quarta-feira, 4 de outubro de 2017

José Joaquim vence eleição no TJ e será o novo presidente para o próximo biênio

Desembargador José Joaquim vence Nelma Sarney e se elege presidente do TJ/MA por 16X10. 

O desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos venceu a disputa pela presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, em votação realizada na manhã desta quarta-feira (4). O magistrado obteve 16 votos, contra 10 da colega Nelma Sarney. Houve, ainda, um voto em branco.

Para o cargo de vice-presidente, foi eleito o desembargador Lourival Serejo, que superou o colega José Bernardo Rodrigues.

O desembargador Marcelo Carvalho foi eleito corregedor, com 23 votos, contra apenas dois da colega Maria das Graças Duarte.

Disputa

Eleito presidente, José Joaquim terá a missão de reunificar o TJMA, tendo em vista a clara cisão da Corte após a quebra da tradição respeitada nas últimas eleições na Casa, que previam que o desembargador mais antigo fosse escolhido presidente.

Prova do racha foram os 10 votos dados a Nelma Sarney, que podem ser interpretados como manifestações de protesto de desembargadores que se opuseram à reviravolta que conduziu José Joaquim à presidência no próximo biênio.
Já para o cargo de corregedor, o desembargador Marcelo Carvalho foi praticamente aclamado para o cargo, até mesmo pela desistência do desembargador Paulo Velten, que seria derrotado em uma eventual eleição.
Sendo assim, a nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça será formada por José Joaquim Figueiredo dos Anjos (presidente), Lourival Serejo (vice-presidente) e Marcelo Carvalho (corregedor).

A posse ocorre sempre na terceira sexta-feira do mês de dezembro – neste ano de 2017, o dia 15 de dezembro.

A um ano da eleição, vantagem de Flávio Dino sobre Roseana é de 32 pontos

Se as eleições fossem hoje, o governador Flávio Dino, do PCdoB, seria reeleito com 32 pontos em relação à ex-governadora Roseana Sarney (PMDB). É o que mostra o cenário avaliado pela pesquisa Exata, divulgada nesta quarta-feira (04) pelo Jornal Pequeno.

De acordo com o instituto, 60% dos maranhenses responderam que escolheriam a reeleição de Flávio Dino. Outros 28% votariam em Roseana Sarney.

A um ano do pleito eleitoral, apenas 7% votariam no atual senador Roberto Rocha (PSDB) e outros 5% em Maura Jorge (Pode).

Neste cenário, são considerados os votos válidos, conforme feito na apuração eleitoral.

Segundo a pesquisa Exata, 61% dos maranhenses aprovam a gestão Dino, enquanto 36% desaprovam. Outros 3% não sabem ou não responderam.

A pesquisa JP/Exata ouviu 1.420 eleitores, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro.

A margem de erro é 3,2 pontos percentuais e o levantamento tem 95% de confiabilidade.

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com