segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Botijão mais caro - Preço do gás de cozinha sobe 6,9% a partir desta terça-feira. Reajuste vale a partir desta terça. Empresa afirma que reajuste é por conta da variação de preços do mercado internacional apresentada em agosto.

AGÊNCIA BRASIL Rio - O preço do gás de cozinha vai subir, em média, 6,9% a partir desta terça-feira, informou a Petrobras. A companhia disse que está repassando a variação de preços do mercado internacional apresentada ao longo de agosto. 
Gás de cozinha vai aumentar quase 7% a partir desta terça-feira. 
Segundo comunicado, a decisão aplica-se exclusivamente ao GLP de consumo residencial em botijões de 13 kg e o ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. "Considerando que o mercado de GLP ao longo do mês de agosto continuou mostrando-se pressionado por baixos estoques e que a proximidade do inverno no Hemisfério Norte aumenta a demanda pelo produto, o Grupo Executivo de Mercado e Preços da Petrobras decidiu por um reajuste de 6,9%, em média." 
Servidor: mais de 70 mil esperam pelo salário de agosto Se for integralmente repassado aos preços ao consumidor, a companhia estima que o preço do botijão de GLP P-13 pode ser reajustado, em média, em 2,6% ou cerca de R$ 1,55 por botijão, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.
Com um culto ecumênico, bolo de 65 metros de comprimento distribuído para a população e músicas interpretadas por artistas ribamarenses, a prefeitura de São José de Ribamar encerrou neste domingo (24) a agenda de obras e ações em comemoração pelo aniversário de fundação do município.
A programação, que teve início no último dia 16 com uma grande ação social no bairro Nova Terra, fechou com a entrega de pelo menos 15 obras, incluindo a reconstrução de praças, UBS’s, duplicação de avenida, entre outras, além de 11 ações de grande impacto social e econômico, a exemplo da entrega de 1.327 títulos de propriedade beneficiando moradores dos bairros Canudos e Terra Livre, na região do Parque Vitória.
Os referidos títulos entregues, foram resultados do processo de regularização fundiária deflagrado por meio da Secretaria Municipal da Receita e Fiscalização Urbanística (SEMREC), aguardado pelos moradores há mais de 20 anos. A solenidade de entrega dos títulos ocorreu no sábado (23), na quadra da Praça da Juventude do Parque Vitória e contou com a presença do governador Flávio Dino, do prefeito Luis Fernando, do vice-prefeito Eudes Sampaio, vereadores, deputados estaduais e federais entre outras autoridades políticas.
Além da entrega dos títulos, outras importantes ações foram realizadas neste dia, incluindo a doação de um terreno ao Estado para a construção de uma escola de Ensino Médio no Parque Vitória; assinatura de convênio com a Polícia Militar para implantação do Colégio Militar na Escola Municipal Parque Vitória; Lançamento de edital de construção de Unidade de Apoio à Segurança Pública, também no Parque Vitória e entrega e doação de um terreno para implantação do Plantão Central da Polícia Civil no bairro Pindaí, na MA-201.
Ainda no sábado, o Parque Terezinha Jansen recebeu delegações de vários países e estados brasileiros num evento que emocionou os ribamarenses: o Festival Internacional do Folclore. Foram dezenas de apresentações que ocuparam um majestoso palco, montado pela prefeitura, com som e luzes de qualidade que tornaram as comemorações do aniversário da cidade ainda mais alegre e cultural. “Tivemos na sexta belas apresentações, a propósito da entrega da reconstrução da escola de música, além da banda Brasas do Forró, e hoje estamos nos enriquecendo de cultura com essa vasta apresentação aqui no festival”, comentou o vice-prefeito Eudes Sampaio.
Mais obras – No domingo pela manhã, dia do aniversário, os presentes foram para Panaquatira, uma área de grande apelo turístico e de lazer de São José de Ribamar. A região, recebeu totalmente reconstruído o Terminal de Transporte Coletivo, popularmente conhecido como Terminal das Vans, que conta agora com uma Unidade de Apoio à Segurança Pública, que vai servir de base para homens da Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
E para reforçar esse trabalho e contribuir com o Estado na luta pela melhoria da segurança pública, o prefeito Luis Fernando entregou à Guarda Municipal de São José de Ribamar 04 motocicletas e 02 quadriciclos, adquiridos com recursos do próprio município. Desde que assumiu a Administração, o prefeito Luis Fernando vem se empenhando em ações para melhorar a segurança do município.
