quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Assaltantes de carro-forte morrem em confronto com a polícia no Maranhão

Bandidos fortemente armados morreram em confronto com a polícia em Grajaú (Foto: Divulgação / SEIC)
Do G1 MA
Cinco homens fortemente armados se preparavam para agir em Grajaú. Três morreram em confronto com as polícias Civil e Militar; dois fugiram.
Três homens suspeitos de participarem de quadrilha especializada em roubo a carro-forte morreram, no começo da tarde desta quinta-feira (16), em uma ação das polícias Militar e Civil do Maranhão na cidade de Grajaú, a 557 quilômetros da capital. A quadrilha foi identificada após investigação da inteligência das forças policiais que durou uma semana e descobriu um plano de ação contra um carro forte na região de Sítio Novo. O veículo viria da cidade de Imperatriz, abasteceria em Grajaú e na volta seria o ataque. saiba mais Diretor da Cadet de Pedrinhas é preso suspeito de facilitar fugas de detentos... Bando explode carro-forte e leva mais de R$ 1 mi no interior do Maranhão... “Nós conseguimos localizar o esconderijo da quadrilha, localizado na zona rural, em Grajaú, e, nesta quinta-feira (16) foi deflagrada essa ação integrada. No local tinham cinco bandidos fortemente armados, houve intensa troca de tiros e três deles morreram em confronto. Dois conseguiram se evadir do local” afirmou o delegado da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), Thiago Bardal. No local foram apreendidos dois carros, sendo um blindado; três fuzis, cinco pistolas, explosivos e uma metralhadora calibre .50 capaz de derrubar aeronaves e ultrapassar a blindagem de carros-fortes. Todo o material foi apresentado na delegacia de Grajaú. Armas, explosivos, veículos e os corpos serão trazidos para a capital para serem submetidos a pericia. Um dos veículos foi roubado na cidade de Porto Franco na quarta-feira (15), enquanto o outro carro é proveniente de Pernambuco.
Quadrilha estava com armas de grosso calibre, além de explosivos e veículo blindado (Foto: Divulgação / SEIC)

Luis Fernando cumpre agenda em Brasília

O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), desembarcou nesta quarta-feira (15), em Brasília para cumprir uma extensa agenda de trabalho e projetos de interesse do município.
A agenda teve início na manhã de hoje na sede do Ministério do Turismo, onde acompanhado do deputado Hildo Rocha (PMDB), participou de audiência com o ministro Marx Beltrão. Na oportunidade, Luis Fernando tratou sobre a liberação de recursos para a reconstrução da infraestrutura da cidade como forma de estímulo para a economia na geração de emprego e renda para a população.
“São José de Ribamar além de possuir um rico potencial turístico, também figura como um dos destinos para o turismo religioso. Precisamos retomar o fluxo de visitantes em nossa cidade e para isso contamos com a parceria do governo federal na liberação de recursos para o fomento da atividade e assim recolocar a cidade na prateleira de oferta do turismo nacional e internacional”, destacou o prefeito.
O chefe do executivo segue em Brasília até esta sexta-feira (17), quando terá reuniões nos ministérios do Meio Ambiente, Cidades, Educação, além de encontros com os deputados federais que formam a bancada maranhense.

Secretaria Nacional de Juventude lança Mapa da Violência 2016 na Câmara

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) lançou, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (15/02), o livro Mapa da Violência 2016: homicídios por armas de fogo no Brasil. A cerimônia contou com a presença do Secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, do secretário especial substituto do Ministério dos Direitos Humanos, Juvenal Araújo, do representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Jaime Nadal, da Secretária nacional de Politicas para Mulheres, Fátima Pelaes, dos deputados federais, Elisiane Gama (PPS/MA), André Amaral (PMDB/PB), Marinha Roup (PMDB/RO), Jose Nunes (PMDB/TO) e Caboçul (PMDB/AP), de Gestores de Juventude dos Estados, pesquisadores da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), ONU, entre outros.
A publicação analisa a evolução dos homicídios por armas de fogo no Brasil, no período de 1980 a 2014, e revela que o maior número de vítimas é a juventude. “Vamos reconhecer a existência dessa problemática e enfrentar esses dados com políticas de direitos humanos e de juventude”, explicou Assis Filho. O crescimento da letalidade violenta (homicídios por arma de fogo) entre 1980 e 2014, na faixa etária de 15 a 29 anos, foi de 699,5%, e no conjunto da população brasileira foi de 592,8%. “Se tivessem cuidado dos jovens nas últimas décadas não estaríamos nessa situação”.
Os jovens de 15 as 29 anos representam 26% da população total do País e somam 58% das vítimas por armas de fogo. O pico dessas mortes acontece aos 20 anos de idade, quando os homicídios atingem a marca de 67,4 mortes por 100 mil jovens. O secretário especial substituto do Ministério dos Direitos Humanos disse que “é inadmissível que a cada 23 minutos morra um jovem negro no País”.
Plano Juventude Viva
O Secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, também anunciou a reativação do Plano Juventude Viva com instrumento de enfrentamento dos números da violência no país contra jovens negros. O Juventude Viva reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens entre 15 e 29 anos.
“Os estudos revelam que morreram 2,6 negros a mais que brancos e que, com o Juventude Viva, 133 mil vidas foram poupadas”.  Assis Filho garantiu que o Juventude Viva será reativado nos próximos dias, “Precisamos de leis e políticas públicas que mudem a trajetória desses jovens, enfrentem o racismo institucional e revertam à situação de discriminação histórica”, completou.
Os dados do Mapa da Violência revelam que no período compreendido entre 2003 e 2014, o número de homicídios por arma de fogo entre a população branca diminuiu 26,1% e entre a população negra aumentou 46,9%. Em 2003 morreram 71,7% mais negros do que brancos e, em 2014, esse número saltou para 158,9%.

