segunda-feira, 7 de agosto de 2017
Nesta semana, no dia 11 de agosto, celebramos o Dia do Estudante. Tenho alegria de dizer que construí minha carreira profissional com base no estudo. Foi assim que passei nos concursos em que concorri, para professor universitário e para juiz federal. Por isso, acredito de verdade que a educação é o que existe de mais transformador na vida das pessoas. E tenho convicção de que é o melhor instrumento de emancipação de um povo e a melhor forma de construir uma sociedade desenvolvida e justa.

Por isso, ao receber da sociedade a missão de comandar o Governo do Maranhão, criei o Escola Digna, o maior programa educacional da história do nosso estado. É este programa que já reformou ou reconstruiu mais de 600 escolas, o que representa metade da rede estadual de ensino. E que está entregando 300 escolas novas até o final do próximo ano, inclusive substituindo muitas escolas de taipa.

Escola Digna também significa pagar um salário digno para professores. Hoje o docente da rede estadual que leciona 40 horas semanais é o mais bem pago do Brasil e continuaremos a avançar, como comprovei com 5.600 progressões funcionais que fiz recentemente.

Dignidade também é colocar lápis e caderno de graça nas mãos das crianças. O Bolsa Escola, do Governo do Estado, já investiu R$ 100 milhões no maior programa de apoio à compra de material escolar do País, que também gera negócios em milhares de pequenas empresas em todos os municípios.

Criamos o IEMA (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão). São 7 unidades de ensino integral, além de 15 unidades vocacionais. Ao estudar em tempo integral, os jovens têm uma estrutura de aprendizado só comparada com a dos melhores colégios privados do estado. E os resultados já estão aí, como é demonstrado pelos prêmios que nossos estudantes tem recebido no Brasil e até em outros países.

Com o Programa Cidadão do Mundo, já levamos centenas de jovens oriundos de escolas públicas para estudar em outros países, com tudo pago. É uma oportunidade antes restrita a quem as famílias podiam pagar, que hoje é oferecida a estudantes da escola pública. Exemplo do caminho pelo qual o Governo do Maranhão está oferecendo como direito o que antes era privilégio de poucos.

Os resultados dessas ações podem ser medidos pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Revertemos uma tendência de queda no índice, um dos escândalos do governo passado. No IDEB divulgado em 2016, tivemos o segundo maior crescimento do país. Isso graças à redução das taxas de reprovação e de abandono da rede de ensino, bem como a melhora da proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática medida pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Tudo isso está ocorrendo aqui no Maranhão, enquanto em outros estados vemos escolas e até universidades sendo fechadas e os salários de professores sendo parcelados ou pagos com imenso atraso.

Fazemos tudo isso com convicção, escolhendo as prioridades certas para investimento, porque temos certeza de que a educação fará o Maranhão do tamanho que ele merece ser. Gigante pela beleza e, principalmente, pela grandeza de um povo que luta há décadas contra o domínio de umas poucas famílias que se acham donas do mar, das terras, dos nossos destinos. Mas não são e nem serão.

Mesa Diretora da Câmara municipal de Raposa. Foto: Nonato Aguiar / Folha do Município 
Os trabalhos da nova legislatura na Câmara de Vereadores de Raposa, foram reabertos na manhã desta sexta-feira (04), em sessão solene que lotou plenário dá Câmara.
Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador e presidente da casa, Beka Rodrigues, que falou da responsabilidade em conduzir o legislativo: "reiniciamos hoje uma gestão que tem compromisso com o povo. Aqui iremos lutar pra cobrar melhorias para a cidade e na qualidade de vida da população”.
O presidente da Câmara Municipal de Raposa, vereador Beka Rodrigues (PCdoB), declarou a abertura dos trabalhos no legislativo Raposense, na manhã desta sexta-feira (04).
A sessão solene de abertura do 2º semestre do ano, contou com  a presença dos nove vereadores, além de assessores e funcionários da Casa de Leis, sociedade e profissionais da imprensa.
“Este é um semestre de muito trabalho e de muitos desafios a serem vencidos. Queremos um mandato participativo, que possa oportunizar e promover a interação entre Câmara e comunidade, incentivando sempre a participação popular e da forma mais transparente possível”, afirmou Beka Rodrigues na abertura dos trabalhos legislativo.
“A população está abraçando nosso projeto e tenho certeza que a prefeitura terá, na Câmara, com o presidente Beka e os vereadores eleitos, o suporte para que possamos melhorar os serviços prestados à nossa gente.
Após os vereadores fazerem uso da palavra e o pronunciamento o presidente da Câmara Municipal Raposa encerrou a sessão convidando os demais para uma reunião para definir os dias de atendimentos dos vereadores para a população.
Lembrando que as sessões ordinárias acontecem sempre às sexta-feiras as 9:00h e são abertas ao publico.
Veja alguns videos da sessão na câmara de Raposa:

A cultura do Maranhão, o Bumba-meu-boi está de luto. O grande cantador de boi do Estado, João Chiador, partiu para a vida eterna. Com uma voz inconfundível e um talento contagiante, ele emocionou gerações no boi de São José de Ribamar.

Canta, Chiador! (Vídeo acima)

Chiador faleceu aos 78 anos, na tarde deste domingo (6). O poeta e cantador de toadas do Boi de São José de Ribamar, João Costa Reis, o João Chiador, estava internado no Hospital do Servidor, recebeu alta e sofreu uma parada cardiorrespiratória em casa.

De acordo com a família, João Chiador teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), no fim do ano passado, e chegou a ficar vários dias internado no Hospital Carlos Macieira, em São Luís. Havia se recuperado, mas voltou a adoecer.

O blog se solidariza à dor de familiares e de amigos do cantador. Chiador deixa saudade e seu talento vai influenciar gerações de cantadores.

“Chiador levantou Maioba…”
No último dia 12 de julho, foi realizada uma mudança no Estatuto do Idoso, com base na Lei Federal 13.466/2017, em que idosos com mais de 80 anos terão preferência no atendimento em relação aos demais idosos.
Em menos de um mês, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (Procon/MA) se tornou o primeiro órgão do país a iniciar a campanha, disponibilizando a prioridade em todas as unidades do Estado, com o título de “Especial 80 Anos”.
De acordo com a Lei, os idosos com mais de 80 anos terão prioridade especial no atendimento – vale lembrar que, de acordo com a Lei 10.741/2003, são consideradas idosas as pessoas a partir de 60 anos.
Na unidade do Viva da Beira Mar, por exemplo, uma placa informando da prioridade estará visível para toda a população – é válido lembrar que a Lei é válida para todo o território nacional, e deve ser cumprida rigorosamente.
A única exceção, com base na Lei, ocorre em todo atendimento de saúde, em que os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência.
Para o presidente do Procon/MA e do Viva, Duarte Júnior, serão realizadas fiscalizações com o objetivo de que os direitos dos idosos sejam cumpridos e respeitados. “Após iniciar a campanha na unidade do Viva na Beira-Mar, estendemos essa ação para todas as unidades a fim de garantir a facilidade no acesso aos direitos do cidadão idoso em todas as regiões do Maranhão”, pontuou o presidente.
Em caso de irregularidades e desrespeito, o consumidor deve formalizar sua reclamação pelo aplicativo do Procon/MA, pelo site (www.procon.ma.gov.br) ou ainda nas unidades fixas distribuídas pelo Estado.

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Navigation