sexta-feira, 11 de agosto de 2017

ESTRELAS CADENTES Madrugada terá chuva de meteoros, mas Lua deve atrapalhar visão

Madrugada de sábado terá chuva de meteoros Perseidas, mas visibilidade não será das melhores
Luminosidade da Lua e posição do fenômeno no céu são desfavoráveis para ver 'estrelas cadentes', alerta astrônomo.
Por G1
A tradicional chuva de meteoros das Perseidas alcançará o seu ponto máximo na madrugada deste sábado (12), mas o espetáculo pode ser atrapalhado em parte pela luminosidade da Lua e pela posição desfavorável do Brasil -- o ponto de origem das luzes fica abaixo do horizonte para um observador em nosso país.
Segundo o professor de astronomia da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) Gustavo Rojas, o melhor momento para tentar enxergar as Perseidas é por volta das 4h da manhã deste sábado. Mas, segundo ele, "quem ficar acordado, pode se frustrar" por ver poucas luzes no céu. "Não vale a pena", avalia.
Quem ainda assim quiser tentar, deve ter paciência, pois os olhos precisam de pelo menos 15 minutos para se habituar à escuridão. Estar num local sem luz é fundamental. Então, o observador deve procurar pelos meteoros na direção norte, na altura do horizonte.
Este ano, a lua minguante vai atrapalhar a visibilidade. Na noite de sábado ela ficará 72% iluminada, o que impedirá ver melhor os meteoros, num efeito parecido com o das luzes nas cidades. "Os meteoros mais fracos não dá para ver", adverte Rojas. O professor da Ufscar acredita que será possível ver cerca de 10 estrelas cadentes por hora no melhor horário.
Pó espacial
As Perseidas -- também popularmente conhecidos como estrelas cadentes -- são, na realidade, minúsculas partículas de pó que provêm da cauda de um cometa, o 109P/Swift-Tuttle.
A trajetória da Terra cruza esta chuva de meteoros a cada inverno do Hemisfério Sul. Ao entrar em contato com a atmosfera, as partículas se inflamam e deixam um rastro luminoso. As Perseidas, visíveis de 17 de julho a 24 de agosto, alcançam seu máximo neste sábado.

11 vereadores faltaram à sessão de reinauguração da Câmara de Paço do Lumiar

‘’Em pé de guerra’’! Reabertura dos trabalhos do legislativo luminense inicia com apenas seis vereadores

Na manhã desta sexta-feira (11) foi realizada a sessão solene de reabertura dos trabalhos do legislativo luminense do segundo semestre do primeiro período, aproveitando o ensejo o presidente da Câmara realizou também a reinauguração da sede do Poder Legislativo que passou por uma reforma.
Marinho do Paço (PROS) atual chefe do poder legislativo. Foto: Nonato Aguiar / Folha do Município 

Entretanto, fato curioso que causou estranheza, foi a ausência de 11 dos 17 vereadores que compõem atual legislatura.

De acordo com informações, há nos bastidores político uma verdadeira guerra silenciosa entre os vereadores Leonardo Bruno (PPS) [ex-presidente da Câmara] e Marinho do Paço (PROS) atual chefe do poder legislativo. Os dois andam em um pé de guerra sem fim!

Segundo foi divulgado pelo Blog Neto Cruz, as ausências dos onze vereadores foi articulada por Leonardo Bruno a mando do prefeito Dutra, que ainda se sente inconformado com Marinho no posto maior da Câmara.

Com essa atitude os vereadores faltosos demonstram não ter  nenhum e respeito pelo povo que  os conduziram até o acento de vereador e ainda revelam não ter nenhuma estima pelo Vereador Marinho.

Com o andar da carruagem está briga entre os dois parlamentares e a interferência do prefeito ainda vai ''da muito pano pra manga'' e respingar nos bóias frias. Quem diria de aliados a adversários, onde um quer o fígado do outro!!

Vereadores presentes: Marinho do Paço, Drielle, França,Puluca, Carmem Arôso e Vanusa Neves.

Vereadores Faltosos:  Leonardo Bruno, Wellington Sousa, Fernando Muniz, Wagner Sousa, Ana Lúcia, Orlete Mafra, Miguel Ângelo, Julio Pinheiro, Miau Oliveira, Inácio Ferreira e Jorge Brito.

