sexta-feira, 9 de junho de 2017

TSE deve concluir nesta sexta-feira julgamento da chapa Dilma-Temer...

Previsão é que relator conclua leitura do parecer e demais ministros votem sobre condenar ou absolver a chapa. Nesta quinta, Herman Benjamin apontou abuso de poder na campanha de 2014.

Por G1, Brasília

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve concluir nesta sexta-feira (9) o julgamento da ação apresentada pelo PSDB que pede a cassação da chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer em 2014. A sessão está prevista para as 9h.

A expectativa é que, durante a sessão, o relator do processo, Herman Benjamin, conclua a leitura do parecer dele sobre a ação e os demais ministros da Corte votem sobre condenar ou absolver a chapa (relembre a sessão desta quinta). 

Segundo o vice-presidente do TSE, Luiz Fux, cada um dos seis ministros terá 20 minutos. Entenda: O que pode acontecer após o julgamento no TSE Nesta quinta (8), ao iniciar a leitura do voto, Herman Benjamin disse que houve abuso de poder político e econômico na campanha de 2014. 

Ele também disse que, para cassar mandato, não é necessário o recebimento de propina, basta ter havido caixa 2 (doações e gastos de campanha não declarados à Justiça). Relembre: As principais frases do julgamento da chapa Dilma-Temer Após o relator concluir a leitura do parecer, votarão, nesta sequência: Napoleão Nunes Maia Filho; Admar Gonzaga; Tarcísio Neto; Luiz Fux; Rosa Weber; Gilmar Mendes. 

Se um desses ministros entender que precisa de mais tempo para analisar o processo, pode apresentar o pedido de vista. Se isso acontecer, não há prazo para a ação ser devolvida para análise do plenário do TSE. >>> 

Relembre abaixo como foi a sessão desta quinta-feira (8) - na sequência, entenda a polêmica sobre as provas da Odebrecht. Ministros do TSE voltam a se reunir na sexta (9) para o julgamento da chapa Dilma-Temer.

Após o julgamento da chapa Dilma-Temer ser retomado pelo TSE, os advogados de defesa pediram ao tribunal que não considere as provas e depoimentos de ex-executivos da Odebrecht. Embora o relator, Herman Benjamin, tenha defendido a manutenção das provas, alguns ministros já indicaram que aceitarão a retirada - após assistir aos vídeos abaixo, saiba em seguida o que dizem as partes envolvidas e reveja alguns vídeos do julgamento. Relator diz que TSE já havia decidido pelo aprofundamento da investigação Relator diz que TSE já havia decidido pelo aprofundamento da investigação "Fatos novos trazidos pela Odebrecht extrapolam objeto da ação", diz Gilmar. 

O que dizem os envolvidos Relembre abaixo o que argumentaram as partes envolvidas no julgamento: >>> MINISTÉRIO PÚBLICO O vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, afirmou que a campanha eleitoral que elegeu Dilma e Temer em 2014 tinha como pano de fundo um "fabuloso esquema de apropriação de empresas públicas". Dino se manifestou pela cassação do mandato de Temer e pela inegibilidade de Dilma por 8 anos. >>> DEFESA DE TEMER O advogado Marcus Vinícius Furtado Coelho, que representa Michel Temer na ação, reforçou na tribuna do TSE o pedido para retirar do processo as provas entregues por ex-executivos da Odebrecht no acordo de delação premiada. >>> 

DEFESA DE DILMA - O advogado de Dilma, Flávio Caetano, afirmou que um "inconformismo" com a derrota levou o PSDB a apresentar a ação que questionou a eleição presidencial de 2014. Na tribuna do TSE, o advogado argumentou que a primeira demonstração disso foi o pedido para auditar as urnas eletrônicas usadas no pleito, que não levou à comprovação de fraudes na votação. >>> 

O advogado do PSDB, partido que pediu a cassação da chapa Dilma-Temer, Eduardo Alckmin, defendeu a manutenção das provas entregues por ex-executivos da Odebrecht no processo que investiga a campanha de 2014. Vídeos Assista abaixo a alguns vídeos sobre o julgamento da chapa Dilma-Temer: Como foi a sessão de quinta Votação da cassação da chapa Dilma-Temer entra em seu terceiro dia Votação da cassação da chapa Dilma-Temer entra em seu terceiro dia Provas da Odebrecht Inclusão da delação da Odebrecht permanece no foco das discussões Inclusão da delação da Odebrecht permanece no foco das discussões Abuso de poder político e econômico 'Trata-se de abuso de poder político e/ou econômico em sua forma continuada', diz Benjamin.

'Trata-se de abuso de poder político e/ou econômico em sua forma continuada', diz Benjamin Bate-boca entre ministros Ministro Admar Gonzaga acusa Benjamin de querer 'constranger os colegas' Ministro Admar Gonzaga acusa Benjamin de querer 'constranger os colegas' Resposta do relator Benjamin nega que tenha tentado 'constranger' com a citação ao caixa 2 Benjamin nega que tenha tentado 'constranger' com a citação ao caixa 2 Recursos ilícitos de campanha Relator focou leitura do voto nos recursos ilícitos na campanha Relator focou leitura do voto nos recursos ilícitos na campanha 'Poupança' das empresas Empresas da Lava Jato faziam poupança de propina, diz relator Empresas da Lava Jato faziam poupança de propina, diz relator Ministro diz que governo confia em resultado favorável

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com