quinta-feira, 26 de julho de 2018
Uma denúncia bombástica ameaça agravar o desgaste popular do prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PRB). O gestor está sendo acusado por uma diretora de escola comunitária de se apropriar de parte da verba federal destinada a essas instituições filantrópicas, que mantêm convênio com a administração municipal para atender crianças impedidas de se matricular na rede educacional regular por falta de vagas. Detalhe: o pagamento às escolas está atrasado há seis meses

O corte do recurso surpreendeu os diretores das 48 escolas comunitárias conveniadas. Segundo a educadora Daiana Cloyker, responsável pela Creche Escola Vovó Dedé, fundada há cinco anos na localidade Pindaí, a Prefeitura de São José de Ribamar adotou critérios próprios, e não o Censo Escolar, do Governo Federal, para atribuir os valores aos quais cada instituição tem direito.

Ela informa que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) ribamarense se baseou em fiscalizações efetuadas pelo próprio órgão para definir os valores que cabem a cada escola comunitária, quando o correto seria fazer os cálculos a partir das informações apuradas pelo Censo Escolar.

Daiana reclama da distorção, que, segundo ela, reduziu em cerca de 70% o montante que receberia. A diretora garante que sua escola atende 74 alunos, sendo 61 em tempo integral, mas a inspeção feita pela Semed contabilizou apenas 17 crianças assistidas pela creche. “Eu deveria receber R$ 200 mil, valor referente aos seis meses acumulados desde o início do ano letivo e ao número real de alunos que nossa creche-escola atende, mas a Semed informou que tenho direito a apenas R$ 66 mil”, lamenta.

A diretora disse que ao ser surpreendida com o corte da verba destinada à sua escola anunciou, dentro da Semed, que denunciaria o caso à imprensa e aos demais canais de comunicação de massa. E foi o que fez. Do blog do Daniel Matos

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Facebook

Contato

Whatsapp: 98-988916524

E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

Blogroll