terça-feira, 2 de maio de 2017

MPF pede que PF dê segurança aos indíos

Foto: Divulgação
MPF pede à Polícia Federal que dê segurança aos indíos atacados por fazendeiros em Viana. 
O MPF quer também que a Fundação Nacional do índio (Funai) se manifeste sobre as providências adotadas ante a iminência de possível novo ataque aos indígenas. Segundo comunicado da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão (CCR do MPF) ao MPF-MA, a situação na região é de extrema gravidade, Cinco indígenas estão internados no hospital Socorrão 2, em São Luís (MA). 
Um deles, levou dois tiros, sendo que uma bala está alojada na coluna e a outra na costela. Além disso ele teve as mãos decepadas e ligamentos do joelho cortados. 
O irmão dele, levou um tiro no peito. Outro indígena também teve as mãos decepadas. Mais outro levou um tiro na cabeça e outro no rosto e no ombro. Este está aguardando o resultado da tomografia. dois indígenas foram operados. 
Vários outros indígenas estão feridos e muitos internados em hospitais próximos ao município de Viana. O MPF requisitou ainda à PF, Secretaria de Segurança e à Funai informações sobre a apuração dos fatos ocorridos no último final de semana com os indígenas do povo Gamela. 
O que se sabe é que os ataques aconteceram após incitação de ódio contra os indígenas convocada por intermédio de emissoras de radio da região. Os fazendeiros estão se reunindo no povoado de Santeiro, no município de Viana, os Gamela estão nas aldeias Piraí e Cajueiro, que fica na estrada que liga Viana a Matinha. 

Luis Fernando viabiliza cursos profissionalizantes para Ribamar

A prefeitura de São José de Ribamar por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, assinou convênio para a oferta de cursos profissionalizantes que beneficie a população ribamarense. 
O convênio prevê inicialmente a oferta de treinamentos de iniciação profissional, aperfeiçoamento e qualificação, voltados há cinco áreas específicas com duração de 12 meses (doze) e carga horária de 40 à 160 horas a depender do curso. 
Entre os cursos oferecidos, estão: Assistente Administrativo, Mecânico de Refrigeração, Pedreiro, Pintor, Instalador Hidráulico, Doces e Salgados, Operador de Computador. Cada curso terá um perfil diferenciado, devendo aos candidatos preencherem aos pré-requisitos necessários para obtenção da vaga. 
De acordo com o prefeito Luis Fernando, a parceria vai possibilitar qualificação profissional apenas aos jovens como também adultos que necessitam de recolocação no mercado de trabalho. “Essa é mais uma ação de valorização e reconstrução do nosso município. 
Uma vez que disponibilizamos oferta de cursos que qualifique nossa população, estamos oportunizando a recolocação de jovens e adultos no mercado de trabalho e com isso fomentando o aquecimento de nossa economia”, explicou o prefeito destacando a parceria do Sistema FIEMA, e sua excelência na oferta de educação profissional. 
Para o presidente da Fiema, Edilson Baldez, além do conhecimento, a oportunidade gera ainda a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho ou investir no seu próprio negócio, elevando a qualificação da mão-de-obra. “Para o Sistema FIEMA é uma grande satisfação essa parceria que não é de hoje. 
Acima de tudo nesse momento estamos atendendo uma demanda apresentada pelo prefeito, trazendo estes cursos. Isto é educação”, completou. 
Os cursos são direcionados para jovens a partir de 18 anos além de adultos e usuários já beneficiados pelos serviços da SEMAS. No total serão disponibilizadas cerca de 25 vagas para cada modalidade, totalizando 150 oportunidades direcionadas para os mais diversos públicos. 
Para ter acesso à vaga, o candidato terá que possuir ensino médio completo ou cursando atender o perfil do curso pleiteado além de apresentar o RG, CPF, Comprovante de residência e escolaridade.

Moradores realizam protesto e bloqueiam BR-135 no Residencial Ribeira

Os moradores do Residencial da Ribeira realizam um protesto desde a madrugada desta terça-feira (2), no Km 5 da BR-135. 
Os manifestantes que reivindicam melhorias de infraestrutura na comunidade atearam fogo em pneus e bloquearam as duas pistas impedindo o tráfego de veículos na principal rodovia que dá acesso à entrada e saída de São Luís. 
O Corpo de Bombeiros já está no local para tentar apagar o fogo e evitar que as chamas possam causar acidentes na BR-135. Um engarrafamento já começou a se formar na rodovia maranhense por conta do protesto e motoristas estão parados na pista. 
Segundo os moradores, as vias de acesso da área estão muito prejudicadas em virtude da grande quantidade de buracos. 
Além disso, a comunidade do Residencial da Ribeira também reivindica a construção de uma escola que foi prometida para os moradores e até agora não foi realizada. 
Os manifestantes estão aguardando a presença das autoridades com o intuito de entrar num acordo e também para poder liber o tráfego de veículos na região que está interditada.

Terrorista virtual:Policia prende sinistro criador do “Baleia Azul”

“Baleia Azul’ [VIDEO]: esse é o nome do jogo que está gerando muitas reportagens que mostram como famílias inteiras estão assustadas. 
O jogo, que teve sua trajetória iniciada na Rússia, já teria ganho muitos adeptos no Brasil, onde diversos casos estão sendo investigados. 
No país governado por Vladimir Putin, a “brincadeira” já teria causado pelo menos cem mortes. Mas quem bolou tudo isso? Segundo informações do próprio governo russo e da imprensa internacional, quem teria feito a criação do jogo do suicídio foi Filipp Budeykin.
Ele tem apenas 21 anos. 
O jovem, após ser descoberto, acabou sendo preso. Desde novembro de 2016, ele aguarda um julgamento por ter dado início ao ‘#Baleia Azul’.
Filipp é acusado de ter desencadeado pelo menos quinze morte de crianças e adolescentes em todo o planeta. A acusação contra ele é por ter incentivado os suicídios, através dos chamados ’50 Desafios’. 
A mente do rapaz é chamada de ‘diabólica’ por investigadores que acompanharam a sua trajetória, e, acredita-se, ele possa também ser responsável pelo desencadeamento do jogo por todo o mundo.
A mente diabólica do criador do ‘Baleia Azul’
De acordo com o jornal ‘Pravda’, Filipp, o criador do ‘Baleia Azul’, sofre de uma doença psicológica. O jovem seria bipolar e, por isso, tem crises agudas de humor. Durante a infância, ele teria sido abusado e maltratado diversas vezes. Até que seu julgamento acontece, o tutor do jogo do suicídio, aguarda uma resposta da justiça em São Petersburgo, na Rússia, onde está internado em um hospital psiquiátrico. O aliciamento do rapaz teria começado ainda em 2013 em uma rede social local.

FEIRÃO DA CARNE

"FEIRÃO DA CARNE," TAMBÉM FAZ PARTE DOS 15 ANOS DO JORNAL FOLHA DO MUNICÍPIO NA RAPOSA...
"FEIRÃO DA CARNE," carnes de qualidade em sua mesa, está localizado na Avenida São Sebastião, Vila Nova - Raposa-MA.

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com