quinta-feira, 15 de junho de 2017
A prefeita do município de Raposa, Talita Lací(PCdoB), marcou presença na Quadra da Escola Rural, na Vila Boa Esperança, na tarde desta quarta-feira(15/06), onde foi prestigiar a final do JERAs (Jogos Escolares Raposenses) 2017. 

A abertura do JERAs (Jogos Escolares Raposenses) 2017, teve inicio dia 20 de abril e encerramento dia 14 de junho. A final aconteceu na quadra da escola Boa Esperança.  

Este ano o JERA’s reuniu onze escolas e cerca de 500 estudantes da rede pública municipal, estadual e particular devidamente matriculados. 

Durante as competições ocorreram disputas nos jogos de futsal masc\fem, categorias infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17); beach soccer masculino infantil e infanto; futebol de campo masculino infantil, além do judô masculino infantil. 11 escolas participaram, das redes de ensino pública, estadual e particular. 

49 equipes se dividiram nas competições nas seguintes modalidades. 
Beach Soccer Infantil Campeão:Jarbas Passarinho 
Beach Soccer Infanto Campeão: Joaquim Aroso 
Futebol de Campo Infantil Campeão: Sarney Filho 
Futebol de Campo Infanto Campeão: José França 
Futsal feminino Infantil Campeão: Boa Esperança 
Futsal feminino Infanto Campeão: José França 
Futsal masculino Infantil Campeão: Sarney Filho 
Futsal masculino Infanto Campeão: José França 
Judô masculino Infantil Campeão Aluno: Renner Davi Amorim Escola: Maria Eliene 
Participaram dos jogos 560 alunos, sendo: 438 homens e 122 mulheres. Os campeões vencedores receberam das autoridades, medalhas e placas de honra ao mérito. 

A gestora do município elogiou o empenho e a dedicação do secretário de esporte Djalma Fonseca, na realização do JERAs 2017. Elogiou também o trabalho da secretária de educação, Zélia Maria, além das diretoras das escolas, educadores e toda equipe da secretaria de educação do município.  
"Parabéns por que você se empenhou e cumpriu muito bem o seu papel, se dedicou como secretário de esporte. Eu tenho maior orgulho de você fazer parte da nossa equipe de secretários," declarou a prefeita. 

Com a prefeita Talita Lací estiveram presentes: O Presidente da Câmara de vereadores Beka Rodrigues, e os vereadores Ribamar, Enoque, Eliene e Joaquim, além dos secretários, de educação Zélia Maria, Meio Ambiente Patricio Filho, Assistência Social Nádia Oliveira, Procurador.do Município Elson Dias, além dos Conselheiros tutelares Thalyana Fonseca e Dedé Marques.

Sobre o JEMs

Segundo informou o secretário de esporte do município, "a primeira etapa metropolitana, acontecerá em São Luis, no dia 24 de junho." 
"Os JERAs não foram apenas jogos, mais sim momentos de integração e intercâmbio entre alunos do nosso município, sabemos que a parceria entre esporte e Educação só rende bons frutos. Fico feliz em poder proporcionar aos nossos jovens momento como esse e poder contribuir de certa forma na formação do cidadão," enfatizou Djalma Fonseca.

Os campeões do JERA’s participarão das etapas regionais dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), e estes, da 45ª edição da etapa estadual. Os JEMs deste ano alcançaram a maior adesão já registrada na história da competição estudantil. A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) registrou inscrições de mais de 100 municípios do Maranhão para disputar os jogos, que reunirá cerca de 75 mil estudantes de todo o estado. O número é resultado da política desenvolvida pelo Estado para levar as ações governamentais a todos os maranhenses, com um trabalho de divulgação e mobilização dos municípios para promover o crescimento quantitativo e qualitativo dos JEMs.

