sexta-feira, 3 de agosto de 2018

CAYUS MATIAS, GERENTE EXECUTIVO DO INSS DESTRAVA PORTARIA 075 E GARANTE O SEGURO DEFESO AOS PESCADORES DO LITORAL DO MARANHÃO COM CINCO SALÁRIOS MÍNIMOS

Registro fotográfico: Nonato Aguiar / Jornal Folha do Município 
Em reunião com a gerência executiva do INSS e os presidentes das Colônias de pescadores do estado do Maranhão, afiliadas à FECOPEMA- Federação das Colônias de pescadores do estado do Maranhão, ANDRÉA DA COLÔNIA, PRESIDENTE DA COLÔNIA DE PESCADORES DE RAPOSA, recebe a notícia que garante os cinco salários do seguro defeso aos pescadores de Raposa e traz os seguintes esclarecimentos:

Desde de dezembro de 2017 foi publicada a portaria 75 do IBAMA que proibiu a  pesca do Camarão no litoral do Maranhão, no período de 01.01 a 31.05. E, por isso, o pescador tem direito ao Seguro Defeso, correspondente aos cinco salários.
Tudo começou a partir da luta incansável da FECOPEMA, na pessoa do Dep. EDSON ARAÚJO que foi a procura do Min. Sarney Filho - Ministro do Meio Ambiente, onde o mesmo se mostrou sensível à causa dos pescadores e assinou a portaria. 

Mas não foi tão simples assim, ocorre que a gestão que estava à frente do INSS em São Luís, de forma incompreensível, não havia determinado o pagamento do devido benefício Seguro Defeso aos pescadores e sequer a portaria 75 constava no sistema SD responsável pelo pagamento.

Contudo, a nova gestão, por meio do NOVO GERENTE EXECUTIVO, o Dr. CAYUS MATIAS, adotou as medidas administrativas necessárias e indispensáveis. 
Hoje, conforme o Memorando n 24 da DIRBEN, a portaria 75 já está DEVIDAMENTE INSERIDA NO SISTEMA SEGURO DESEMPREGO (SD).

Ou seja, a partir de hoje, a gerência executiva do INSS em São Luís já se prepara para a devida concessão do Seguro Defeso do Camarão com base na portaria 75.

Queremos parabenizar a excelente gestão do Dr. Cayus Matias como gerente Executivo GEX - SLZ , pois em menos de 10 dias após sua posse apresentou resultados que estavam em ESPERA POR MAIS DE 8 MESES. 

Mais uma vitória para os pescadores do Maranhão. E destaque-se os incansáveis esforços da FECOPEMA no sentido de solucionar tal entrave administrativo, inclusive com a ação judicial protocolada pelo Dr. Wolmer Araújo para obrigar a direção do INSS em Brasília a colocar a portaria no sistema (proc1002835-04.2018.401.3700, em trâmite na 13 vara).

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com