segunda-feira, 23 de abril de 2018

“Parlamento Jovem” raposense: Estudantes visitam a sede da Câmara Municipal

Estudantes visitam a sede da Câmara Municipal. Foto: Nonato Aguiar - Jornal Folha do Município 
Política, juventude, esclarecimento e conscientização, foram os assuntos que motivaram alunos da Unidade Integrada Sarney Filho a visitar a Câmara Municipal de Raposa na manhã de sexta-feira, 13 de abril.
Recebidos pelos vereadores e funcionários, os estudantes aproveitaram também para conhecer as instalações e dependências do legislativo, onde conversaram com o vereador e presidente Beka Rodrigues (PC do B) sobre os trabalhos que são realizados na câmara municipal.
Para incentivar ainda mais a participação da juventude nas deliberações ocorridas na casa legislativa, a Câmara vai adotar uma resolução, o Projeto (Parlamento Jovem), com finalidade de possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares, aprenderem como funciona a pratica de uma casa de leis.

Em sessão plenária especial com a presença de três alunos escolhidos pela escola, o presidente Beka Rodrigues parabenizou o professor de Filosofia Messias Lisboa, pela iniciativa de levar os alunos da Unidade Integrada Sarney Filho a conhecer as dependências e os trabalhos dos legisladores raposense.

Em sua fala durante a sessão plenária, Beka Rodrigues explicou como será o processo para a escolha, que será composta exatamente pelos estudantes eleito em um processo, que na verdade será uma demonstração de como funciona o colegiado político democrático do legislativo, até mesmo parte de uma eleição.
O “Parlamento Jovem” será muito importante e interessante para que realmente a câmara possa levar para todo segmento estudantil, de como funciona uma casa de Leis”. Explicou o Presidente  

“Eu espero que os estudantes que estão visitando a casa, sejam membros do “Parlamento Jovem”, porque o legislativo municipal será composto exatamente por eles”. Concluiu  

Veja como será feita a escolha do “Parlamento Jovem”

O processo seletivo será feito entre os próprios estudantes, que escolherão 11 alunos que farão o papel demonstrativo de vereadores que vão compor o Parlamento Jovem, e após a finalização, os alunos escolhidos para falar pelo jovem raposense, ocuparão exatamente a cadeira de presidente, vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e de parlamentares,
recebendo todo suporte e assistência das assessorias, Técnicas jurídica, legislativa, Comunicação e imprensa, além de serem assistidos pelos vereadores, que estarão na galeria observando as atividades do mandato ilustrativo do “Parlamento Jovem”.

Idealizador do projeto que levou os alunos a conhecer as dependências do poder legislativo e a função dos vereadores, Messias Lisboa, professor de Filosofia da Unidade Integrada Sarney Filho, esclareceu que a iniciativa de levar os alunos para visitar a sede da Câmara Municipal tem como objetivo incentivar a reflexão dos jovens sobre questões que envolvem suas vidas. 

O ponta pé inicial e que o assunto foi resolvido dentro de um planejamento com os diretores da escola para que os estudantes pudessem vivenciar o processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar, e o outro trabalho é fazer uma simulação dentro da escola.

“Eu tenho uma forte admiração pelo trabalho da Câmara de vereadores de Raposa, que tem se posicionado com firmeza em alguns assuntos de nosso município, e o vereador Beka Rodrigues, que está sempre orientado o colegiado, e tem se manifestado de forma bastante positiva em relação aos problemas de nosso município. Elogiou Messias Lisboa., que também já foi vice-prefeito da cidade de Raposa.

Depoimento dos alunos da Unidade Integrada Sarney Filho sobre o legislativo  Raposense 

Kayla Rayane
Gostei, e para mim foi muito importante visitar a Câmara Municipal, e conhecer o trabalho dos legisladores. Hoje eu sei como elaboram as leis. “E” eles têm várias propostas de melhorias para o município.

Tauane
A sociedade precisa conhecer melhor o trabalho dos vereadores, antes de fazer qualquer crítica.  Eu e meus colegas de aula, tivemos a oportunidade de conhecer o verdadeiro papel do legislador que lutam por um futuro melhor de nosso município.

Luís Felipe de Combique
“Eu aprendi que temos que levar a política e os estudos a sério. Os vereadores nos mostraram isso e, como somos importantes no papel político de nosso município”. Hoje eu já tenho um desejo de um dia ser vereador

Por Mauro Garcia 



























0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com