sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Tenente-coronel da PM que matou músico se apresenta à polícia e em seguida é liberado

O tenente-coronel reformado da Polícia Militar Walber Pestana da Silva se apresentou e prestou depoimento à Polícia na tarde desta sexta-feira (16).

Ele é acusado de atirar e matar na noite de quinta-feira (15), em São Luís, o músico Davi Sousa Bugarin de Melo, namorado de sua filha.

A Polícia informou que, por não haver situação de flagrante, Walber foi liberado após prestar depoimento. Segundo o delegado Lúcio Reis, Walber confessou que efetuou os disparos, mas disse que agiu em legítima defesa.

“Ele foi interrogado e apresentou a arma de fogo com os cartuchos utilizados no momento do delito e depois foi liberado. Ele confirmou que efetuou os dois disparos que atingiram, segundo ele, a região da costela do genro que morava com ele há um ano na casa. (...) Disse que, no momento do crime o David o agredia várias vezes e ainda se armou com uma faca. Por isso, precisou pegar um revólver que estava guardado no quarto para se defender", afirmou.

Davi era músico e sócio-proprietário da casa de shows Cidade Velha Pub, situada no Centro histórico da capital.

Com informações do G1

Forte terremoto atinge o México

Tremor foi de magnitude 7,2, segundo Serviço Geológico dos EUA. Abalo foi fortemente sentido na Cidade do México e até no sul da Guatemala.
Por G1

Pessoas são vistas na rua após abandonarem prédios depois de terremoto na Cidade do México, na sexta-feira (16) (Foto: Reuters/Claudia Daut) 
Um terremoto de magnitude 7,2 foi registrado no estado de Oaxaca, no sudoeste do México, nesta sexta-feira (16), segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês). Inicialmente ele foi classificado como 7,5, mas depois teve sua magnitude revisada.

O epicentro foi localizado a 2 quilômetros ao sudeste de Pinotepa, em Oaxaca, a uma profundidade de 43 quilômetros.

Segundo o ministro do Interior, Alfonso Navarrete, há informações sobre prédios danificados em Oaxaca, mas nenhum relato de mortes.

Não há registro de mortos ou feridos em decorrência do terremoto. Um helicóptero que sobrevoava a área atingida pelo tremor caiu e três pessoas morreram. O ministro de Governo do México, Alfonso Naverrete, e o governador de Oaxaca, Alejandro Murat, estavam na aeronave e sobreviveram.

O tremor foi fortemente sentido na Cidade do México durante mais de um minuto, por volta das 17h40 (21h40 em Brasília). Os vídeos abaixos, postados por usuários no Twitter, mostram luminárias balançando dentro de prédios na cidade.

Segundo a agência Reuters, há relatos de que o abalo foi sentido também no sul da Guatemala.

Não foi emitido alerta de tsunami.

Em 19 de setembro do ano passado, um terremoto de magnitude 7,1 deixou mais de 300 mortos no México e causou milhões em prejuízos materiais. Outro tremor, em 23 de setembro, teve magnitude 6,2, interrompeu as buscas por sobreviventes e ampliou a destruição.

Os dois abalos de setembro de 2017 ocorreram na mesma região do registrado nesta sexta-feira. De acordo com o USGS, este foi o quinto tremor de magnitude acima de 4 a atingir a área apenas este ano.

O presidente mexicano Enrique Peña Nieto disse que os protocolos do Sistema Nacional de Proteção Civil foram ativados e o governo da Cidade do México informou através do Twitter que, antes de retornar às suas casas, as pessoas devem "checar se há danos, desligar os sistemas de gás e desconectar as fontes de energia".

Segurança no Lava-Pratos contará com mais de 700 militares em São José de Ribamar

Os ribamarenses ou visitantes que participarem da 72ª edição do Lava-Pratos terão garantidos um "forte aparato de segurança". A afirmação foi dada pelo prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando, que esteve reunido com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal no fim da manhã desta sexta-feira (16), para deliberar sobre as ações de segurança durante o Lava-Pratos. 

"Vamos receber visitantes de todo o Maranhão, de outros estados e até de outros países, a nossa cidade vem sendo destaque em todo o mundo e a melhor forma de receber os visitantes é com segurança", pontuou o prefeito.

Mais de 800 pessoas, entre policiais, bombeiros, socorristas, segurança privada, guardas municipais e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), que atuarão  na segurança e em tendas próximas a pontos da folia. 
Segundo o Comandante do Policiamento de Área Metropolitana (CPAM II), coronel Aritanã Lisboa, a meta do prefeito Luis Fernando e de todas as forças envolvidas é manter o Lava-Pratos ainda mais seguro. "O esquema de segurança também prevê revistas nos acessos da cidade e abordagens em barreiras estrategicamente montadas nas proximidades dos espaços de shows", disse.

