segunda-feira, 24 de abril de 2017
Vereadores de Raposa visitam a MOB em busca de benefícios no transporte coletivo 
A Linha Expressa Metropolitana vem mais uma vez inovar no transporte de passageiros da Região Metropolitana de São Luís. 
O projeto-piloto iniciado no estado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), bike racks nos nove ônibus que compõem a linha Raposa - São Luís. 
O projeto moderno e inovador busca promover o uso da bicicleta e incentivar a integração entre os modais de transporte. 
Câmara Municipal de Raposa, representada pelo presidente Beka Rodrigues e pelos vereadores Professora Eliene, Ribamar (Bamar) e Joaquim Souto, se reuniu na tarde de hoje, segunda-feira (24), com o presidente da MOB, Artur Cabral e com o vice-presidente, Juliano Latterza, para ouvir explicações sobre o sistema Bike Racks e para alinhavar requerimentos aprovados pelo Legislativo raposense, que visam beneficiar a população da cidade turística com uma nova linha de ônibus (Raposa/Rodoviária) e a implantação de novos abrigos nos pontos de parda dos coletivos, para garantir conformo e proteção aos usuários do transporte público no município. "O presidente da Mob, Artur Cabral, vai fazer o estudo sobre a viabilidade da implantação da linha Raposa-Rodoviária, no entanto, se mostrou muito favorável ao nosso pedido e em relação à construção dos abrigos nos pontos de parada, ele se comprometeu em conversar com o governador Flavio Dino para viabilizar recursos que possibilitem a construção dos abrigos ao longo de toda a MA-203", disse Beka Rodrigues. 
O Projeto-piloto teve a Raposa como município pioneiro 
Os bike racks serão instalados na parte dianteira dos coletivos e funcionam de maneira semelhante aos racks de automóveis. Cada rack terá vaga para até duas bicicletas e são ideais para pessoas que percorrem grandes distâncias, como o caso de quem mora na Raposa e precisa se deslocar até São Luís, podendo realizar parte do trajeto de bicicleta e outra de ônibus, além de oferecer segurança para imprevistos, como chuvas inesperadas ou problemas mecânicos. “Não podemos pensar em nenhum modelo de transporte que seja auto suficiente. 
A integração de modais é o sentido do transporte público no mundo inteiro. Por isso, vamos experimentar o bike rack na Linha Expressa Raposa - São Luís para que o usuário possa se deslocar de casa até a parada de ônibus de bicicleta e, no destino final, também”, explica o presidente da MOB, Artur Cabral. 
Para facilitar ainda mais o trajeto de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, é possível estimar os horários dos ônibus da Linha Expressa pelo app “Meu ônibus MOB”, disponível para sistemas IOS e Android, e que já somam mais de 32 mil downloads. 
Bike Rack 
O sistema já é usado em algumas cidades no mundo, como Paris, na França, e Houston e Los Angeles, nos Estados Unidos. No Brasil, apenas as cidades gaúchas de Santa Cruz do Sul e Bagé já realizaram operações com racks. Em outras cidades como Recife e Florianópolis, a câmara já aprovou o projeto que prevê a instalação de bike racks em ônibus, mas o projeto ainda não foi iniciado. Já em São Paulo, a SPTrans chegou a implantar bike racks de forma experimental em alguns ônibus da frota. Entretanto, o projeto foi descontinuado no mesmo ano e a empresa afirmou na época que não havia planos de retomá-lo.
(Foto: Da redação/Diário de Rosário)
A situação é preocupante para moradores da região do munim em especial a população dos municípios de Cachoeira Grande e Presidente Juscelino, distante cerca de 25 km de Rosário. — Mais um caso de morte por descarga natural, proveniente de um raio foi registrado no povoado Santa Isabel, no município de Presidente Juscelino. 
O fato aconteceu por volta de 12h00min, desta segunda-feira (24), momento de uma intensa chuva com raios e trovoadas no município de Presidente Juscelino. Segundo as primeiras informações repassada com exclusividade a redação do Diário de Rosário, o jovem Ezequiel Marques da Silva, de 23 anos foi vitima enquanto estava assistindo televisão em sua residencia. 
