sexta-feira, 23 de junho de 2017

Prefeitura e Estado promovem capacitação para merendeiras de escolas em Raposa...

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) em parceria com a prefeitura de Raposa finalizou nesta quinta-feira (23) uma capacitação voltada para as merendeiras que trabalham em escolas da rede pública municipal de ensino. A ação contemplou 31 trabalhadoras do município. 

O curso iniciou na última terça-feira (20) e teve como objetivo levar conhecimentos técnicos às profissionais da área, a fim de proporcionar mais qualidade no preparo e na manipulação dos alimentos servidos aos estudantes. 

A capacitação é composta por módulos teóricos e práticos que versam sobre técnicas de preparo e aproveitamento integral dos alimentos, princípios básicos de higiene, boas práticas de manipulação e a parte prática de preparo de alimentos como Shake de macaxeira e banana, risoto com casca de abóbora e frango ,Mingau de banana verde salada de feijão e de maxixe, risoto de carne, torta de mamão verde, creme de abóbora, suco de limão com couve e hortelã , dentre outros. “Muitas vezes os alunos chegam com fome e ninguém consegue estudar com fome, a merenda feita de forma adequada e com carinho faz toda a diferença na rotina de estudo das crianças e adolescentes” comentou o gestor da Sedes, Neto Evangelista que participou da entrega dos certificados. Estiveram presentes, também, a prefeita da Raposa, Talita Laci, diversos secretários do município e representantes do conselho de segurança alimentar e nutricional. 

De acordo com a secretária Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan) da Sedes, Lourvídia Caldas, é muito importante reconhecer o papel que cozinheiros e merendeiras têm no processo educacional de crianças e adolescentes. “Esses profissionais são de fundamental importância no processo de aprendizagem dos alunos, são eles os responsáveis pela preparação das refeições que são servidas diariamente às nossas crianças e adolescentes e, como todos sabem, uma alimentação adequada e balanceada reflete no rendimento escolar, por isso o Governo do Estado tem dado uma atenção especial a esses profissionais, a fim de qualificá-los e garantir refeições bem elaboradas e ricas nutricionalmente”, explicou a secretária. Para Edileusa Cardoso, que trabalha na Escola Rosa Reis Trindade, o curso vai contribuir bastante em sua função como merendeira escolar. “É sempre bom aprendermos cada vez mais. 

Com a capacitação vamos conseguir fazer com mais qualidade o que já sabemos, mas com alguns ajustes para que as refeições preparadas por nós sejam mais nutritivas e, principalmente, sem desperdiçar partes importantes de alguns alimentos. E todas essas orientações servirão não apenas para meu trabalho, são dicas preciosas que também levarei para minha casa”, disse Edileusa que já trabalha há 7 anos com a preparação de alimento escolar.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com