segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Brasileiros conquistam 112 medalhas em competição internacional de matemática

Estudantes de vários estados do Brasil participaram da competição na Ásia. (Foto: Rede POC/Divulgação)
Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO) reuniu 1,5 mil estudantes de 16 países. O evento aconteceu entre os dias 2 a 7 de agosto.
Por Gessyca Rocha, G1
Estudantes brasileiros conquistaram 112 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO), realizada em Bangcoc, Tailândia. Foram 3 medalhas de ouro, 23 de prata e 86 de bronze. Ao todo, 16 países participaram da competição.

A delegação brasileira tinha 225 alunos no total, 138 de escolas públicas e 87 de colégios particulares, que cursam desde o fundamental 1 ao ensino médio. Para participar da competição internacional, a Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC), convida as escolas com melhor desempenho na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, que este ano, aconteceu em abril.

"O evento faz com que os alunos possam melhorar a sua habilidade com a matemática, além do seu pensamento crítico, incentivando também a curiosidade e o interesse pela matemática. É importante ter eventos como estes para que possa haver uma troca de conhecimento cultural e educacional, aproximando o Brasil de outras nações", conta Ozimar Pereira, diretor da Rede POC.

Em 2017, segundo a Rede POC, 15 alunos participaram da AIMO, ou seja, 210 a menos que este ano. "Podemos destacar o interesse das escolas no incentivo dos alunos a participarem e pelo fato da Rede POC ter esse trabalho que facilita o acesso a esses eventos. É o diferencial que nós fazemos", concluir o diretor.

Arrecadação online
Na cidade de Leme (SP), 12 estudantes do 3º Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Deputado Salim Sedeh foram convidados para AIMO, depois de conquistarem medalhas de ouro estadual e prata nacional na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras. Como o convite para participação não arca com as depesas, os estudantes resolveram fazer uma vaquinha online para ajudar com os custos e ir à Olimpíada de Matemática na Ásia. Dos 12 convidados, três estudantes representaram a turma e conquistaram duas medalhas de bronze na AIMO.
Estudantes de Leme fazem vaquinha para participar de competição na Ásia (Foto: Etec/Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com