domingo, 19 de fevereiro de 2017
Imperdível!!!! É neste domingo(19), a última prévia do bloco RAPOSÃO. Concentração total às 4h da tarde na Praça Chico Nóca com arrastão até o Viva Raposa, onde a cantora Thais Moreno e o Paredão do Tavares vão fazer a galera dançar em ritmos de carnaval.  Vá e leve a sua galera, te vejo lá...
O amplo programa de obras em execução pelo Governo do Estado e a ação parceria com as prefeituras foram tema de entrevista concedida pelo secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, nesta sexta (17), ao programa ‘Comando da Manhã’, da Rádio Timbira AM, apresentado pelo radialista Gilberto Lima. Durante a entrevista, Noleto enumerou as estratégias de governança, a ampliação do programa ‘Mais Asfalto’ e outras ações, além de responder questionamentos dos ouvintes pelo telefone e redes sociais.

Esta foi a segunda vez na semana que o gestor apresentou um balanço das atividades na pasta. Na última terça (14), o secretário esteve na Assembleia Legislativa onde mostrou aos parlamentares, transparência em suas ações.

Noleto iniciou a entrevista destacando o ‘Mais Asfalto’, macro programa de construção e recuperação de vias, realizado pelo Governo desde o primeiro ano da gestão Flávio Dino, em 2015. O programa se consolidou como um dos mais importantes da gestão, tendo como diferencial a parceria com as prefeituras maranhenses. As intervenções do programa influenciam diretamente na melhoria dos corredores de transporte coletivo. Facilitam, por exemplo, a entrada de ambulâncias e viaturas contribuindo assim com a Saúde e a Segurança, e a retirada de milhares de famílias da situação de isolamento devido à infraestrutura precária.

O secretário lembrou que todas as etapas do ‘Mais Asfalto’, desde a definição das ruas a serem beneficiadas, são discutidos com as gestões e comunidades. “O resultado deste programa é materializado na fala dos prefeitos e da população, que quer a continuidade das ações. E o Governo vai atender a este apelo, sabendo que é importante dialogar com todos os segmentos para manter o sucesso do programa”, enfatizou o secretário da Sinfra, garantindo o programa para este ano.

Ouvintes de Timon reconheceram e parabenizaram os resultados do programa na região. Em resposta a questionamentos, o secretário garantiu que haverá mais atenção às cidades que estão sob fortes chuvas que venham depreciar o asfalto. Informou, também, que as rodovias serão melhoradas e novas construídas, a exemplo do asfaltamento da estrada que liga os povoados Brejo e Repartição, no município. “Vamos buscar os recursos, avaliar o trecho para promover os melhoramentos devidos. Estamos com obras do programa espalhadas por todo o Maranhão, integrando as regiões e promovido o desenvolvimento socioeconômico”, reiterou.

De Olho d’Água das Cunhãs, Vitorino Freire e Paulo Ramos, ouvintes solicitaram ações do programa na estrada ‘Zé Chicão’. O secretário garantiu serviços emergenciais de recuperação e melhoramento do trecho para garantir o tráfego.

Noleto antecipou ainda a elaboração do projeto de restauração definitiva da estrada. As MAs 201, em São José de Ribamar e 202, na Estrada da Maioba; a iluminação e instalação de controles de velocidade na Avenida Pedro Neiva de Santana, em Imperatriz; conclusão de obras das estradas entre Coelho Neto e Afonso Cunha (MA 123), da estrada de Itaipava de Grajaú (Entroncamento da BR 226) foram outras obras enumeradas.

A licitação para recapeamento asfáltico e sinalização de trecho da MA-014 - entre Vitória do Mearim e Três Marias; de Cujupe a Governador Nunes Freire; e de Chapadinha a Pirangi foram outras ações do programa citadas pelo secretário na entrevista. “O Governo trabalha a recuperação completa das cinco rodovias de maior tráfego do Estado para melhorar o trânsito”, disse o secretário.

Ações em 2017

Noleto enumerou ainda o cronograma do ‘Mais Asfalto’ ao longo deste ano, que passa por Paulino Neves, Pedro do Rosário, Governador Luís Rocha, Balsas, Bom Jardim, Barão de Grajaú, Presidente Juscelino, Lago da Pedra, Fernando Falcão, Araioses, Lençóis Maranhenses, Passagem Franca e cidades adjacentes. A capital, São Luís, será novamente contemplada com ações nas Avenidas Holandeses e Litorânea, região central, entre outros pontos.

Ouvinte do município de Guimarães pontuou as deficiências da região na área e foi prontamente tranquilizada pelo secretário, que garantiu as ações para a cidade e demais regiões da Baixada. Uma destas é a construção da ponte Central-Bequimão, sobre o Rio Pericumã, além de demais acessos na região. Serão 500 metros de extensão, cujos serviços estão na fase de fundação. “É um serviço complexo devido ao solo mole, mas está em andamento. Nosso plano é entregar essa obra no próximo ano”, afirmou.

Ações do programa ‘Escola Digna’, que constrói unidades de alvenaria em substituição às de taipa, também foram pautadas na entrevista, em questionamento de ouvintes. Noleto enumerou os resultados com 70 escolas reconstruídas, mais de 170 passaram por manutenção e mais 100 estão em construção. “Estamos avançando, pois durante muitos anos não houve qualquer ação deste tipo, deixando um déficit impossível de corrigir em apenas dois anos. A meta é que o programa chegue a todos os municípios onde há precariedade e unidades funcionando em prédios alugados”, garantiu Clayton Noleto.

Noleto enfatizou ainda no programa que o amplo cronograma de inaugurações, obras e contratações foi destaque também durante debate na Assembleia Legislativa, esta semana. Na ocasião, o secretário foi convidado pelos parlamentares e compareceu respondendo a todos os questionamentos, durante um interrogatório de pouco mais de sete horas. “É um direito e dever dos deputados acompanhar os trabalhos da gestão, sob a ótica técnica e isso nos ajuda a fazer mais e melhor”, concluiu Clayton Noleto.

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Navigation