terça-feira, 15 de agosto de 2017
A pesquisa foi feira com 40 fones de ouvido e, em 87% dos objetos, foi encontrada uma alta contaminação. (iStock/Getty Images)
Fones de ouvido de uso diário podem estar contaminados com até 10.000 fungos e bactérias que podem causar micoses e graves infecções, como otites e sinusites. A conclusão é de uma pesquisa da faculdade de biomedicina Devry Metrocamp, em Campinas, feita com quarenta fones (trinta do modelo que se encaixa na orelha e dez headfones, que têm contato com a parte externa da orelha) de jovens e adultos que tinham o hábito de compartilhar os aparelhos e não higienizá-los. Em 87% dos objetos foi encontrada uma alta contaminação que incluía a bactéria Staphylococcus aureus, que pode levar a infecções de pele e também das vias aéreas superiores, como as otites.

Entre os fungos detectados pelo estudo, que analisou os aparelhos por três meses, os do grupo Candida ssp são os mais preocupantes, de acordo com os pesquisadores, que foram surpreendidos pela alta quantidade de microrganismos presentes nos objetos. Esses fungos são difíceis de tratar e podem afetar alguns órgãos do ouvido, provocando doenças em pessoas com imunidade baixa.

Veja também
Fone de ouvido-pega fogo durante voo
Mundo
Fone de ouvido explode e fere passageira na Austrália

Expor-se a um barulho maior do que o recomendado por longos períodos leva a lesões na estrutura responsável por captar os sons
Saúde
4 em 5 jovens exageram no volume dos fones de ouvido

Contaminação

No geral, todos os headfones que participaram da pesquisa estavam contaminados com a bactéria Staphylococcus aureus (que pode levar também ao desenvolvimento de meningites) em baixas quantidades. Por essa razão, seu uso é um pouco mais seguro.

A cera encontrada no ouvido é uma proteção que tem o objetivo de impedir a entrada de fungos e bactérias. Contudo, o uso frequente dos fones de ouvido (e também de cotonetes) pode reduzi-la, deixando o ouvido sem defesas.

De acordo com a equipe de cientistas, coordenada pela bióloga Rosana Siqueira, os fones internos entram em contato com essa cera e, quando não são limpos corretamente, entram em contato com diversos microrganismos que “grudam” no objeto. Ao serem encaixados nos ouvidos, o canal auricular fica abafado e em uma temperatura propícia à proliferação de fungos e bactérias. Se o ouvido estiver com pouca cera e o organismo com a imunidade reduzida, os fungos e bactérias encontrados nos fones podem levar a doenças, como as otites.

Limpeza

Para evitar as contaminações, os pesquisadores indicam a limpeza dos objetos com o álcool isopropílico, indicado para eletrônicos. A higienização deve ser feita com um cotonete ou algodão embebido com o produto e passado nas partes do aparelho que ficam em contato com a orelha e nos fios, todos os dias, antes e após o uso. Álcool comum ou água e sabão não são indicados, pois prejudicam os fones. No caso dos headfones, se a película de proteção do aparelho for rompida, o ideal é trocá-lo, para que não haja a contaminação.

Os médicos também não recomendam o compartilhamento dos fones, hábito que pode favorecer infecções, pois os fungos e bactérias podem passar de uma pessoa para outra.

Se houver dor de ouvido, incômodo ou sensação de diminuição de audição, o melhor é procurar um otorrino para que sejam feitos exames e o diagnóstico. O tratamento pode incluir o uso de antifúngicos, antibactericidas, anti-inflamatórios e analgésicos. Fonte -  veja.abril.com.br
Botijões de gás enfileirados (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)
Petrobras eleva em 7,2% preço do GLP industrial a partir de quarta-feira(16)
Estatal disse que o aumento foi motivado pela variação das cotações nos mercados internacionais desde a última revisão.
Por Reuters
Petrobras anunciou nesta terça-feira alta de 7,2% em média no preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em embalagens acima de 13 quilos, a partir de quarta-feira (16), o que foi considerado "preocupante" pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás).
Em nota nesta terça-feira, a Petrobras afirmou que o ajuste do produto, destinado ao uso comercial e industrial, é explicado, principalmente, pela variação das cotações nos mercados internacionais desde a última revisão de preços.
A Petrobras ressaltou ainda que os preços de GLP destinado ao uso residencial, o chamado gás de cozinha, comercializado pelas distribuidoras em botijões de até 13 quilos, não foram objeto deste reajuste nesta terça-feira.
Em nota, o Sindigás afirmou que, com o aumento de preços, o valor do produto destinado a embalagens maiores que 13 quilos ficará 39,9% acima da paridade de importação.
"O aumento do GLP para embalagens que atendem o comércio e a indústria é preocupante, pois afasta ainda mais o preço interno dos valores praticados no mercado internacional, impactando justamente setores que precisam reduzir custos", disse o Sindigás.
 ASCOM/SJR
O jovem ribamarense, Neilson Marques será empossado nesta terça-feira (15) no Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE). A cerimônia ocorrerá no Palácio do Planalto e contará com a presença do presidente da República, Michel Temer, do secretário nacional de Juventude, Assis Filho, e representantes das mais diversas forças políticas de Juventude do Brasil.
O Conselho faz parte da Secretaria Nacional de Juventude e foi criado em 2005 pela Lei 11.129, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República (SNJ/SG/PR), e ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM).
Neilson Marques foi eleito como membro da sociedade civil em eleição direta e é o primeiro ribamarense a fazer parte do Conselho, sendo um dos sete representantes da região nordeste e um dos quatro que representará o Estado do Maranhão.
Na opinião do prefeito Luis Fernando, a eleição de Neilson Marques é motivo de orgulho para o município e para a prefeitura de São José de Ribamar a qual ele faz parte. “É muito satisfatório e nos enche de orgulho ter um jovem ribamarense atuante e funcionário da prefeitura fazendo parte do Conselho”, exaltou o gestor.
“Sinto-me feliz em ser o primeiro representante do município em um órgão tão importante como o Conselho Nacional de Juventude que é marcado pela pluralidade de jovens que possuem o intuito de discutir um novo Brasil com o objetivo de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude. Será uma honra servir a juventude brasileira”, observou Marques. 
Durante a solenidade de posse, Neilson estará acompanhado do secretário de Juventude do Município, Antonio Filho, que prestigiará esse grande momento para as políticas públicas ligadas à juventude.
Uma grave denúncia contra a gestão da prefeita Fernanda Gonçalo. Um gerador de energia de uso exclusivo da Unidade Odontológica Móvel foi flagrado sendo utilizado em uma festa particular. O gerador estava servindo para o sistema de som e iluminação em uma vaquejada no povoado Zé Pedro neste domingo (13).

A Unidade Odontológica foi adquirida ainda na gestão do ex-prefeito Venancinho, que antecedeu Alan Linhares.

na gestão do ex-prefeito Venancinho de uso exclusivo da secretaria municipal de Saúde utilizado para dar suporte ao consultório odontológico móvel que atende aos moradores dos povoados e zona rural foi usado de forma indevida em uma festa particular precisamente uma vaquejada realizada no domingo (13) no povoado de Zé Pedro.
Moradores da região dizem que o gerador tem sido usado constantemente para fins particulares.

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Navigation