segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
O papiro é uma cópia rara do ensinamento secreto de Jesus para Tiago Foto: Biblioteca Nag Hammadi/Universidade de Oxford
Documento é dedicado a Tiago, a quem historiadores acreditam ser seu irmão.

Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, encontraram um antigo papiro que contém os “ensinamentos secretos” de Jesus ao seu suposto irmão, Tiago. O texto cristão apócrifo, não reconhecido por autoridades religiosas, está na língua grega. A cópia estava escondida em meio ao acervo da instituição, que é uma das mais antigas do mundo.

O manuscrito é uma cópia rara de uma história da época do Novo Testamento que se chama Primeiro Apocalipse de Tiago. Até então, historiadores acreditavam que o texto apócrifo só existia na língua copta, um idioma indígeno-egípcio resultado da evolução dos hieróglifos.

Acredita-se que o texto foi proibido por Atanásio, bispo da Alexandrino responsável por escolher os 27 cânones que compõem o Novo Testamento. Diversas outras histórias, como a encontrada em Oxford, foram consideradas heréticas e banidas do Livro Sagrado.

De acordo com pesquisadores, o ensinamento secreto para Tiago foi banido da Escritura Sagrada por conter uma visão diferente de Jesus. Enquanto que a tradição o mostra como o Messias, os textos apócrifos revelam Jesus como um revelador da sabedoria humana.

No texto encontrado, Jesus descreve para Tiago a sua prisão terrena. Ele também afirma que figuras demoníacas, chamadas de “archons”, protegem o mundo e bloqueiam a fronteira que separa vida material e vida após a morte.

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Facebook

Contato

Whatsapp: 98-988916524

E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Blogroll