terça-feira, 3 de outubro de 2017

Advogado pede a cassação de Josimar de Maranhãozinho...

A Assembleia Legislativa do Maranhão recebeu uma representação em que o advogado Renato Coelho Cunha pede a instauração de processo de cassação do mandato do deputado Josimar de Maranhãozinho, pela prática de diversas condutas ilícitas e criminosas. O autor da representação também pede proteção policial aos órgãos de segurança, “por conta de ameaças vindas de emissários do deputado”.
Renato Coelho Cunha relata que ele e sua família sofrem retaliação do deputado e seu grupo por ter exercido suas prerrogativas de advogado ao mover diversas ações contra a prefeita eleita de Zé Doca, Josenildes Rodrigues, e seu grupo. Ela é irmã de Josimar de Maranhãozinho. De acordo com o autor da representação, o parlamentar mandou demolir um prédio de propriedade de sua família em Zé Doca, como forma de amedrontar os demais advogados que atuam no município.
Na representação, Josimar de Maranhãozinho é acusado de chefiar uma organização criminosa com atuação em diversos municípios ao longo da BR-316. “É de conhecimento de todos os atos de violência praticado por esse deputado, que se gaba de ser “O Moral da BR 316”; se gaba de ser o Todo Poderoso da BR 316, dono de várias Prefeituras na Região Noroeste do Estado e anda fortemente armado guarnecido por uma trupe de capangas comandadas por policiais militares reformados”, afirma o advogado.
Josimar de Maranhãozinho é acusado também de liderar a invasão das reservas indígenas do Alto Turiaçu e AWA-GUA, para extração ilegal de madeira. O caso é alvo de inquérito da Polícia Federal. “Se afasta o deputado do seu papel de legislador ao ser dono de prefeituras na BR 316, onde os prefeitos são figuras decorativas, e se envolver em negócios criminosos como na invasão das reservas indígenas do Alto Turiaçu e AWA-GUA, para extração ilegal de madeira”, afirma Renato Cunha, na ação. Do blog do Jorge Aragão 

Luis Fernando inaugura Unidade Básica de Saúde no Jardim Tropical II

A prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), entregou nesta segunda-feira (02) mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), desta vez, beneficiando o Jardim Tropical II. O equipamento compreende o complexo de serviços e obras iniciado pelo atual prefeito desde o início do ano, que vem reconstruindo o setor e melhorando a qualidade dos serviços ofertados pelo município, sobretudo na área da saúde preventiva.  

Esta, que já é a segunda UBS entregue aos moradores da região do Jardim Tropical em menos de 15 dias, celebra também o compromisso do prefeito firmado ainda no período de pré-campanha, quando da realização dos seminários do "Planeja", que formatou as obras de reconstrução do município para as principais áreas de gestão.
Entre reconstruídas e novas unidades, a atual gestão já entregou à população seis UBS’s em diversas regiões do município nos nove meses da atual gestão.

"A exemplo das demais UBS's já entregues, o Jardim Tropical II recebe hoje mais uma unidade, o que deverá colaborar diretamente com o fornecimento da saúde, sobretudo atuando na prevenção e fornecimento de atendimento com qualidade para a população", disse o prefeito Luis Fernando.

A nova UBS do Jardim Tropical II, que por enquanto funcionará em prédio alugado, conta com atendimentos de Clínico Geral, Ginecologista, Odontologia, procedimentos gerais, além de realização de exames clínicos de primeira urgência, testes rápidos, vacinas, projetos e programas, voltados ao atendimento da saúde da família.

Para a o secretário de Saúde, Thiago Fernandes, a entrega de mais unidade na região do Jardim Tropical, reforça o compromisso do prefeito Luis Fernando de expandir os serviços de saúde da atenção primária à população. “Estamos abrindo mais uma porta para que a comunidade desta região tenha acesso e cuidado com a saúde preventiva. Ao contrário do que foi feito nos últimos anos, estamos estendendo a mão para as pessoas”, enfatizou o secretário.

A região do Jardim Tropical, uma das áreas ribamarenses castigadas pela falta de atenção por parte do poder público, nos últimos seis anos passados, ainda deverá ser contemplada nos próximos meses, com a requalificação da Avenida Paraíso, atualmente completamente destruída por ausência de manutenção, limpeza e conservação. Os procedimentos para a licitação e posterior contratação da obra estão em curso e seguindo todos passos previstos em lei para que a obra aconteça.