Ezequiel Marques da Silva era filho do ex-vereador Jacó do povoado Pariqui. 
O corpo da vítima foi levado para o hospital municipal para realizar o procedimentos, e em seguida ser entregue a família. A incidência de raio é grande nos dois municípios. 
Só em 2017 foi registrado seis mortes provenientes por descarga elétrica entre os dois municípios. 
A grande quantidade de mortes durante o inverno de 2017, deve despertar o interesse de profissionais da área para avaliar e tentar descobrir os motivos da grande incidência de raio no local. (Da redação/Diário de Rosário)
Atual prédio à direita; Novo prédio à esquerda…
Novo prédio fica em frente ao atual e contará com um gabinete para cada vereador; inauguração está prevista para após o recesso parlamentar, no segundo semestre. 
Por iniciativa do presidente Beka Rodrigues, do PCdoB, a Câmara Municipal de Vereadores de Raposa mudará de endereço nos próximos meses. 
O novo prédio que abrigará o Poder Legislativo raposense apenas atravessará a Avenida Principal, fica situado exatamente na frente do atual, no entanto, a estrutura é incomparável. 
A sede atual com mais de 15 anos não dispõem de mínima infraestrutura para atendimento tanto de quem frequenta a Casa, quanto dos próprios vereadores. Por suas vez, o novo e moderno espaço conta com um gabinete para cada um dos 11 parlamentares. Beka Rodrigues, presidente da Câmara de Raposa. 
Beka Rodrigues, presidente da Câmara de Raposa.
Os serviços de reforma e adaptação do novo prédio estão em ritmo acelerado e devem ser concluído até o próximo mês. Beka comenta que a inauguração deve acontecer após o recesso parlamentar e representa um importante avanço para o Legislativo. “A nova Casa trás inúmeros benefícios, além da nova e moderna estrutura para atender nossa população, os vereadores poderão usufruir de gabinetes individuais, cada um com seu devido computador, o que contribuir para o desenvolvimento das atividades parlamentares com mais excelência”, assegura o vereador presidente. 
Ainda de acordo com o parlamentar, a nova Câmara possui três andares, e contará com recepção, gabinetes, cantina, setor administrativo, arquivo, plenário, galeria, além dos banheiros.
Do blog Domingos Costa
Prefeita Talita exibe contrato termo de compromisso e cessão de veículo
Termo assinado entre município e o Estado garante uso de veículo no desenvolvimento de ações de defesa e inspeção agropecuária em conjunto com a Aged.
Para expandir e fortalecer as ações de defesa agropecuária nos municípios do estado, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), celebrou mais uma parceria com a Prefeitura Municipal de Raposa, que compõe a Unidade Regional de São Luís. 
Na ocasião, foi assinado um termo de compromisso e cessão de veículo para prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Agricultura, neste caso, o veículo será utilizado pela prefeitura para as ações de defesa e inspeção agropecuária realizadas no município em conjunto com a Aged, o que possibilitará a expansão das atividades desenvolvidas. 
A Prefeita do município, Talita Laci, destacou a importância desta parceria para o município e para o fortalecimento das ações desenvolvidas pela secretaria de agricultura, como forma de aproximar os agricultores e criadores, além de poder atender suas necessidades de forma mais eficaz. 
“Agradecemos muito o apoio e a parceria da AGED, que está sendo muito importante porque nosso município não possuía esse elo entre a Secretaria municipal de agricultura e o Governo e, hoje, podemos contar com todo esse apoio, acredito que nessa parceria só quem tem a ganhar são os próprios agricultores e criadores da Raposa”, afirmou. 
O Presidente da AGED, Sebastião Anchieta, ressaltou o trabalho em conjunto que está sendo desenvolvido, frisando os benefícios que serão alcançados, com mais parcerias que estão por vir, não somente com o município da Raposa, bem como outros municípios. “Assinamos mais um termo de parceria com a prefeita Talita Laci, que será muito positiva, poderemos expandir as atividades da Agência de Defesa Agropecuária no município de Raposa, para melhorar cada vez mais o serviço de defesa agropecuária no estado”, disse.

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Navigation