segunda-feira, 6 de março de 2017
Agricultores raposenses foram beneficiados com kit de irrigação…
Município recebeu do Estado quatro kits de irrigação para agricultores que atuam na produção de hortaliças folhosas, no bairro do Cumbique.
Os implementos estão ligados a programas como ‘Mais Produção’, ‘Agropolos’ e o projeto Salangô. Outras 54 cidades foram beneficiadas.O município de Raposa foi um dos contemplados com a  entrega de equipamentos para incentivo à produção agropecuária realizado nesta segunda-feira (6), pelo governador Flávio Dino no Palácio Henrique de la Rocque.
Presente ao evento, a prefeita Talita Laci entregou o benefício para agricultores raposenses e afirmou que intercederá junto a Sagrima afim de mais benefício para o município.
“Conseguimos contemplar quatro agricultores nesse primeiro momento com o projeto Agropolo da Ilha, agora vamos atuar junto ao secretário Márcio Honaiser para conseguimos a máquina Patrulha que será de grande vália para quem atua no ramo, principalmente, no bairro do Cumbique”, destacou Talita.
Os produtores de hortaliças folhosas Artenes Correia Santos, Humberto Silva Gouveia, Josué Gomes da Silva e Valdiná da Silva de Souza, que atuam na produção de cheiro verde, alface e couve na zona rural de Raposa, foram os beneficiados. Cada um recebeu um kit de equipamento de irrigação por meio de microaspersão convencional, composto de 219 conexões hidráulicas, bomba de condução, válvulas, juntas de borracha, fita a veda rosca,  barbante de fibra e caixa d’água.
O material recebido destina-se à execução de ações de apoio e modernização dos equipamentos utilizados pelos produtores pertencentes a cadeira de Hortifrúti, como componente do programa Agropolo da Ilha – da Secretaria de Agricultura e Pesca, – Sagrima.
Um dos beneficiados, o agricultor Humberto Silva Gouveia, falou da importância dos equipamentos recebidos. “Até hoje molhamos com mangueira nossas plantações, é uma dificuldade muito grande, porque começamos cinco horas da manhã e terminamos só uma hora da tarde, com o kit que ganhamos vamos dividir por etapa e molhamos tudo em uma hora apenas”, afirmou o produtor.
Programa Mais Produção
Prefeita Talita durante solenidade com o governador Flávio Dino, demais prefeitos e do vereador Voney (PT).
Durante a solenidade, também foram entregues 40 tanques de resfriamento de leite, 15 para a Região Tocantina e 25 para a região do Médio Mearim, e um caminhão tanque, na cadeia produtiva do leite e derivados. Já na cadeia do arroz, serão entregues oito patrulhas agrícolas e oito plantadeiras.
Os Agropolos da Ilha, do Munim, da Barragem do Flores e do Rio Balsas receberam, cada um, uma patrulha agrícola. O Agropolo da Ilha, primeiro a ser implantado, foi contemplada ainda um caminhão refrigerado para transporte das frutas e hortaliças produzidas pelas Unidades de Referência de Produção (URPs) e 30 agricultores receberão kits de irrigação por aspersão ou gotejamento, para incremento da sua produção.
Os agricultores do Projeto Salangô também poderão contar com novos sistemas de irrigação: serão entregues 31 kits para que a produção de hortifrutis no perímetro irrigado seja fortalecida, como complemento às ações de revitalização que vem sendo realizadas desde 2015.
Na mesma ocasião, foram entregues outras 33 patrulhas agrícolas, frutos de emendas parlamentares dos deputados federais Zé Carlos do PT e Jucelino Resende, e dos estaduais Valéria Macedo, Hemetério Weba e Bira do Pindaré; além do início oficial da entrega de sementes de feijão do Programa Mais Sementes, que já distribuiu sementes de milho e arroz para esta safra no final de 2016.
8 de março
 
Nesta semana, teremos uma das datas simbólicas mais importantes do ano: o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março. Data de histórias de lutas, “sem perder a ternura jamais”, como Che Guevara dizia. Nas minhas andanças pelo Maranhão, para vistoriar e inaugurar obras importantes para nosso estado, encontro em todos os cantos o olhar firme e o cumprimento fraterno da mulher que vive no Maranhão. E esses olhares e mãos trazem a marca de um Estado que hoje luta para superar o atraso de décadas de descaso. É uma alegria poder trabalhar diariamente para garantir condições dignas de vida a essas maranhenses que nunca deixam o desânimo as abater.

