Desde o inicio da semana a Carreta da Saúde Novartis atende centenas de pessoas na Praça Central Chico Noca, no município de Raposa. Em todos esses dias, a população tem realizado gratuitamente consultas, exames e tirar dúvidas sobre métodos de prevenção e controle da hanseníase, das 8h30 às 16h30.
São oferecidos serviços de imunização, teste rápido, aferição de pressão arterial, entrega de preservativos e gel lubrificantes, vacinas e aplicação de flúor. A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o laboratório NOVARTIS e a Prefeitura Municipal de Raposa por meio da secretaria de Saúde.
Novartis
Desde 2009, a Novartis possui a Carreta de Saúde, um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório, que percorre todo o Brasil no combate à hanseníase. Atua em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) visando a erradicação desta doença até o ano de 2020. Os tratamentos medicamentosos para a hanseníase também são doados pela Novartis à Organização Mundial da Saúde.
A Carreta Novartis é projeto desenvolvido por meio de parceria entre o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde. O objetivo é combater a doença por meio da educação, do diagnóstico e tratamento adequado, através do atendimento de pessoas que apresentam manchas na pele, dormência ou sinais suspeitos de hanseníase (choque, formigamento, esquentamento da sola dos pés).
A carreta conta com cinco consultórios e um laboratório de diagnóstico de hanseníase e distribuição de medicações para o tratamento da doença. Participaram diariamente dos atendimentos dois médicos, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, dois fisioterapeutas e dois profissionais na equipe de apoio. As pessoas diagnosticadas com a doença recebem um tratamento completo, bem como as prescrições médicas para receber os medicamentos durante os meses seguintes. 
As informações são do blog DomingosCosta 
Começou o ‘São João de Todos’, realizado pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís. Foto: Gilson Teixeira/Secap
A época do ano mais aguardada por maranhenses teve iniciou na noite desta quarta-feira (14), com a abertura do ‘São João de Todos’, realizado pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís.
O governador Flávio Dino esteve na Praça Maria Aragão, uma mistura de cores, ritmos e sabores, que só o festejo junino carrega, deram o tom da noite de abertura, animando o público que lotou o local. “Uma belíssima festa, que mais claramente marca a identidade do Maranhão, a festa hoje que é admirada no Brasil todo. Começamos muito bem, aqui na Praça Maria Aragão, com o arraial lotado e assim deverá prosseguir até o dia 2 de julho“, destacou o governador Flavio Dino, que acompanhou de perto a programação que contou com Bumba-boi, tombou de crioula e cantores maranhenses.
Começou o ‘São João de Todos’, realizado pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Com realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), enquanto a festa acontecia na Maria Aragao, o Arraial Humberto de Maracanã’ (Parque Folclórico da Vila Palmeira) também teve início.
As festas seguirão por 19 dias, o São João de Todos celebra o melhor da cultura popular maranhense nos arraiais oficiais ‘Donato Alves’ (Ipem), ‘Humberto de Maracanã’ (Parque Folclórico da Vila Palmeira), ‘Mestre Marcelino’ (Praça Nauro Machado) e Maria Aragão. Com atrações de bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais, a programação segue até o dia 2 de julho. Além desses, o Governo do Estado apoia arraias nos bairros da capital e em mais de 100 cidades do estado.
E para o governador Flavio Dino é a união o tom da festa. “Uma grande união, união entre Governo do Estado e Prefeituras pelo Maranhão, e acima de tudo uma união do povo, uma união da sociedade, porque é uma festa popular. Os grupos culturais que estão aqui em função desse amor que o Maranhão tem pelas festas juninas e nós estamos muito felizes, porque verificamos a cada ano a consolidação das festas juninas do Maranhão”.
O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, que representou o prefeito Edivaldo na abertura, reiterou a importância da parceria entre as gestões e um dos resultados já observados é o prolongamento do São João deste ano, com duração de 19 dias, em decorrente do planejamento conjunto da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. “O São João é uma festa que para nós tem o sentimento mais profundo da maranhensidade, sobretudo, para o ludovicense. Neste aspecto, valorizar a cultura do nosso estado e da nossa cidade é fundamental, elevando o que a gente tem de mais importante, que são as nossas tradições”, destacou Julio Pinheiro.
Começou o ‘São João de Todos’, realizado pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís. Foto: Gilson Teixeira/Secap
O secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino, reforçou o empenho do Governo do Estado para realizar a festa, considerando a importância do São João para a cultura e economia do estado e especialmente de São Luís. “A presença intensa do sistema de segurança nos arraiais confere tranquilidade às famílias e participantes de maneira geral. As secretarias de Cultura do Estado e Município planejaram minuciosamente esta festa para que o maranhense desfrute de momentos de alegria e paz”, disse Galdino.
O período junino encanta a quem já nasceu ouvindo matracas e pandeirões, mas principalmente quem vem de fora. A advogada Milene Zerec, de Curitiba, se diz uma apaixonada pelo Maranhão e não abre mão dos festejos juninos. “Já tem umas 10 vezes que eu venho ao Maranhão e encantada. Eu estou adorando, está tudo muito bonito, a segurança muito boa na região, além do povo, que é maravilhoso”, opinou a turista.
Começou o ‘São João de Todos’, realizado pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís. Foto: Gilson Teixeira/Secap

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Navigation