quinta-feira, 31 de agosto de 2017
A verdade venceu’
Em nota, nesta quarta-feira, 30, o governador Flávio Dino (PC do B), do Maranhão, se declarou ‘feliz’ com decisão do STJ que rejeitou abertura de inquérito contra ele com base nas delações da Odebrecht.
– Por Luiz Vassallo, Julia Affonso e Fausto Macedo, do Estadão.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), afirmou, em nota, nesta quarta-feira, 30, ter ficado ‘feliz’ com a rejeição, pelo Superior Tribunal de Justiça, de abertura de inquérito para investigar delações da Odebrecht que o mencionam.
Segundo o executivo José Carvalho Filho, ele teria recebido caixa dois de R$ 400 mil do Setor de Operações Estruturadas da empreiteira, conhecido como departamento de propinas.
O ministro relator do caso no STJ, Félix Fischer, alegou que não há indícios suficientes para embasar um inquérito a respeito do suposto repasse.
O desembargador Marcelo Carvalho Silva, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), determinou nesta quarta (30) a suspensão da lei municipal que proibia o uso do aplicativo de transporte Uber em São Luís.

A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral de Justiça do Maranhão (PGJ), feito na semana passada.

Em seu despacho, o magistrado destaca que proibir o uso de aplicativos de transporte privado é “garantir um monopólio ilegítimos aos taxistas, impedindo a livre iniciativa, a efetiva concorrência e a liberdade de escolha dos consumidores”.

Com a decisão, está liberado o uso do aplicativo Uber – e de outros semelhantes – em toda a capital maranhense.
ASCOM/SJR | Fotos: Wanderson Silva
Para marcar o encerramento das ações em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno, a prefeitura de São José de Ribamar por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou grande atividade na UBS Honório Gomes, com a presença de gestantes, lactantes, bebês além de profissionais da área de saúde.

Para o secretário de saúde, Tiago Fernandes, o Agosto Dourado encerra o mês de atividades intensas, mas os atendimentos continuam em todos os postos com o mesmo intuito: intensificar a parceria firmada com as mães nesse grande gesto que é amamentar. “Foi uma grande parceria nesse mês com as mamães. E nosso intuito é continuar com os trabalhos de conscientização de que o leite é um alimento completo e que deve ser oferecido exclusivamente até pelo menos os seis primeiros meses de idade do bebê”, destacou.

Já o prefeito Luis Fernando, lembrou que os objetivos do Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo e dedicação à amamentação, estão sendo alcançados por meio de diversas atividades conjuntas de promoção do tema, porém não podem parar com o término do mês.

“Estamos encerrando o mês, mas o resultado final será sempre a busca permanente do conhecimento a cerca da importância da amamentação. Lembramos às famílias que o aleitamento é uma prática nutricional, mas também de amor e que não é apenas uma responsabilidade materna, mas uma força tarefa que envolve o pai, toda a família e os profissionais da saúde que estão a postos para ajudar na condução do processo”, ressaltou.

Capacitação para profissionais da saúde da família
Nesta quarta-feira (30), a prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, também realizou oficina voltada para estratégias de fortalecimento da atenção integral às crianças com infecção congênita associada à doenças infecciosas que acometem recém-nascidos. Durante a oficina foram evidenciadas as causas de morte prematura, e os riscos que o feto corre ao ser contaminado a partir de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Para a representante do Ministério da Saúde, Jacirene Lima Campos, o objetivo vem sendo atingido uma vez que os profissionais estão discutindo o problema, sobretudo o atraso no desenvolvimento das crianças com microcefalia e traçando políticas públicas de atendimento para as famílias.

“O compromisso dos profissionais daqui, mostra um fortalecimento das políticas públicas que o município está implementando. A criança acometida por essas doenças precisa ser assistida desde a concepção, passando pelo nascimento, desenvolvimento e até mesmo em todas as fases da vida dessa criança”, pontuou.

Durante o evento também foi discutida a estratégia de fortalecimento da atenção integral nos mais variados projetos e frentes desenvolvidas. O secretário de saúde, Tiago Fernandes, reiterou a sensibilização da gestão para a importância do tema e programa da Saúde da Família.

“A oficina é uma ação de sensibilização que mostra a importância do trabalho do PSF para o quadro geral da saúde da família, sendo um vetor fundamental na melhoria de todos os pontos em paralelo com o quadro geral de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e afins. Daí a importância da presença de todos os agentes para o permanente combate”, finalizou o secretário. 
Prefeita de Raposa, Talita Lací(PCdoB) fez abertura oficial da 9ª Conferência Municipal de Saúde
Por Nonato Aguiar / Folha do Município 

A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) abrem nesta quarta-feira (30), a 9ª Conferência Municipal de Saúde. 
Prefeita de Raposa, Talita Lací(PCdoB) fez abertura oficial da 9ª Conferência Municipal de Saúde às 7h:30. Na ausência do presidente da Câmara vereador Beka Rodrigues, o vereador Joaquim Souto, representou a Câmara Municipal de Raposa. Secretários municipais, e os vereadores, Rosa do Araçagy e Ribamar Inácio(PCdoB); e o vice-prefeito Allan da Madeireira também prestigiaram o evento. 

Toda a programação da Conferência está estruturada a partir do tema “Humanizando relações." 

Segundo informou Tatiana Lisboa Santana, secretária de saúde do município de Raposa, "o principal objetivo é fortalecer a participação e controle social do SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da IX Conferencia Municipal de Saúde; Avaliar a situação de saúde; elaborar propostas  a partir das necessidades de saúde; e os debates vão reunir representantes da Semus, gestores de unidades de saúde, trabalhadores de diversas categorias da saúde e usuários do SUS que vão avaliar a gestão e organização de serviços de saúde e propor as diretrizes para a formulação do Plano Plurianual (PPA2018-2021) e Plano Municipal de Saúde."

Nesta quinta-feira, 31, das 15h30min às 16h30min haverá eleição do Novo Conselho Municipal de Saúde, de Raposa, atualmente sob a presidência da Agente Comunitária de Saúde, Lucinete Albuquerque. 

O evento acontece, de 30 a 31 de agosto, na Rua das Mangueiras, 100, Inhaúma, Pousada e Restaurante Fazendinha. 
Fotos: Nonato Aguiar / Folha do Município 

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Navigation