terça-feira, 18 de abril de 2017

Nova administração no SAAE melhora abastecimento D`água na Raposa

Equipe do SAAE botando novas bombas em poços que abastece a Raposa, nesta segunda -feira 20/02/2017.
"Nós estamos só dando continuidade a um trabalho que a gente já começou desde o dia 2 de janeiro, inclusive essa aqui é a 5ª bomba nova que a gente está instalando. E essa é só mais uma, e daqui pra frente será assim, enquanto a gente não trocar as 30 bombas que estão danificadas, todas elas quebrando uma após a outra, " declarou Newton - diretor do Saae.
"Essa aqui é zero quilometro! Uma das maiores bombas do município - Tudo novo, bomba nova, coluna nova e, de 4 polegadas. Esse aqui é o poço que abastece a área central de Raposa, inclusive o Garrancho. Agente já começa a melhorar a água daquele setor, e com mais uma bomba que a gente tá aguardando, pra gente retirar a água salgada que abastece o Garrancho, " disse.
"RECEBEMOS O SAAE (SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE RAPOSA-MA) NO DIA 02/01/2017, EM PLENO FUNCIONAMENTO, TODOS OS 30 (TRINTA) POÇOS FUNCIONANDO, PORÉM TODOS ELES COM BOMBAS INFERIORES AO QUE SE NECESSITAVA PARA O ABASTECIMENTO NORMAL DO MUNICÍPIO DE RAPOSA-MA.
ALÉM DE ESTAREM TODAS EM ESTADO TERMINAL DE USO. (BOMBAS VELHAS).
NO ESCRITÓRIO; NÃO TINHA PAPEIS, CANETAS, CALCULADORAS, GRAMPEADORES, PLANCHETAS, CLIPIS, E ENTRE OUTROS; NO ALMOXARIFADO FALTAVA TUDO.
TIPO: CANOS DE TODOS OS DIÂMETROS, COLAS, SERRAS, CONEXÕES DE TODOS OS TIPOS, (MATERIAIS DE USO DIÁRIO).
 MATERIAIS DE CAMPO (FERRAMENTAS)
NÃO TINHA PÁS, ENXADAS, PICARETES, ENXADECOS, CHIBANCAS, CAVADEIRAS, ALAVANCAS, LUVAS, CHAVES E ENTRE OUTROS.
MATERIAIS DE LIMPEZA
NÃO TINHA NADA. NÃO EXISTIA NEM UM AR-CONDICIONADO.
NO LABORATÓRIO NÃO TINHA MATERIAL BÁSICOS.
DO ABASTECIMENTO
O SAAE EMITE CONTA DE ÁGUA PARA 6.000 (SEIS MIL) CONSUMIDORES NO MUNICÍPIO DE RAPOSA
E ABASTECE CERCA DE 11.000 (ONZE MIL) RESIDENCIAS.
ESSA DIFERENCIA É PROVENIENTE DE LIGAÇÕES CLANDESTINA E AUTO RELIGAÇÕES , TENDO EM VISTA QUE A GESTÃO ANTERIOR VIROU AS COSTAS. DAÍ O SUCATEAMENTO.
EM NOSSA GESTÃO. JÁ CONSEGUIMOS ABASTECER TODOS OS CONSUMIDORES DO MUNICÍPIO. SOMOS HUMILDES EM DIZER QUE A ÁGUA FORNECIDA PELO SAAE, AINDA NÃO ESTÁ 100% EM QUALIDADE , MAS O PRÓXIMO PASSO É MELHORAR A QUALIDADE DA ÁGUA DO NOSSO MUNICÍPIO...
A RECEITA TOTAL DO SAAE É PROVENIENTE DA ARRECADAÇÃO, PORTANTO O SAAE DEPENDE DE SEUS USUÁRIOS. EM REFERENCIA AO PAGAMENTO DE SUAS CONTAS EM DIAS.
PRA QUE O SAAE, CONTINUE COM O ABASTECIMENTO NORMAL, E MELHORIAS NA QUALIDADE DA ÁGUA FORNECIDA.
LEMBRANDO QUE O CORTE NO FORNECIMENTO DE ÁGUA É O ÚLTIMO CASO. MAS SE NECESSÁRIO É CERTO QUE FAREMOS," PALAVRAS DO DIRETOR Newton.
DÉBITO DO SAAE COM A CEMAR
O SAAE ADQUIRIU UM DÉBITO COM A CEMAR NO VALOR APROXIMADO DE R$626.000,00 (SEISCENTOS E VINTE SEIS MIL REAIS) DESDE JULHO DE 2016. O GESTOR ANTERIOR NÃO PAGOU UMA CONTA SE QUER.
FUNCIONAMENTO DO SAAE - HOJE
DOS 30 (TRINTA) POÇOS, EM FUNCIONAMENTO. 14 (QUATORZE) DELES FORAM RECUPERADOS.
AS 05 (CINCO) BOMBAS NOVAS FORAM COMPRADAS E INSTALADAS.
09 (NOVE) BOMBAS FORAM RECUPERADAS, 02 (DUAS) AINDA Á SER RECUPERADAS.
“Compramos três bombas e adaptamos outras 14 para aumentar a capacidade de distribuição de água, mas estamos trabalhando no limite do limite, se não for tomada uma medida para revitalizar o SAAE vamos parar”, explicou o diretor Neuton de Sena Silva.
Situação caótica
Para o Contador do órgão, Raimundo Nonato Marques Silva, medidas enérgicas precisam ser tomadas o mais rápido possível, no sentido de salvar o SAAE e não deixar a população prejudicada por conta do descaso dos gestores anteriores.
“A Câmara precisa puxar essa discussão, porque hoje temos uma inadimplência de 70%, ou seja, mais de 4 mil casas usam águas mais não pagam. Por mais que seja ruim, é preciso reajustar o valor da tarifa urgentemente. Outra medida que ajudará o SAAE é fazer o mesmo que as operadores de telefonia e a própria Cemar faz, que é usar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para quem não paga as contas”, desabafou Marques.
“É um absurdo ainda ter que receber dinheiro público em mãos como acontece no SAAE, contas públicas têm que ser pagas no banco com o devido código de barras, já solicitei que seja firmado uma parceria com uma instituição bancária para recebimento dos valores referentes a água do nosso município”, disse a gestora. A prefeita Talita explicou que não basta os investimentos feitos nos três primeiros meses de gestão, é necessário oferecer descontos de até 50% para quem estar em atraso poder sanar suas dívidas, além disso, a gestora explicou que já autorizou o órgão formalizar parceria com uma agência bancária.
Durante conversa com os vereadores, a prefeita também falou da importância de um recadastramento geral de todos os consumidores, uma ampla campanha de consonantização do não desperdício de água, do pagamento em dias, e por fim, de um estudo amplo para futura instalação de hidrômetros.
Registro fotográfico - Nonato Aguiar / Folha Do Município

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com