sexta-feira, 28 de julho de 2017

Esposa de Dutra sofre tentativa de homicídio em Paço do Lumiar...

Núbia Dutra, secretária de Administração do município de Paço do Lumiar e esposa do prefeito Domingos Dutra, Núbia Dutra, sofreu atentado a bala  no final da tarde desta sexta-feira (28), no bairro do Sitio Grande.

Segundo informou o blog Marrapá, ela teria sido atingida por dois tiros, no ombro e na mão, mas está fora de perigo.

O prefeito foi informado da tentativa de homicídio de sua esposa quando concedia entrevista ao vivo do programa Ponto Continuando, da Mais FM, nesta sexta-feira (28). Dutra confirmou as informações.

O secretário Jefferson Portela, da Segurança Publica do Maranhão, mobilizou as forças de segurança para apurar o caso.

A primeira-dama deu entrada no Hospital São Domingos com um projétil alojado no ombro. (Com informações do Marrapá)

Nota de esclarecimento da tentativa de homicídio que sofreu Dr. Nubia Feitosa

Tentativa de homicídio contra a secretária Núbia Feitosa
A secretária de Administração e Finanças de Paço do Lumiar e primeira-dama do município, Núbia Feitosa, foi vítima de uma tentativa de homicídio no final da tarde desta sexta-feira, 28, na Estrada do Sítio Grande, que interliga a Estrada da Maioba ao conjunto Maiobão. Ela foi ferida nas mãos, rosto e ombros e não corre risco de morte.

A secretária estava voltando pela Estrada do Sítio Grande acompanhada por dois assessores, quando avistou um homem agredindo uma mulher. A secretária pediu para parar o veículo e foi tentar acalmar o agressor e tirar a mulher do alcance dele. No entanto, o homem – que apresentava sinais de embriaguez –, discutiu com a primeira-dama, tendo sacado a arma e atirado várias vezes, atingindo-a.
A secretária foi socorrida e encaminhada para um hospital particular de São Luís para ser submetida a procedimento cirúrgico.

O prefeito Domingos Dutra, bastante abalado, alertou que há uma campanha de ódio em Paço do Lumiar contra ele e a secretária de Administração e Finanças. Ele admite que isso pode ter alguma ligação com a tentativa de homicídio contra a primeira-dama, mas ressaltou ser necessária uma investigação da Polícia.

A Secretaria de Estado de Segurança imediatamente determinou o início de investigações sobre o ocorrido. O autor dos disparos, segundo investigações preliminares, seria um sargento da Polícia Militar.

Veja vídeo:

Poliana Okimoto no Desafio do Cassó...

Nadadores de todo o país estarão neste sábado no Desafio do Cassó. É o Circuito Maranhense de Águas Abertas que segue com suas atrações em competitividade e atrativos paradisíacos que o Maranhão oferece com inspiração aos atletas.
As braçadas acontecerão no município de Primeira Cruz (MA) e a previsão é que mais de 200 atletas estarão em duelo durante o evento. Entre os destaques do nadadores de todo Brasil, destaque para medalhista olímpica, Poliana Okimoto.
A competição será realizada entre três categorias. Atletas profissionais e amadores estarão divididos em Maratona Aquática, Stand Up e Caiaque. Com distância de 400m, 1600m E 5000m.
“É a grande etapa das travessias. Temos uma lógica boa e temos boa participação de público. Serão mais de 200 pessoas participando. Temos as melhores condições naturais. Venta pouco. Não tem problema de mar aberto. É um paraíso”, garante Alexandre Nina, organizador do evento.
O Desafio do Cassó representa a segunda etapa do Circuito Maranhense de Águas Abertas. Antes, o calendário já reservou uma travessia no Espigão da Ponta d’Areia, em São Luís (MA). Após a disputa em Primeira Cruz (MA), os nadadores ainda fecham o ano no estado com braçadas na Rampa Campo Melo (Felipe Camarão), no centro da capital maranhense e novamente no Espigão, quando encerram a temporada.
Foto: Outdoor Sportsfotos

VOLPE Granitos e Mármores



VOLPE Granitos e Mármores também faz parte dos 15 anos do Jornal Folha do Município na Raposa. 
Rua do Economista, Nº3880, Residencial Talita, ao lado do Lava Jato BLG Contato(98)98740-3880 falar com nosso amigo Jeferson

Prefeito Luis Fernando inaugura mais uma Unidade Básica de Saúde em Ribamar

Dando continuidade ao trabalho de reconstrução e expansão dos serviços de saúde no município, o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, inaugurou nesta quinta-feira (28) a nova Unidade Básica de Saúde do Cohatrac V. Participaram da concorrida solenidade de inauguração o deputado estadual Bira do Pindaré, o vice-prefeito Eudes Sampaio e os vereadores, além da comunidade.

A nova UBS possui equipe médica qualificada e é dotada de estrutura completa com consultórios médicos, odontológicos, farmácia, sala de vacinação, sala de nebulização, consultório do fumante, área de estacionamento dentre outras dependências, além de equipe composta por cerca de 15 profissionais entre médicos, enfermeiros, dentistas, e agentes comunitários.