É inspirado nelas que, nesta semana do Dia Internacional da Mulher, irei assinar parceria do “Governo de Todos Nós” com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em que investiremos mais de R$ 1,3 milhão na ampliação do atendimento no Maranhão. Um dos focos do trabalho é a redução da mortalidade materna. Já estamos travando essa batalha há dois anos, buscando superar os tristes índices desse tipo de morte em nosso estado. Com o apoio da Opas, iremos reestruturar e reforçar nossa rede de saúde materna, com a capacitação das profissionais dessa área, qualificando o atendimento e fortalecendo nossa capacidade de atendimento de emergência obstétrica.

Por meio dessa parceria, também ampliaremos uma iniciativa pioneira internacionalmente, que é a Rede Sentinela. A primeira unidade dessa rede na América Latina foi implantada pela Opas, em parceria com nosso governo e com a prefeitura, em Balsas. A Rede Sentinela trabalha o planejamento reprodutivo, com orientações quanto a métodos contraceptivos e atendimento a vítimas de violência sexual. A nova unidade da Rede Sentinela será instalada na capital, na Maternidade Benedito Leite, ampliando um serviço que já vem funcionando.

Outra triste problemática a ser superada é a do feminicídio. No Brasil, uma mulher é morta a cada duas horas. De 84 países do mundo, o nosso é o quinto onde mais se matam mulheres, à frente de países em guerra, como a Síria. E metade desses assassinatos é cometida por parceiro ou parente. Por isso, criarei esta semana o Departamento de Feminicídio da Polícia Civil, chefiado por uma delegada, com o objetivo de dar atendimento específico ao problema. Já temos experiências exitosas neste campo, como o Grupo de Trabalho Interinstitucional que criamos envolvendo Ministério Público, Defensoria Pública e diferentes órgãos de governo, com o objetivo de combater o feminicídio. O grupo criou novos procedimentos-padrão de combate ao crime, que vêm surtindo efeitos. Em 2014, foram 49 assassinatos de mulheres na Grande Ilha. Número que caiu para 33 em 2016.

Essas medidas vêm somar-se a diversas outras que temos tomado nesses dois anos para valorização da mulher. Por exemplo, a Casa da Mulher Brasileira, em parceria com o governo federal, que está pronta para ser inaugurada. Com foco em saúde, a Carreta da Mulher e o Mamógrafo Móvel já vêm realizando um trabalho de prevenção e diagnóstico, chegando a cidades em que não há esses serviços.

Finalmente, menciono o grande papel que as mulheres têm na minha equipe de governo, coordenando políticas públicas de enorme importância em todas as áreas. Sem essas gestoras e sem as milhares de servidoras públicas estaduais não teríamos um governo com tantas realizações positivas.


Assim, com esforço diário e destinando os recursos públicos para quem mais precisa, vamos construindo um Maranhão melhor para todos e todas. Especialmente às mulheres que tanto batalham pelo futuro melhor para suas famílias e seus filhos. Que assim seja.
Em mais uma ação de investimentos e combate à criminalidade no Maranhão, um total de 1.290 novos policiais militares estão sendo incorporados à Polícia Militar. 

Na noite de sexta-feira (3), o governador Flávio Dino participou da solenidade de formatura de 466 policiais em São Luís, realizada no Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Maranhão (CGPMMA). A previsão é que o novo quantitativo seja nomeado ainda este mês.

