabinete da prefeita Talita Laci ficou lotada na manhã desta terça-feira (14) para receber diversas autoridades da segurança pública que juntos discutiram a organização da Exposição sobre Segurança no Maranhão (Exposegma) que será realizada no dia 28 de abril em Raposa.
O evento será promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e contará com o apoio da prefeitura. A Exposegma ocorrerá durante todo o dia, na escola municipal Santo Antônio, no bairro do Itapéua e reunirá profissionais da área de segurança que ministrarão palestras sobre ações preventivas contra entorpecentes, combate a violência de gênero e orientações sobre a segurança pública.
O foco principal do vento é divulgar as forças de segurança do Estado do Maranhão, dando conhecimento às ações desenvolvidas no combate às drogas e à violência e ainda realizar uma aproximação dos jovens e da comunidade com os ensinamentos sobre vivência harmoniosa contidos na religião.
Outra face do projeto é mostrar uma política de segurança voltada para ações de caráter preventivo e educativo, a qual visa aproximar a comunidade dos órgãos municipais, estaduais e federais.
O evento reunirá serviços do Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Federal, Ciopes, Batalhão de Choque, Batalhão Ambiental, Cavalaria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ronda Escola, Instituto de Criminalística (Icrim), Procon, Marinha, Exército, Aeronáutica, Disque Denúncia, Grupo Tático Aéreo, Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (GEOP), além de apresentações na área cultural, desfile do batalhão infantil e o Louvorzão.
Pacto pela Paz

Comanda da PM em Raposa (Major Renato) e do delegado da cidade (Marcone Caldas) também participaram da reunião…
O Pacto pela Paz, implantado no Maranhão no ano passado pelo governador Flávio Dino, abriu espaço para participação popular no planejamento das ações de combate à criminalidade. O programa desenvolve ações de promoção do bem-estar da população através da efetivação de uma polícia de proximidade e tem como objetivo o fomento à cultura da paz social, dos direitos humanos e do respeito às leis.Também na reunião, foi discutido junto com o coordenador executivo do programa Pacto pela Vida, o Superintendente da Polícia Civil do Interior, Delegado Dicival Gonçalves, a restruturação do projeto  no município.
As ações do Pacto pela Paz são desenvolvidas por meio dos Conselhos Comunitários pela Paz. Os conselhos possuem 28 membros, sendo de sete a 25 pessoas da comunidade. Os representantes têm a missão de mobilizar suas comunidades para os encontros, que são realizados mensalmente e contam com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e instituições parceiras. Nas reuniões, a população apresenta demandas, faz sugestões, críticas e propõe ações.

Fonte: Domingos Costa

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com