Durante a sessão solene, o presidente da Câmara, vereador Marinho do Paço contou com as presenças dos presidentes das Câmaras de Ribamar - vereador Beto das Vilas(PV) e Raposa(Vereador Beka Rodrigues - PCdoB).
Presidente Beka(Câmara de Raposa), Presidente Marinho do Paço (Câmara de Paço do Lumiar) e Presidente Beto das Vilas(Câmara de Ribamar). Foto: Nonato Aguiar / Folha do Município 

Merendeiras de São José de Ribamar recebem certificados do curso de capacitação em alimentos

Em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) a prefeitura de São José de Ribamar, realizou na manhã desta quinta-feira (10) na Creche Turiuba, o encerramento da capacitação de Merendeiras. 

O curso contou com módulos teóricos e práticos que versam sobre técnicas de preparo e aproveitamento integral dos alimentos, princípios básicos de higiene, controle de qualidade, boas práticas de manipulação e a parte prática de preparo de alimentos.

O prefeito Luis Fernando destacou a importância do trabalho das merendeiras para o desenvolvimento dos alunos. “Sei a importância que uma alimentação de qualidade representa na vida escolar dos alunos, influenciando no rendimento escolar de cada criança. De parabéns cada uma de vocês pelo comprometimento, além da iniciativa do Governo do Maranhão que enriquece ainda mais o nosso padrão de qualidade nas escolas municipais”, disse o prefeito parabenizando todos os profissionais.

Para Doriana Sousa, que trabalha em uma escola do município, o curso serviu para adquirir novas técnicas de alimentação além de conhecimento. “Aprendemos a fazer uma merenda de qualidade, sabemos agora como trabalhar de forma mais adequada, servindo melhor e cozinhando não só do jeito que a gente sabe, mas aprendendo novas formas e técnicas”, comentou a aluna do curso.

Ao todo, 110 merendeiras (os) da rede pública de ensino foram certificadas no curso que teve como objetivo levar conhecimento técnico às profissionais da área.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, a capacitação é de extrema importância tanto para os profissionais que recebem o treinamento quanto para os alunos da rede pública que vão ter em suas escolas merendeiras mais qualificadas e aptas na elaborarem das refeições.

“Sabemos que muitos alunos da rede pública de ensino têm a merenda escolar como sua principal refeição. De modo que além de capacitar as merendeiras, estamos contribuindo, conseqüentemente, para a melhoria da qualidade das refeições recebidas na escola”, frisou Neto Evangelista.

Também estiveram presente ao evento, o vice-prefeito, Eudes Sampaio, a secretária adjunta de Segurança Alimentar, Lourvidia Caldas, a secretaria municipal de assistência social trabalho e renda, Sônia Menezes, vereadores e comunidade local.

Tema discute com presidente do TCU aplicação de recursos do Fundef

Acompanhado dos deputados federais José Reinaldo e Aluísio Mendes, o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), prefeito Cleomar Tema, esteve reunido, nesta quinta-feira (10), com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro, a quem solicitou que interceda pela padronização da aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

De acordo com o líder municipalista , durante anos os prefeitos do Maranhão tiveram um grande prejuízo porque o governo federal calculava a per capta por aluno com valor muito abaixo do real.

O Fundo vigorou até 2006, quando foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Segundo Cleomar Tema, a Justiça está dando ganho de causa aos prefeitos, mas a diversificação do entendimento de alguns magistrados vem criando problemas.

“Os juízos estabelecem normas diferenciadas para a aplicação dos recursos. Uns determinam que a verba deve ser aplicada integralmente na Educação, outros mandam que seja gasta de acordo com a necessidade do gestor enquanto outra parcela diz que os recursos devem ser divididos entre Educação, Saúde e setores diversos”, afirmou.

“A nossa proposta é de que 50% desse recurso possam ser usados livremente, uma vez que a maioria dos recursos aplicados na época eram dos municípios e não da União. Queremos que 30% sejam aplicados na Educação e 20% na Saúde”, completou Tema.

Ele disse acreditar que a decisão do TCU deve ser tomada dentro de poucos dias.

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com