“Meu desejo é nomear, ainda neste mês de março, todos os 1.290 policiais formados, por acreditar que seja um ato de justiça, por todo esforço aqui empreendido. Iremos tomar todas as providências administrativas, que dependem claro, também das senhoras e dos senhores formandos, para que sejam todos nomeados neste mês de março, como uma forma alusiva ao Dia Internacional da Mulher”, declarou o governador Flávio Dino durante a solenidade.
 
Além da cerimônia ocorrida na capital, estão sendo realizadas formaturas em outros pólos da Polícia Militar no Maranhão, como em Caxias que também ocorreu na sexta-feira e Pindaré Mirim neste sábado (4), além de outras cidades. 

Os novos policiais que estão sendo formados atuarão em todo o estado. Aproximadamente 80% do efetivo possui curso superior ou está concluindo a graduação.

Em seu discurso, o governador ressaltou a grandeza do evento e disse que este é o coroamento de uma série de esforços conjuntos. 

“Esforços, trabalho e coragem, é o que eu passo em nome do povo do Maranhão, de todos os senhores e senhoras, que agora concluem essa etapa em suas vidas. O que eu peço é que todos vocês não se acomodem e que tenham vitalidade e ânimo para seguir na carreira”, informou.
 
Para que a polícia esteja preparada, além da formação de novos policiais, foram realizados diversos empenhos, como adesão de novos armamentos, novas viaturas, a construção e inauguração de prédios. 

“Acima de tudo, a principal obra é o investimento nas pessoas, isso vale para todo o nosso governo, e é por isso que nós nunca atrasamos promoções, e toda promoção feita na Polícia Militar é feita com senso de justiça, valorizando a antiguidade e o mérito. Fizemos no nosso governo o maior número de promoções da história”, ressaltou Flávio Dino.

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, destacou a importância histórica da incorporação dos novos policiais militares e pediu o comprometimento dos novos membros. “Nós estamos com a emoção profunda em recebê-los, onde temos homens e mulheres preparados para combater o crime, somando aos outros companheiros que já estão na ativa na Polícia Militar. Que Deus ilumine a jornada profissional que todos terão em breve”, pontuou Portela.

O coronel Laércio Ozório Bueno, diretor de ensino da Polícia Militar do Maranhão falou da coroação da busca do conhecimento e da qualificação profissional dos novos policiais. “Estamos vivendo um momento importante. Aparentemente se encerra uma etapa, mas na verdade, estamos iniciando uma nova fase na vida de cada um. Uma nova jornada fundamentada da busca do conhecimento para que possamos melhor servir a sociedade maranhense. Durante estes meses de formação, primamos pelo ensino e pela competência. É necessária uma pausa para reflexão da importância deste evento que marca a nossa corporação e a sociedade”.

Reconhecimento
Uma homenagem foi prestada aos três primeiros colocados do curso, com coeficiente de notas acima de 9.4. Estes formandos foram chamados à frente para receber das mãos do governador o certificado como reconhecimento do mérito conquistado. Em primeiro lugar, a aluna Graziele Austríaco Teixeira Mendes, que obteve a maior nota, de 9.553. Em segundo ficou o aluno Antonino Tavares Guimarães Filho, com 9.474. E em terceiro o mais novo policial, Aldo Braion Silva Santos que atingiu os 9.457.

A formanda Jéssica do Santos Paz foi a oradora da turma e no seu discurso ressaltou as lutas e as conquistas vindas com a conclusão do curso. “Hoje temos a noção de que uma pequena parte do nosso legado começou a ser construído. Foram meses difíceis e às vezes dolorosos, mas aqui estamos. Estou certa de que o nosso esforço para chegarmos a essa ocasião não foi em vão. Cada um de nós sabe as dificuldades que tivemos que enfrentar para alcançarmos os nossos objetivos para realizar esse sonho. Sonho este que começou no ano de 2012 e passado mais de quatro anos estamos aqui, para afirmar que tudo é possível para aqueles que crêem”.  Já o formando Jairon Bacelar Soares foi o juramentista da turma de 2016 e conduziu o júri com os demais novos militares.

