quarta-feira, 11 de julho de 2018

Unidade móvel do SESC vai oferecer exames gratuitos de mamografia e de prevenção no município de Raposa

Secretária de Saúde de Raposa, Tatiana Santana, Presidente da Fecomércio no maranhão, José Arteiro e coordenadoras da Unidade Móvel Saúde Mulher.
De 17 de julho a 30 de setembro a unidade móvel do SESC vai oferecer exames gratuitos de mamografia e de prevenção para moradores do município de Raposa.

Os serviços são resultante de uma parceria entre SESC e Secretaria Municipal da Saúde e ficarão por quase três meses a disposição da população com objetivo de auxiliar no combate ao câncer de mama e de colo do útero.

O SESC Saúde Mulher está localizada na Quadra do SESC no bairro do Inhaúma. No local, também serão realizados os exames de papanicolau.

Os exames gratuitos vão ser realizados somente para as pacientes encaminhadas de postos de saúde do município. É importante ficar atenta à faixa etária. Para a mamografia, apenas mulheres entre 50 e 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama, assim como o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, que pode ser realizado por mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual, podem buscar o atendimento. Já o papanicolau estará disponível para mulheres entre 25 e 65 anos.

Aberta à comunidade, o horário de atendimento do Sesc Saúde Mulher será de segunda a quinta, das 08h às 18h e sexta-feira das 08h às 17h por ordem de chegada. Para o agendamento dos exames as mulheres interessadas devem realizar cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município mediante apresentação das cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. As mulheres serão convocadas através de notificação do agente comunitário de saúde, mensagens de texto e/ou contato telefônico de acordo com data e horário definido.

As mamografias serão laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), padrão ouro em diagnóstico de câncer, e os exames citopatológicos (exame preventivo do câncer de colo do útero), popularmente conhecido como teste de papanicolau, serão analisados pelo Laboratório Cedro em São Luís. Os laudos impressos e imagens em CD da mamografia e resultados dos exames citopatológicos serão encaminhados para as unidades básicas de saúde do município.

E MAIS…
Secretária de Saúde de Raposa, Tatiana Santana e a coordenadora da Unidade Móvel Saúde Mulher.
Secretária de Saúde de Raposa, Tatiana Santana
e a coordenadora da Unidade Móvel Saúde Mulher.
Implantado em todo Brasil, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher chega ao Maranhão com a proposta de auxiliar no combate ao câncer de mama e o câncer de colo de útero, além de contribuir na prevenção de outras doenças e promoção da saúde através das ações de Educação e Saúde do Sesc desenvolvidas na comunidade do entorno com palestras, oficinas, rodas de conversa, dinâmicas e debates sobre cuidados com a saúde.

Ofertando 64 exames gratuitos por dia, esse importante projeto que ampliará o acesso das maranhenses à saúde e contribuirá para a diminuição das estatísticas regionais é uma iniciativa do Departamento Nacional. 

A Unidade Móvel é equipada com mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio, banheiro e uma tenda externa com espaço para as ações educativas. O exame de câncer de mama é gratuito e destinado a mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama, assim como o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, que pode ser realizado por mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual.

Com foco na prevenção, a Raposa é o primeiro município beneficiado no Maranhão. O local escolhido para os atendimentos iniciais do Sesc Saúde Mulher foi mapeado de acordo as estatísticas dos órgãos de saúde locais que apontam uma grande incidência de câncer de colo de útero na região. Permanecendo na comunidade por no mínimo 60 dias úteis e no máximo 90 dias, a Unidade Móvel do Sesc funcionará por meio de cooperação técnica com municípios locais.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com