Filho de Edison Lobão é alvo da Polícia Federal por desvio de dinheiro em Belo Monte

A Polícia Federal deflagrou no início da manhã desta quinta-feira (15) uma operação, batizada de Leviatã, para cumprir mandados de busca e apreensão nas casas e escritórios de pessoas investigadas por propina na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A Leviatã se baseia em provas coletadas na Operação Lava Jato.
Entre os alvos da operação, segundo a Polícia Federal, estão o ex-senador pelo Pará, Luiz Otávio, e o filho do senador Edison Lobão (PMDB-MA), Márcio Lobão. Os mandados da Leviatã, foram expedidos pelo ministro Edson Fachin do STF.
As buscas estão relacionadas a um inquérito que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar pagamento, por parte das empresas do consórcio de Belo Monte, de 1% dos valores das obras da usina ao PT e ao PMDB.
O ex-ministro do STF e antigo relator da Lava Jato, Teori Zavascki, morto em janeiro, havia separado investigações sobre corrupção setor elétrico, o chamado eletrolão, da operação original. O inquérito sobre Belo Monte já estava sob relatoria de Fachin antes mesmo de ele suceder Zavascki como relator da Lava Jato.
Histórico
Em abril de 2016, o ex-presidente da Andrade Gurtierrez Energia, Flávio David Barra, disse em depoimento na 7ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro que negociou pagamento de propina na obra de Belo Monte com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso pela Lava Jato. Flávio disse também que recebeu indicação de fazer pagamentos também a Márcio Lobão, filho do senador que, na época, era ministro de Minas e Energia.
“Tive conversas com Vaccari sobre Belo Monte, envolvendo o pagamento de comissão. Já o ministro Lobão indicou advogado do Maranhão, a quem fizemos alguns pagamentos em espécie no caso de Angra 3. Para [os pagamentos de] Belo Monte nos foi indicado o filho do ministro, Márcio”, disse o executivo no depoimento de 2016.
O leilão da hidrelétrica foi vencido pela Norte Energia, formado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) – subsidiária da Eletrobras -, Construtora Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, entre outras empresas. Entretanto, a Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Odebrecht acabaram contratadas para a construção da usina.
Maior projeto brasileiro no setor elétrico, Belo Monte tem a conclusão das obras prevista para janeiro de 2019. O investimento estimado é de R$ 28,9 bilhões.
G1, Brasília

O mundo (não) vai acabar nesta quinta-feira, garantem astrônomos

 Asteróide colidindo com a Terra
Desde janeiro deste ano, quando o jornal britânico Daily Mail publicou uma polêmica entrevista com o suposto astrônomo russo Dyomin Damir Zakharovich, boatos de que um asteroide gigante pudesse colidir com a Terra no dia 16 de fevereiro – esta quinta-feira – vêm se espalhando por mídias de todas as partes do globo. A dimensão que a história tomou foi tanta que a Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB) divulgou nesta terça-feira uma nota para desmentir o rumor.
Segundo a SAB, “não há fundamento científico para a notícia sobre o fim do mundo em 16 de fevereiro devido à colisão do asteroide 2016 WF9 com a Terra”. Na entrevista concedida ao tabloide britânico, Zakharovich teria contestado as informações da Nasa sobre o tamanho e a rota do objeto, afirmando que ele atingiria nosso planeta e provocaria gigantes tsunamis, extinguindo a vida na Terra.
Na nota, a SAB esclarece que o asteroide – que pode ser, na verdade, um cometa escuro e sem cauda – passará em seu ponto mais próximos à Terra no dia 25 de fevereiro, a cerca de 51 milhões de quilômetros. Para se ter uma ideia, isso equivale a um terço da distância entre a Terra e o Sol – longe o suficiente para não representar nenhuma ameaça, segundo os cientistas.
O objeto foi descoberto em 27 de novembro de 2016. De acordo com as medições da Nasa, ele possui um diâmetro estimado entre 0,5 e 1,0 quilômetro e completa uma volta em torno do Sol a cada 4,9 anos. “A trajetória do 2016 WF9 é bem conhecida, e o objeto não é uma ameaça à Terra em um futuro previsível”, escreve a agência espacial americana ao anunciar a descoberta.
A SAB também afirma que informações atualizadas a cada segundo e a imagem interativa da projeção da órbita do objeto em 3D podem ser acompanhadas neste link.
Segundo informações do Near Earth Object Program, da Nasa, só até o fim de fevereiro, 36 asteroides vão passar perto da Terra – nenhum deles oferece risco de colidir com nosso planeta. O que vai passar mais perto é o 2017 BY93, que se aproximará em 23 de fevereiro, chegando a uma distância de 921.600 quilômetros. Apesar desse valor corresponder a apenas 2,4 vezes a distância entre a Lua e a Terra, o objeto é considerado pequeno e não preocupa os cientistas – possui um diâmetro entre 65 e 150 metros.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/o-mundo-não-vai-acabar-nesta-quinta-feira-garantem-astrônomos/ar-AAmYcJj?li=AAggNbi&ocid=mailsignout

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com