sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Furacão nos EUA, tufão nas Filipinas: o que ameaça os dois lados do globo

Dois fenômenos com alto poder de destruição, o furacão Florence e o tufão Mangkhut se formaram ao mesmo tempo no Atlântico e no Pacífico
Gabriela Lisbôa, do R7
Furacão Florence se aproxima dos Estados Unidos
O furacão Florence, que deve chegar aos Estados Unidos na madrugada desta sexta-feira (14), já é considerado “uma fera como nenhuma outra”, segundo a imprensa local. O Serviço Nacional de Meteorologia chama Florence de “tempestade do século” por causa dos estragos que ela pode causar.

Do outro lado do globo, as ilhas que formam o arquipélago das Filipinas também estão ameaçadas. O supertufão Mangkhut deve atingir a costa no sábado com alto poder de destruição.

A diferença entre furacão e tufão é apenas uma questão geográfica. O primeiro se forma no Oceano Atlântico, o segundo no Oceano Pacífico.

No caso de Florence e Mangkhut as diferenças param por aí. Os dois têm cerca de 900 quilômetros de diâmetro e ventos com mais de 200 quilômetros por hora. E fizeram os dois países ficarem em estado de alerta.

Nos Estados Unidos, moradores da Carolina do Norte, primeira região que deve ser afetada, estão fazendo estoques de mantimentos e se preparando para deixar as cidades mais próximas do litoral até tempestade passar.

Nas Filipinas, o governo já enviou equipes de resgate para províncias costeiras de Cagayan e Batanes, onde o tufão deve chegar primeiro.

A meteorologista Heloísa Pereira, da Somar Meteorologia, explica que é comum que furacões e tufões se formem nesta época do ano — inclusive ao mesmo tempo — porque a água dos oceanos está mais quente, o que favorece as baixas pressões atmosféricas.

“Esta ciclogênese é bastante comum entre os meses de junho e novembro em toda a faixa equatorial, é a temporada de tornados que se formam em águas do oceano Pacífico Norte e em águas do oceano Atlântico Norte”, diz.

O furacão Florence se formou no oceano Atlântico Norte e, em poucas horas, passou da classificação 2 para a classificação 4. Ele é considerado o mais intenso a atingir a região no mês de setembro desde 1989, quando o furacão Hugo chegou às carolinas.

Florence deve chegar à costa da Carolina do Norte ainda com classificação 4. Porém, segundo Heloísa, nos próximos dias, enquanto avança pela Costa Leste dos Estados Unidos, ele deve perder intensidade, como é comum para este tipo de fenômeno.
veja também
Furacão Florence se desloca para sul dos EUA; estados se preparam
Brasileiros nos EUA se preparam para chegada do furacão Florence
Sudeste dos EUA se prepara para enchentes do furacão Florence
Florence provoca fuga no litoral dos EUA ao se aproximar das Carolinas
“Aos poucos, ele vai atingir categoria 3 e depois, no domingo, deve chegar a categoria 2. Na segunda-feira ele já vira uma depressão tropical”, explica a meteorologista.

Apesar de enfraquecer, no decorrer deste trajeto o furacão ainda vai provocar muita instabilidade. O volume de chuva deve, facilmente, passar dos 300 milímetros e a água ainda vai estar acompanhada de ventos bastante intensos, que podem chegar a 220 quilômetros por hora.

Um outro detalhe deixa o Florence ainda mais assustador. Conforme o meteorologista Brandon Miller explicou à CNN, assim que o furacão chegar ao continente, os ventos que o empurram para frente vão deixar de fazer isso, o que significa que o furacão vai ficar muito tempo numa mesma região.

“Do final da quinta-feira até o começo do domingo, Florence vai andar “mais devagar do que o ritmo de uma caminhada” disse o meteorologista. O resultado é que a região das Carolinas deve ter mais de 24 horas de ventos fortes e tempestade. De acordo com Heloísa Pereira, neste momento em que o furacão vai estar praticamente parado, o acúmulo de chuva pode chegar a 600 milímetros.

É mais fácil entender o que isso significa se pensarmos que no último verão a cidade de São Paulo teve 50 dias chuvosos. Somados todos os dias, o volume total de chuva foi de pouco mais de 570 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Quando o furacão passar a costa e se transformar em uma tempestade tropical, deve provocar chuvas que devem acumular entre 40 e 50 milímetros.

O tufão Mangkhut, que vai atingir as Filipinas, está sendo localmente chamado de Ompong e é o mais intenso deste ano em águas do Pacífico. Com classificação 5, a máxina na escala, ele contém ventos de 205 quilômetros por hora e 900 quilômetros de diâmetro.

Quando chegar nas províncias costeiras de Cagayan e Batanes, que ficam no norte do país, na região do Vale Cagayan, deve causar chuvas muito fortes e inundações.

O governo local já se prepara para os possíveis estragos: equipamentos que podem ser usados em reste de vítimas e remoção de entulhos já foram enviados para o local. Moradores já começaram a preparar as casas e, nas ruas, grandes outdoors foram desmontados para minimizar riscos.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com