quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Secretário Carlos Lula recebe título Doutor Honoris em Gestão em Saúde Pública

Para o secretário, o título de Doutor Honoris Causa em Gestão em Saúde Pública para os profissionais do estado é fruto de muito trabalho e dedicação.
O Hospital e Maternidade de Alta de Complexidade do Maranhão, antiga Marly Sarney, tem fortalecido a rede materno-infantil no estado, ampliando os cuidados voltados para as mulheres maranhenses. Funcionando deste março deste ano, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) materna da unidade chamou a atenção da Emill Brunner University, com sede em Brasília, que na noite da última segunda-feira (13) concedeu a profissionais ligados ao serviço o título de Doutor Honoris Causa em Gestão em Saúde Pública.
Doze pessoas receberam o título honorífico, onze delas ligadas a UTI Materna, ação executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entre estes, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que assim como os demais teve o currículo analisado por uma banca formada por doutores. O título é concedido a pessoas ilustres que se destacaram no meio acadêmico, humanístico ou em sua sociedade.
“É um reconhecimento ao trabalho de toda SES. É simbólico, porque é individual, mas representa o reconhecimento da Emill Brunner ao trabalho da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão e da implantação da UTI Materna”, comentou o secretário Carlos Lula, na solenidade de concessão do título, que foi entregue pela primeira vez no estado.
Para o secretário, o título de Doutor Honoris Causa em Gestão em Saúde Pública para os profissionais do estado é fruto de muito trabalho e dedicação. “Agradeço à equipe toda que está envolvida na UTI Materna, em especial, mas a toda secretaria. Que possamos ter outros trabalhos e que o Maranhão possa, cada vez mais, ter suas ações reconhecidas aqui no Brasil e fora do país também”, afirmou.
O reitor Emill Brunner University, Italu Bruno Colares de Oliveira, destacou que o título é outorgado mediante trabalho e esforço laboral, o que demonstra a grande contribuição deles à sociedade. “A implantação da UTI Materna foi uma das causas sim, pesou muito, mas o currículo e trabalho de todos fez diferença. Uma comissão com cinco doutores foram favoráveis à outorga dessa titulação”, disse.
Além do secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, receberam o título André Rossano Mendes Almeida, Alexandre Augusto Gomes Alves, André Gustavo Moraes de Oliveira, Edson Cunha de Araújo Júnior, Érico Brito Cantanhede, José Ricardo Santos de Lima, Manoel Benício da Costa Oliveira, Pedro Humberto Sousa Torquato, Ricardo Maurício Batista Feitosa Cuba, Sergio Sousa Sena Santos e Silvya Cristine de Avelar Bottentuit.

IMPERATRIZ: Flávio Dino possui 65% e Roseana 26%, diz pesquisa

O atual governador e pré-candidato a reeleição, Flávio Dino (PCdoB), ampliou a vantagem sobre a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) em Imperatriz. 
É o que aponta pesquisa do Instituto Interpreta feita com exclusividade para o Jornal Correio, sobre a intenção de votos do imperatrizenses para as eleições de 2018.  
De acordo com o levantamento, Dino possui 65,3%, contra 26% de Roseana, Roberto Rocha soma 4,6%, Maura Jorge 3,9% e Ricardo Murad 0,2%. 
A pesquisa do Instituto Interpreta foi realizada no dia 10 de novembro em Imperatriz, e ouviu 600 pessoas. 
O levantamento tem margem de erro de 4 pontos percentuais.

SMTT prorroga prazo de orientação a motoristas sobre faixas exclusivas

Faixas são de exclusividade de ônibus, ambulâncias, táxis com passageiro e viaturas das polícias e da SMTT
Por G1 Maranhão, São Luís, MA
Faixas exclusivas ainda causa confusão em São Luís.
Por conta de dúvidas quanto ao funcionamento das faixas de trânsito exclusivo em algumas avenidas de São Luís, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) decidiu prorrogar por mais 30 dias – prazo anterior também foi de 30 dias – o período de adaptação e esclarecimentos aos condutores de veículos.
As faixas são de exclusividade de ônibus, ambulâncias, táxis com passageiro e viaturas das polícias e da SMTT. Elas foram colocadas nas avenidas Colares Moreira e Castelo Branco, nos bairros do Renascença e São Francisco, nas Cajazeiras, no Centro de São Luís.
Depois deste período, a fiscalização será feita com toda estrutura disponível pela SMTT. Infrações quanto ao trânsito na faixa exclusiva serão punidas com multa.
"A prorrogação é para que a população possa compreender melhor como funcionará essa fiscalização nas faixas exclusivas. Nesse período, estamos à disposição da população para esclarecer quaisquer dúvidas em relação a essa fiscalização. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas acerca do uso das faixas exclusivas, que permitem um ganho na velocidade do transporte coletivo", disse o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros.

PGE busca solução junto a Justiça Federal sobre praia do Araçagi

Rodrigo Maia Procurador Geral do Estado do Maranhão.
A Procuradoria Geral do Estado do Maranhão protocolou, na última segunda-feira (13), uma petição perante o juiz federal, na qual o Estado pede que as partes envolvidas sejam ouvidas a fim de se encontrar meios de conciliação e que evitem medidas que levem a desgastes sociais e econômicos.
A PGE, junto com as Prefeituras de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, levam em consideração a existência de um projeto urbanístico para adequação de espaços comerciais nas praias do Araçagy e Olho de Porco e requerem, de forma mais justa, uma desocupação consensual e gradual, até que a obra seja concluída. 
Isso evitará prejuízos à atividade econômica e aos interesses sociais, considerando o número de pessoas que se utilizam das barracas para sua renda e subsistência.

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com