Registro fotográfico : Nonato Aguiar / Folha do Município 
O prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Rodrigo Coelho, foi cassado ontem (14) pela juíza Lyanne Brasil, da 34° Zona Eleitoral.
A decisão atinge também o vice-prefeito, Luiz Júnior. Eles são acusados de compra de votos.
No despacho a magistrada também anulou os votos dos dois, referentes à eleição se 2016, e determinou realização de novas eleições – que só devem ocorrer, contudo, após o trânsito em julgado do processo em instâncias superiores.
Há pouco mais de uma semana São Raimundo das Mangabeiras foi palco de uma operação da Polícia Civil, de combate à corrupção. As investigações envolvem a atual gestão e a passada (reveja).
Estrutura montada, decoração pronta e programação diversificada. Assim está o São João de Todos que terá início na noite desta quarta-feira (14) com os arraiais da Praça Maria Aragão e ‘Humberto de Maracanã’ (Parque Folclórico da Vila Palmeira). O governador Flávio Dino visitou as instalações que receberão as festas até 2 de julho, conversou com trabalhadores, coordenadores e aproveitou para convidar a população de São Luís, do Maranhão, turistas e visitantes. 
Acompanhado do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, o governador Flávio Dino visitou a estrutura do arraial ‘Humberto de Maracanã’, no Parque Folclórico da Vila Palmeira, e do ‘Donato Alves’, no Ipem, realizados pela parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. Na Vila Palmeira, o governador conversou com comerciantes que trabalharão no local e elogiou a estrutura e a decoração, que contemplam as principais manifestações culturais e religiosas do mês de junho. “Uma belíssima tradição, nesse ano ainda mais fortalecido. A programação está muito boa, hoje está excelente, e quero recomendar para todo mundo. 
A estrutura do arraial está organizada, quero agradecer ao vereador Astro de Ogum e toda a sua equipe e tenho certeza que o arraial está sendo e vai ser um grande sucesso até 2 de julho”, ressaltou Flávio Dino. Na programação do arraial da Vila Palmeira, as atrações começam a partir das 19h com o sotaque de orquestra do Boi de Nina Rodrigues. Também se apresentam o Boi Meu Tamarineiro e Boi da Fé em Deus. Às 22h, o cantor Fernando de Carvalho vai movimentar o arraial com um show com repertório junino. 
Para fechar a noite, as matracas do Boi da Maioba vão reger o arraial da Vila Palmeira. Um dos organizadores do arraial, o vereador Astro de Ogum agradeceu a parceria com o Governo do Estado e disse que o objetivo dessa união em prol da cultura maranhense é fazer “o que puder pelo bem da população, das brincadeiras e de todo o São João, que é um dos maiores do Brasil”. “O Parque da Vila Palmeira já é tradicional, um dos maiores arraiais que a gente tem no estado do Maranhão, e esse ano com essa parceria não vai ser diferente. Vai ser mais bonito ainda, muita alegria, muita tradição e muita diversidade cultural até o dia 02 de julho”, ressaltou o secretário Diego Galdino. 

Arraial do Ipem 

No arraial do Ipem, o governador Flávio Dino conferiu os últimos retoques para o início, que será na próxima sexta-feira (16). O palco e as barracas estão em processo de montagem final para que as brincadeiras possam brilhar e o público aplaudir com muito conforto e segurança. A artesã Maria das Graças Matos agradeceu pessoalmente o governador Flávio Dino pela oportunidade de poder ter acesso ao espaço para a comercialização dos seus produtos. Iniciativa pioneira, as barracas de artesanato impulsionaram a economia nos períodos juninos desde 2015. “Tá ótimo porque é um incentivo para o artesanato. Esperamos que tenha bom proveito, boas vendas, e todo mundo se saia muito bem. É muito gratificante porque nós artesãos precisamos muito da parceria do Governo Isso é uma coisa muito boa estarmos inseridos nesse contexto”, realçou a artesã. “Estou aqui verificando a preparação do arraial do Ipem. Estamos visitando os principais arraiais que tem a promoção ou apoio do Governo do Maranhão. No caso do Ipem é um arraial muito tradicional, muito conhecido, que homenageia Donato Alves, um dos grandes nomes do bumba meu boi no Maranhão. A programação está muito boa no arraial do Ipem, como nos demais arraiais, e verificamos que a estrutura está bastante diversificada”, afirmou Flávio Dino durante a visita. 

O governador convidou todos para participar do arraial do Ipem, a partir de sexta-feira, que, além da programação cultural, conta com barraca do artesanato, centro de atendimento ao turista, brinquedos para as crianças, “então são muitos espaços diversificados para atender a todos, e com isso tenho certeza que o São João vai ser um grande sucesso”. “E isso depende naturalmente dos nossos grupos culturais que estão prontos, tenho conversado pelos responsáveis pelas brincadeiras juninas e todos muito animados, mas sobretudo da ampla participação da sociedade. E é por isso que eu convido a todos, a partir de hoje, até 2 de julho, o grande São João do Maranhão, o mais bonito do Brasil”, reforçou. 
São João de Todos Durante 19 dias, o São João de Todos celebrará o melhor da cultura popular maranhense nos arraiais oficiais ‘Donato Alves’ (Ipem), ‘Humberto de Maracanã’ (Parque Folclórico da Vila Palmeira), ‘Mestre Marcelino’ (Praça Nauro Machado) e Maria Aragão. Com atrações de bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais, a programação segue até o dia 2 de julho. Nesta quarta-feira (14), a primeira atração do arraial na Praça Maria Aragão será o Boi de Morros a partir das 19h, seguido do Boi Pirilampo e Boi Nina Rodrigues. Na sequência, a cantora Alexandra Nicolas mostra o melhor da música maranhense às 22h. Encerrando a noite, o Boi da Pindoba promete esquentar a praça com o seu batalhão ao som do sotaque de matraca. 

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Navigation