terça-feira, 21 de novembro de 2017
O governador Flávio Dino faz uma série de entregas de obras e autoriza novos investimentos em cinco cidades nesta quarta-feira (22). O dia começa em Amapá do Maranhão, com a entrega de cem casas do Programa Minha Casa, Meu Maranhão nos povoados Curtiçal, Nova Vida e Vertente. Todas as residências contam com sistema de abastecimento de água.
Flávio Dino também visita o projeto Aquaponia, de geração de renda. Já implantado nos povoados Nova Vida e Curtiçal, o projeto contempla cem famílias. Trata-se de um sistema cooperativo cuja a técnica alia criação de peixes com cultivo de hortaliças.
O governador lança mais duas autorizações para o Rua Digna, que vem pavimentando com bloquetes ruas que jamais receberam atenção do poder público.
Ainda em Amapá do Maranhão, o governador autoriza o início das obras do Mais Asfalto e entrega 204 itens de materiais esportivos.
Em seguida, é a vez da cidade de Cândido Mendes receber 306 itens esportivos e ter autorizada novas obras do Mais Asfalto.
VIVA e Restaurante 
O terceiro município é Godofredo Viana, onde será inaugurada a nova unidade do VIVA/Procon. Os serviços estão funcionando desde maio e agora serão inaugurados oficialmente. Já foram feitos mais de 8 mil atendimentos no local.
O governador também vistoria as obras do Restaurante Popular, que deve ser entregue ainda neste ano à população.
Godofredo Viana ainda vai receber 204 itens esportivos, além de ter autorizadas obras do Mais Asfalto.
Incentivo à juçara
Em Luís Domingues, a passagem do governador Flávio Dino será marcada por ações de estímulo aos produtores de juçara. Ele entrega uma motocicleta, 3.400 kg de calcário, 1.500 kg de fertilizantes do Programa Mais Produção e 6 kits de irrigação para a Cadeia Extrativista da Juçara. Além disso, Flávio Dino vai autorizar a reforma da Agroindústria de Juçara de Luís Domingues.
Ele também vai entregar 204 itens esportivos e autorizar novas obras do Mais Asfalto.
A agenda se encerra em Carutapera, onde ele visita as obras de reforma e adequação do hospital de 50 leitos e entrega cinco títulos de terra. Flávio Dino ainda autoriza a construção de Sistema Simplificado de Abastecimento de Água no Povoado Bacabal, entrega 408 itens esportivos e autoriza obras do Mais Asfalto.
– Veja como será a agenda do governador nesta quarta – 
9h – Amapá do Maranhão (Povoado Curtiçal)
– Entrega de 100 casas do Programa Minha Casa, Meu Maranhão, com sistema de abastecimento de água nos povoados Curtiçal, Nova Vida e Vertente
– Visita ao Projeto de geração de renda, denominado Aquaponia, já em desenvolvimento nos povoados Curtiçal, Nova Vida e Vertente
– Lançamento de mais duas autorizações para o Rua Digna
– Autorização para o início de obras do Mais Asfalto
– Ações de Saúde da Fesma
– Entrega de 204 itens de materiais esportivos
10h30 – Cândido Mendes
– Autorização para o início de obras do Mais Asfalto
– Entrega de 306 itens de materiais esportivos
11h30 – Godofredo Viana
– Inauguração do Viva
– Autorização para o início de obras do Mais Asfalto
– Vistoria nas obras do Restaurante Popular
– Entrega de 204 itens de materiais esportivos
13h – Luís Domingues
– Almoço na Casa da Creusa Braga (Rua Magalhães de Almeida, 186, Centro)
– Vistoria em obras do Mais Asfalto
– Entrega de uma motocicleta para a Cadeia Extrativista da Juçara
– Entrega de 3.400 kg de calcário e 1.500 kg de fertilizantes no Programa Mais Produção para a Cadeia Extrativista da Juçara
– Entrega de 6 kits de irrigação para a Cadeia Extrativista da Juçara
– Autorização da reforma da Agroindústria de Juçara de Luís Domingues
– Autorização para o início de obras do Mais Asfalto
– Entrega de 204 itens de materiais esportivos
16h30 – Carutapera
– Visita às obras de reforma e adequação do hospital de 50 leitos
– Entrega de cinco títulos de terra
– Autorização para construção de Sistema Simplificado de Abastecimento de Água no Povoado Bacaba
– Entrega de 408 itens de materiais esportivos
– Autorização para o início de obras do Mais Asfalto

O blog de Dagny Carlsson já tem mais de 2,3 milhões de visitantes Foto: Reprodução
Mais de 2 milhões de pessoas visitaram o site da senhorinha sueca

Aquela história de que “nunca é tarde para se aprender” foi levada à sério por Dagny Carlsson. Aos 105 anos, a sueca ostenta o título de blogueira mais velha do mundo. Com cerca de 2,3 milhões de visitantes, Dagny encanta os leitores falando de gastronomia, beleza, moda, viagens e experiências que viveu, como, por exemplo, a primeira calça jeans que comprou, aos 101 anos.

Em entrevista a uma rede de TV britânica, a senhorinha, que hoje é considerada celebridade na Suécia, contou que seu primeiro contato com o computador foi aos 99 anos, quando se inscreveu em um curso de informática. Desde então, ela decidiu dar um novo rumo para sua vida e, aos 100 anos, criou seu blog. Além de dar dicas de estilo de vida, Dagny é ferrenha defensora dos direitos dos idosos.

– Os idosos não são estúpidos como a sociedade pensa. Digo que os idosos merecem respeito – afirmou Dagny durante a entrevista.