Pólos de formatura dos novos policiais
As formaturas das turmas de soldados nos Batalhões da Polícia Militar incluem além do Comando Geral da Polícia Militar, em São Luís, o 18º BPM em Presidente Dutra; o 2º BPM em Caxias; o 3º BPM em Imperatriz; a 5ª CI em Açailândia; o 10º BPM em Pinheiro; o 7º BPM em Pindaré Mirim; e o 4º BPM em Balsas.

Capacitação profissional
O Curso de Formação de Soldados PM/2016, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tem carga horária média de 1.250 horas/aula, dividida em eixos teóricos como Fundamentação Básica, com 40 disciplinas, dentre elas: Saúde e Segurança Aplicadas ao Trabalho Policial; Cultura e Conhecimento Jurídico; Missão Policial; Policiamento Comunitário, Noções Básicas de Gerenciamento de Crises, Armamento e Técnicas de Abordagem Policial.

Os policiais em formação participam ainda de atividades complementares como pesquisas, palestras, estágios, cursos, minicursos e outras atividades administrativas e finalizam a formação com o Estágio Prático Profissional.

Mês das Mulheres

Em alusão ao mês de março, período em que é celebrado o Mês da Mulher, o governador dedicou parte do seu discurso para homenageá-las. “Quero dizer algumas palavras especiais às mulheres da Polícia Militar do Maranhão e às mulheres presentes. Estamos iniciando o mês de março, e tive a alegria de nomear recentemente, hoje a única coronel da Polícia Militar, que é a coronel Augusta. Eu, com muita alegria, por uma coincidência, numa escolha do destino, de Deus, duas mulheres foram reconhecidas. Em primeiro lugar a Graziele, 1ª colocada da turma de formandos e a Jéssica, que foi a oradora da turma. Louvo a sabedoria da imensa maioria dos homens que souberam reconhecer a importância do papel feminino nas forças policiais do nosso país”, declarou.
Mais de 100 mil pessoas participaram neste final de semana, sábado (04) e domingo (05), do encerramento do carnaval com o Lava Pratos, realizado em São José de Ribamar. O tradicional carnaval fora de época que este ano chegou a 71ª edição, arrasta foliões de todo o Maranhão, e de outros estados, que puderam brincar em clima de paz e segurança.
Jane Lúcia do município de Vargem Grande disse ter ficado impressionada com o número de policiais circulando por toda a cidade, “A gente se sente segura pra brincar e se divertir vendo a polícia por aqui”, comentou a estudante.
Já o visitante João Nascimento de São Paulo, que veio ao Maranhão para curtir a folia momesca, resolveu estender a folga para se despedir da festa com o Lava Pratos. “O Maranhão é uma festa de cultura única, e esse Lava Pratos sem dúvida fecha com chave de ouro, o carnaval maranhense”, completou o universitário elogiando também o esquema de segurança.
Foram quase 800 homens da polícia militar, guarda municipal, segurança privada além do Corpo de Bombeiros. Barreiras fixas foram montadas na MA 201 para abordagem dos condutores e conscientização quanto ao uso de álcool ao volante.
O prefeito ribamarense, Luis Fernando, que acompanhou de perto os dois dias do evento falou do saldo positivo, “Quando trabalhamos com responsabilidade pensando no melhor para a população e visitantes não tem como ser diferente. Todo o efetivo colocado no circuito da folia além das ruas garantiu aos brincantes uma brincadeira tranquila e segura”, comemorou o gestor parabenizando ainda o esquema de saúde que contou com vários profissionais além de ambulâncias do SAMU e campanhas educativas.
A 71ª do Lava Pratos também contou com a apresentação de mais de 10 atrações culturais, entre eles, Bicho Terra, Pepê Júnior, Gargamel e Os Smurfs além do desfile de 21 agremiações, entre escolas de samba e blocos tradicionais, fruto de parceria com o Governo do Maranhão.
multidão durante lava pratos

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Navigation