"A segurança pública é hoje o grande desafio dos municípios. A educação e a saúde são responsabilidades do município, do Estado e da União, mas por algum motivo cultural a segurança não é encarada como responsabilidade municipal, e isso é um grande erro. Somente por meio da parceria entre Estado e Município poderemos vencer este desafio, por isso estamos aqui investindo na modernização da Guarda Municipal", comentou o prefeito Luis Fernando.
Também pela manhã, foi entregue a duplicação da 3ª etapa da Estrada de Panaquatira. A obra, que foi deixada em andamento ainda em 2010, quando o prefeito era Luis Fernando, no seu segundo mandato, ficou parada por seis anos. Ao voltar à prefeitura no início do ano, ele retomou o processo de liberação de repasses por meio da Caixa Econômica e agora, no aniversário da cidade, foi entregue à população uma obra que deixou a via muito mais bela e segura.
E, ao final da tarde de domingo, antes do corte do bolo, ao som dos cantores ribamarenses, foram entregues a reconstrução da Praça Ana Carolina e quiosques no Cais, em pleno funcionamento. “Foi uma semana de muitas obras e ações que irão ficar na história do município. Isso tudo é resultado de muito trabalho e de um desejo e determinação de devolver ao município a marca de uma cidade bonita, bem cuidada e desenvolvida”, finalizou o prefeito Luis Fernando. 
Lideranças políticas, sindicalistas e a sociedade civil estiveram nos eventos
Raposa e Paço do Lumiar foram os últimos dos treze municípios da grande ilha e cidades em torno que englobam a região metropolitana, a receber o seminário metropolitano, realizado pelo Governo do Estado através da Agência Executiva Metropolitana. Lideranças políticas, sindicalistas e a sociedade civil estiveram nos eventos, e tiveram a possibilidade de discutir questões importantes e sugerir medidas para serem levadas ao colegiado, presidido pelo governador Flávio Dino.
Na Raposa, o evento foi realizado na nova sede da Câmara Municipal, que além de proporcionar melhores condições de trabalho para os vereadores, funcionários e mais conforto ao atendimento ao público, se mostrou um excelente local para eventos do porte do seminário metropolitano.
Com o objetivo de divulgar a importância da metropolização e cumprir o que determina a legislação, o Governo do Maranhão realizou os seminários preparatórios para a conferência, que será realizada nos dias 10 e 11 de outubro, na capital. O processo visa implantar a gestão plena da região metropolitana da grande São Luís (RMGSL) e a governança Inter federativa.
O presidente da Agência Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, sendo recebido pelo presidente da Câmara, Beka Rodrigues, acompanhado dos vereadores Laurivan Uchôa e Joaquim Solto
Para o presidente da Agência Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, “é de suma importância os eventos em Paço e na Raposa, fico feliz com a participação de toda sociedade civil, todos os conselhos presentes e pela parceria dos municípios com o Governo do Estado. ” Concluiu o Presidente.
A prefeita do Município de Raposa, Talita Laci, falou da expectativa da cidade ser beneficiada com esse processo de metropolização realizada pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras, “nessa gestão as políticas públicas vão sair do papel e a população vai sentir em breve os benefícios dessa gestão integrada. ” Completou a prefeita.
A prefeita de Raposa, Talita Laci e o presidente da Câmara, Beka Rodrigues, durante entrevista à imprensa
Para o presidente da Câmara de Raposa, vereador Beka Rodrigues, a iniciativa do Governo do Estado só tem a trazer benefícios às cidades da região metropolitana. “Quando o prédio da Câmara foi solicitado para a realização do evento, não pensamos duas vezes […] Tudo que for preciso fazer para acelerar os debates sobre a metropolização será feito pela Prefeitura de Raposa e pela Câmara do Município”, disse.
