domingo, 3 de dezembro de 2017
Prepare o binóculo, a máquina de fotografar ou mesmo o celular, porque hoje é dia de superlua! 
Na noite deste domingo, será possível observar a primeira, de uma série de três superluas que vão acontecer nos próximos dois meses. De acordo com agência espacial dos Estados Unidos, a NASA, os próximos evento serão nos dias 1º e 31 de janeiro.
O fenômeno acontece quando a Lua está totalmente cheia e se encontra em seu ponto mais próximo da Terra. Cientistas chamam este momento de perigeu. Estima-se que a superlua apareça 13% maior do que seu tamanho original e 30% mais brilhante do que no seu apogeu – quando está mais distante.

Embora possa ser observada a olho nu, a Nasa afirma que é difícil distinguir essas mudanças porque o satélite se encontra, de fato, muito distante do planeta Terra. Mas, para quem não quer perder o fenômeno, a Nasa diz que o melhor horário para olhar para o céu será 30 minutos após o pôr do sol.
Nova rodada de pesquisa realizada pelo Instituto Exata em parceria com o Jornal Pequeno mostra que o governador Flávio Dino venceria a eleição em primeiro turno com 63% dos votos. A ex-governadora Roseana Sarney mantém-se em segundo lugar, mais de 30 pontos atrás, com 29%.
Em terceiro lugar, aparecem empatados com 4% o senador Roberto Rocha e a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge. Em relação à pesquisa realizada em outubro, Flávio Dino subiu três pontos e Roseana Sarney, um. Já o senador Roberto Rocha caiu três pontos e a ex-prefeita, um.
Aprovação
Realizada na semana após nova fase da Operação Sermão aos Peixes, a pesquisa aponta que a aprovação do governo teve variação positiva no período, em relação à pesquisa anterior. A entrevista apurou que 62% dos maranhenses aprovam a gestão de Flávio Dino contra 35% que a desaprovam, e 3% não sabem responder. Em outubro, eram 61% de aprovação, e em abril, a aprovação havia ficado em 60%.
Corrida presidencial
No cenário para Presidência da República, 65% dos maranhenses votariam outra vez em Luiz Inácio Lula da Silva. Outros 14% no candidato Jair Bolsonaro, 6% em Marina Silva, 4% em Ciro Gomes e os tucanos Geraldo Alckmin e João Dória aparecem empatados com 2% cada.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, ouvindo 1.415 eleitores em todas as regiões do estado. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
Do blog de John Cutrim

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Facebook

Contato

Whatsapp: 98-988916524

E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Blogroll