Participaram ainda da solenidade, o vice-prefeito Eudes Sampaio,  vereadores Professor Cristiano, Lázaro e J. Lindoso, além da comunidade local, que fez questão de prestigiar da inauguração de mais esse equipamento público.

Enfermeiro se suicida no Hospital do Servidor, em São Luís -MA

Um homem identificado como José Ailson Sousa e Silva, de 49 anos de idade, natural da cidade de Nova Olinda e morador de São José der Ribamar, recorreu ao suicídio na tarde desta terça-feira (3) nas dependências do Hospital São Luís (Hospital do Servidor), localizado no bairro Cidade Operária, Região Metropolitana de São Luis.

Segundo informações preliminares, José Airton trabalhava na unidade hospitalar como técnico em enfermagem. A vítima foi encontrada morta dentro de um dos banheiros do hospital com um disparo de arma de fogo na cabeça.

Ao lado do corpo, foram encontradas uma lista de nomes com números de telefones, que seriam familiares da vítima, e a arma do suicídio.

A Polícia Militar e o IML já estão no local para apurar o caso.

O caso chamou atenção de estava no local e deixou funcionários e pacientes assustados. O Instituto Médico Legal de São Luís foi acionado para remoção do corpo.

Flávio Dino reconhece o esforço do prefeito Luis Fernando para o desenvolvimento da educação

Durante a inauguração do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São José de Ribamar, evento que contou com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, o governador Flávio Dino (PCdoB) fez questão de realçar a contribuição do prefeito Luis Fernando para o desenvolvimento da educação não só do município ribamarense, mas de todo o Estado.

Flávio Dino lembrou do período no qual Luis Fernando foi secretário de Educação do Estado, no governo de José Reinaldo Tavares, quando ele levou para todos os municípios maranhenses o Ensino Médio, além de implantar uma das experiências mais exitosas no âmbito do município, já na condição de prefeito de São José de Ribamar: a rede de ensino em tempo integral.

“Na prefeitura de São José de Ribamar, Luis Fernando trouxe experiências de extrema importância ao implantar o Liceu Maranhense I e II com recurso e esforço próprio. Hoje temos a alegria e por meio de parceria do Governo do Estado, avançarmos para o Liceu III, bem como duas escolas de tempo integral, além de outras obras de igual valor social e econômico para o desenvolvimento do município e de todo o Maranhão”, finalizou o governador.

Na mesma linha de reconhecimento, o ministro agradeceu ao prefeito Luis Fernando pela contribuição na construção do IFMA no município, ao viabilizar a área para a construção do equipamento. “Todos sabemos do empenho do prefeito Luis Fernando Silva para que esse sonho fosse concretizado, tanto esforço para que o instituto viesse para esse município quanto na viabilização do terreno. Esta rede de educação técnica é muito forte e por essa razão o Campus instalado aqui hoje é uma conquista que vai atender estudantes em toda a região”, disse o ministro.

Para o prefeito Luis Fernando, a obra tem uma importância vital para toda a região metropolitana, pois o IFMA constrói um futuro melhor para a juventude e vai muito além que uma política pública. “A cidade precisava muito disso como um fator de desenvolvimento, como instrumento de ascensão social, pois os jovens terão uma oportunidade maior de êxito na garantia do conhecimento”, completou.

O IFMA - A sede definitiva do Campus São José de Ribamar do IFMA tem 4.420,99 m² de área construída e dispõe de nove salas de aula, sete laboratórios, sala de multimeios, biblioteca, setor administrativo, lanchonete e área de vivência e tem capacidade de atendimento de até 1.200 alunos de forma presencial.

Atualmente, o Campus da rede federal já atende 910 alunos e oferece cinco cursos técnicos de nível médio: Administração, Eletroeletrônica, Informática para Internet, Programação de Jogos Digitais e Redes de Computadores.

O Campus São José de Ribamar também oferta cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), e já capacitou cerca de 320 trabalhadores em cursos técnicos. Recentemente também passou a oferecer educação à distância, com abertura de 50 vagas do curso de Informática.

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com