Os Seminários também contaram com a importante colaboração das Secretarias de Estado das Cidades (Secid), Desenvolvimento Social (Sedes), Educação (Seduc), Turismo (Sectur), que enviam técnicos para fazer exposições sobre temas relacionados à discussão.
Mais informações e inscrições para a I Conferência Metropolitana da Grande São Luís, através do site www.agem.ma.gov.br 
ASCOM/SJR | Fotos: Wanderson Silva
A programação de aniversário da cidade desta sexta-feira (22), ainda contou com retomada da obra de construção do Liceu Ribamarense III e a Inauguração da Fábrica de Água Cocais.
Após anos paralisada, por falta de infraestrutura e condições de trabalho, a tradicional Escola de Música Maestro Nonato foi devolvida nesta sexta-feira (22) para a população ribamarense, totalmente reconstruída. A cerimônia de entrega, conduzida pelo prefeito Luis Fernando e o vice-prefeito, Eudes Sampaio, foi de grande emoção, sobretudo para o seguimento cultural, que agora tem de volta o equipamento considerado referência para a formação e descoberta de novos talentos.
“Chegava a doer o nosso coração, enquanto músicos e artistas que somos. Um equipamento como esse fechado é o mesmo que negar o direito de formar e descobrir novos talentos que vão propagar a nossa cultura local, estado e mundo a fora”, disse o diretor da escola Gérson que também é músico.
Para o prefeito Luis Fernando, o sentimento é de absoluta alegria em devolver a Escola de Música que voltará a oferecer educação cultural gratuita a crianças, jovens e adulto.
“Hoje depois de sete anos, também em minha gestão, volto a devolver a população a Escola De Música. É uma ação que além de devolver cidadania para a população, também representa a abertura de novas oportunidades de aprendizado voltada a cultura”, disse o prefeito diante de centenas de pessoas, além de deputados estaduais e federais.
O espaço foi completamente requalificado para atender a demanda de mais de 300 alunos que agora terão a oportunidade de apreender sobre os instrumentos de Bateria, Clarinete, Canto, Contrabaixo, Saxofone, Teclado, Trompete, Trombone e Violão nos turnos matutino e vespertino, com os novos instrumentos que foram adquiridos.
A programação de inauguração do espaço ainda reuniu diversas atrações locais além da banda nacional Brasas do Forró.
Retomada da obra do Liceu III - Também nesta sexta-feira (22), o prefeito Luis Fernando assinou a ordem de serviço para a reconstrução da Escola Municipal Liceu Ribamarense III, unidade pública de ensino em tempo integral que será implantada na Vila Sarney Filho, bairro localizado na região das Vilas do município de São José de Ribamar.
A escola, mais um importante equipamento esquecido pela gestão passada, será construída com recursos próprios e é a terceira maior unidade pública de ensino em tempo integral.
A exemplo das outras duas unidades do Liceu, (Sede) e Liceu Ribamarense II (Parque Jair), a escola contará com dez salas de aula; laboratório de informática; computador com internet para cada aluno; laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo; brinquedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada; refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área para estacionamento.
A unidade ensino terá capacidade para atender cerca de 400 alunos. As vagas serão distribuídas para o Ensino Fundamental e Educação Infantil.
Fábrica de Água - Também parte do calendário de inaugurações alusivo ao aniversário da cidade, o prefeito Luis Fernando inaugurou nova Fábrica de Água Cocais. O empreendimento que tem capacidade de produzir aproximadamente 320 mil garrafões de água por mês, também deverá atuar na linha de descartáveis, oferecendo a produção de copos de 200 e 300ml além de garrafas.
De acordo com uma das diretoras, Zenira Massoli Fiquene, que fez questão de convidar o prefeito para este importante momento para a economia ribamarense, a produção será possível em razão da elevada qualidade tecnológica utilizada pela empresa. “A Fábrica está equipada com o que existe de mais moderno no mercado em termos de máquinas e equipamentos”, explicou.
Para o prefeito Luis Fernando, a implantação da fábrica no município significa o retorno do empresariado que acredita e por investe no mercado local. “Serão gerados pelo menos 100 empregos diretos e mais de mil indiretos quando de capacidade máxima. Isso por se só cumpre a missão de gerar de forma sustentável emprego e renda para a população”, finalizou.

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Navigation