Quem vê a senhorinha de sorriso largo e gentil nem imagina que ela já passou por experiências difíceis na vida. Quando jovem, ela precisou abandonar o sonho de ser professora para trabalhar em uma fábrica. A vida pessoal também não foi das melhores, já que precisou conviver com os maus tratos da mãe e, posteriormente, do primeiro marido, que era alcoólatra. Segundo Dagny, ela só conseguiu encontrar afeto verdadeiro em seu segundo companheiro, que faleceu há alguns anos.

A trajetória de Dagny é tão inspiradora que se tornou livro, em 2016. Nele, ela conta suas experiências e aconselha os leitores. E não para por aí, já está sendo rodado um documentário sobre a blogger, mas, para este, ainda não há data de estreia.
Para celebrar as conquistas sociais do povo negro e a luta por inclusão em políticas públicas, nesse domingo (19), a Feirinha São Luís comemorou o Dia da Consciência Negra, que acontece nessa segunda-feira (20). A Feirinha é uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que nessa edição teve a parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Para o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, a Feirinha, além de expor a diversidade cultural da cidade, fomenta a agricultura familiar e a economia; trata de assuntos importantes como a luta dos negros por equidade. “Temos a comercialização de produtos da agricultura familiar da cidade, além de criar também um espaço de diálogo e conscientização sobre temas importantes como nessa edição especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, trazendo diversos blocos afros, mostrando ao grande público mais sobre a cultura de raiz africana, tão presente em nossa capital”, destacou o secretário.
Durante a 24° edição da Feirinha São Luís, os blocos afros, Abiyèyè Maylo, Oficina Afro, Abibimã, Gdam e Jureme, se apresentaram em uma programação cultural que contou ainda com show de Clay Viana, bloco tradicional Os Foliões, e banda Soul Reggae.
“Nessa edição em alusão ao Dia da Consciência Negra, temos mais um momento de fortalecimento e reafirmação da luta histórica do nosso povo, a cultura e nossa identidade enquanto afrodescendentes”, explicou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.
Billy Walter, representante da Associação Cultural Beneficente Afro Abibimã, acredita que mostrar a cultura negra para a sociedade é de grande valia. “Viemos trazer a nossa história, a nossa cultura e os nossos tambores. A luta do negro por igualdade política e justiça social é diária e só vai acabar quando o racismo for extinto. Esse tipo de espaço como a Feirinha São Luís é muito importante para podemos dar voz ao nosso movimento”, disse Billy Valter.
AÇÕES
Ainda dando continuidade ao trabalho social da campanha Novembro Azul, continua o estande coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que nessa edição trabalhou com a temática “População Negra e Saúde do Homem”. Na ocasião foram oferecidas orientações sobre as doenças como diabetes, anemia falciforme e hipertensão, além de serviços como distribuição de preservativos, vacinação contra HPV para meninos, aferição de pressão, teste de glicemia e testes rápidos.
Outra ação que movimenta a Feirinha São Luís este mês é a campanha “Natal sem Fome”, por iniciativa da ONG Ação da Cidadania, que visa a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados a famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é contribuir para amenizar a fome dos excluídos, na noite de Natal. Os alimentos podem ser entregues no estande de arrecadação, na Feirinha São Luís, próximo à praça de alimentação dos foodtrucks, todos os domingos deste mês.
Além de expor a diversidade cultural da Ilha, a Feirinha fomenta a economia criativa aos produtores da capital em mais de 11 polos, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 90 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital e a geração de renda. A Feirinha conta com 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 25 para artesanato, 19 de alimentação e 13 food trucks.
Novos modelos de formulários para certidões de nascimento, casamento e óbito, que serão confeccionados pela Casa da Moeda (Foto: Divulgação/MJ)
Veja mudanças nas certidões de nascimento, casamento e óbito que passam a valer nesta terça
Registros serão emitidos com número de CPF obrigatoriamente.
Por Bom Dia SP, São Paulo
Certidões de nascimento, casamento e óbitos têm mudanças a partir desta terça.
As certidões de nascimento, casamento e óbito passam a ser diferentes a partir desta terça-feira (21). O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mudou os registros que passaram a conter, entre outras coisas, o número do CPF. A intenção é a de que o documento se torne o número de identidade civil único.
Outra mudança é que os documentos passam a levar o termo "filiação" e não mais o termo "genitores". De acordo com o governo, é possível o recém-nascido ter dois pais, duas mães, uma mãe e dois pais e assim por diante. O mesmo vale para casais que tenham optado por técnicas de reprodução assistida, como é o caso da barriga de aluguel e da doação de material genético. Todas as mudanças passam a valer em todo o Brasil.
Nas certidões de óbito, o lançamento de todos os documentos permitirá o cancelamento automático dos documentos do falecido pelos órgãos públicos, contribuindo para a diminuição de fraudes.
Veja mais informações sobre as mudanças no site do CNJ e do Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).
Novos modelos de formulários para certidões de nascimento, casamento e óbito, que serão confeccionados pela Casa da Moeda (Foto: Divulgação/MJ) 
Em setembro, o presidente Michel Temer sancionou a lei que muda as regras para registro de nascimento e casamento, que, entre outros pontos, permite que a certidão de nascimento indique como naturalidade do bebê o município de residência da mãe, em vez da cidade onde ocorreu o parto.
Defensores das mudanças nas regras de registro argumentavam que pequenos municípios não têm maternidades, o que obriga as grávidas a se deslocarem para outras cidades para darem à luz. Nesses casos, pode acontecer de o bebê ser registrado em uma cidade com a qual os pais não têm vínculo afetivo.

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Contatos

Whatsapp: 98-988916524


E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Facebook

Navigation