O objetivo, de acordo com o prefeito Luis Fernando, é atender bem não apenas os moradores da região como também pacientes do entorno. “Foram anos sem o equipamento enquanto o povo sofria com o abandono da obra. Hoje, porém, além de retomarmos a normalidade dos serviços, estamos ampliando as ações na área da saúde. Com esta, em apenas sete meses, já entregamos três unidades. Isso tudo é resultado de trabalho e planejamento”, disse o prefeito.

A entrega da UBS é uma realidade que chega em bom momento para os moradores que já não suportavam mais o descaso com a saúde do município. Dona Maria Cleone conta que a situação era tão caótica que a dona de casa pensou em ir embora.

“A UBS estava abandonada e os moradores sem atendimento voltado à saúde. Agora, com a conclusão da obra, tenho certeza que vamos ter voz para juntos lutarmos contra o que não é correto e não nos faz bem”, desabafou.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Tiago Fernandes, os moradores não terão apenas um prédio físico, terão atendimento de qualidade. “Além de todo corpo técnico que é excelente, vamos também oferecer tratamento odontológico, exames preventivos do colo do útero, testes rápidos, vacinação e oferta de medicamentos para pacientes atendidos durante consulta médica”, enumerou.

Presente à cerimônia de inauguração, o deputado estadual, Bira do Pindaré, falou dos avanços na área além da valorização da população com a entrega de novos equipamentos públicos. “Estamos cooperando para devolver dignidade à população. Já destinamos emendas para colaborar com a recuperação da malha viária e hoje mais ainda recurso para a compra de ambulância para a região”, finalizou. 

Saiba o que vai funcionar no feriado da "Adesão do Maranhão", nesta sexta

Agências bancárias tem atendimento reduzido neste feriado (Foto: De Jesus / O Estado)
Empregador que resolver abrir o estabelecimento deve pagar 100% sobre o valor da hora normal e mais gratificação de R$ 43,40 ao final do dia.

o feriado desta sexta-feira (28), referente à Adesão do Maranhão a Independência do Brasil muda a rotina do estado por conta do não funcionamento de órgãos públicos e da iniciativa privada. O feriado é determinado por meio da Lei Estadual 2.457, que entrou em vigor em 1964.
Apenas os órgãos públicos de funcionamento essencial como saúde e segurança, por exemplo, vão funcionar. Segunda-feira (31) o expediente é normalizado.
Na iniciativa privada, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), o comércio de rua em São Luís vai funcionar das 8h às 14h.
Nos shopping centers, o expediente deve começar 14h e ir até às 20h. Cinemas tem funcionamento normal e as praças de alimentação funcionam a partir das 12h.
O empregador que resolver abrir o estabelecimento deve pagar 100% sobre o valor da hora normal e mais gratificação de R$ 43,40 ao final do dia. Os supermercados vão funcionar normalmente.
As agências bancárias também não vão funcionar. As operações podem ser feitas nos caixas eletrônicos e opções pela internet. Do G1/MA

"Adesão do Maranhão" completa 194 anos e exposição ajuda a entender a história

Arquivo Público do Estado do Maranhão repune documento importantes daquela época (Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Turismo)
Termo oficial de adesão do Maranhão à independência do país foi assinado no dia 7 de agosto de 1823, na cidade de Caxias, distante 368 km de São Luís.

Por João Ricardo, G1 Maranhão, São Luís, MA

Maranhão era rico e tinha forte ligação com Portugal, por isso, resistiu até o último momento quanto a aderir à independência do Brasil em relação à Portugal. Foi preciso cercar São Luís por mar e ameaçar destruir a cidade para que o província se rendesse por completo. Isto foi no dia 28 de julho de 1823, há exatos 194 anos.
Para refletir sobre a data, a exposição “28 de julho, 194 anos da Independência do Maranhão, documentos e obras raras”, começou nessa quinta-feira (27) e vai até segunda-feira (31), na sede do Arquivo Público do Estado do Maranhão, que fica na Rua de Nazaré, no Centro Histórico de São Luís.
A Lei Estadual 2.457, que trata sobre o feriado é de 1964, mas até 2014, o feriado era pouco conhecido, tanto que a iniciativa privada não alterava a rotina. A partir de 2015, isso passou a ser fiscalizado pelas autoridades competentes e este feriado estadual não ficou mais restrito apenas às repartições públicas.
HISTÓRIA
O motivo da resistência maranhense à época era por conta da elite que dominava o Maranhão. O grupo não aceitava as ordens vindas do Rio de Janeiro, capital do Brasil Imperial, por ter interesse em continuar com as relações com Portugal por conta das situações política e econômica.
O termo oficial de adesão do Maranhão à independência do país foi assinado no dia 7 de agosto de 1823, na cidade de Caxias, distante 368 km de São Luís. A solenidade foi na Igreja da Matriz.
Thomas Cochrane teve papel fundamental na história do Maranhão (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com