Segundo o coronel Aritanâ Lisboa, já no sábado (17), mais de 500 homens devem trabalhar no policiamento ostensivo do evento, enquanto no domingo (18), serão mais de 700 policiais envolvidos na operação, juntamente com o Batalhão de Choque, além do policiamento convencional existente na cidade. 

O patrulhamento a pé será feito por toda a cidade. Nos arredores da sede e nas áreas periféricas, o policiamento utilizará as motocicletas para dar maior agilidade e alcance às abordagens. No centro da cidade, haverá o uso ostensivo das viaturas. Na orla, haverá plantão da cavalaria da Polícia Militar, além das ações do Corpo de Bombeiros. 

A Polícia Militar preparou ainda barreiras responsáveis por revistas de todos que entrarem nos ambientes de programação cultural. Ao todo, serão quatro barreiras feitas pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar. A Polícia Civil manterá o plantão na delegacia de São José de Ribamar, aberto para o registro de ocorrências policiais, caso necessário, além do plantão central do Maiobão.
Estradas
Nos acessos para o município, a Guarda Municipal, em trabalho conjunto com a Companhia de Polícia Rodoviária do Maranhão, montará barreiras de fiscalização do cumprimento da Lei Seca e de monitoramento. De acordo com o Secretário de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social, Coronel Gonçalo Alves de Sousa, em ação com parceria da CPRV na MA-201 e MA-204, serão feitas barreiras nas principais entradas da cidade.
Trânsito
O secretário informou ainda que “haverá mudanças no transito das principais vias do município. Na Avenida Gonçalves Dias, o trânsito será interrompido no trecho que compreende a sede da empresa Maranhense até as proximidades da Praça do Santuário. Já na Avenida Garrastazu Médici, o trânsito será liberado somente até o entorno do Porto do Barbosa. Além disso, guardas de trânsitos estarão de prontidão para orientar os transeuntes”. 

(Veja Mapa com Orientação)
Ao todo, 75 agentes, entre guardas e policiais, vão atuar nas barreiras especializadas durante o fim de semana na região de São José de Ribamar.

Mais de 44 mil concorrerão às vagas do concurso da Saúde neste domingo

Com o concurso público para o quadro efetivo da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), o Governo do Estado vai preencher mil vagas para a rede de saúde. O certame será realizado, neste domingo (18), em dois turnos: das 8h às 12h (horário local) para os cargos assistenciais e administrativos e das 14h30 às 18h30 (horário local) para os cargos de assistente administrativo e da área médica.

No domingo, ocasião que será realizada a prova objetiva do concurso, o candidato deverá comparecer com antecedência mínima de 60 minutos do horário fixado para fechamento do portão de acesso ao local de realização da prova, além de estar portando documento original com foto e o cartão de informação do candidato, que contém o horário e o local de prova. O cartão pode ser impresso no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.

Ao todo, mais de 44 mil candidatos concorrem às mil vagas que foram divididas em 28 cargos das áreas médica, assistencial e administrativa. Os salários variam de R$ 1.000 até R$ 7.425,31 para nível médio e superior.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca o fortalecimento da rede de saúde com a execução da Lei sancionada pelo governador Flávio Dino. “Com o concurso, estamos oferecendo acesso por mérito próprio para os cidadãos, segurança e estabilidade. O propósito da gestão do governador Flávio Dino é beneficiar a população com um atendimento digno, humanizado e de qualidade”, ressaltou.

A seleção do concurso será feita em duas etapas e os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas de caráter eliminatório. Na fase seguinte, serão realizadas as avaliações de títulos ou experiências profissionais.

“Além de atender às exigências da Lei, o concurso vai fortalecer o quadro profissional técnico especializado nas nossas unidades de saúde, proporcionando melhorias significativas no atendimento prestado à população”, ressaltou o presidente da Emserh, Vanderley Ramos.

O certame será aplicado nas cidades de Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Imperatriz, Itapecuru, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, Timon, Zé Doca e São Luís. As demais etapas presenciais do concurso público serão realizadas na cidade de São Luís.

O Instituto AOCP, a empresa organizadora do certame, em publicação no site, dá dicas para evitar problemas no dia da prova, desde o que se pode e o que será proibido levar para o local de provas até como manter o foco na hora de responder as questões.

Orientações para os candidatos 

Cartão de convocação: Os candidatos que não conseguirem ter acesso ao cartão devem entrar em contato com o SAC do Instituto AOCP, pelo telefone (44) 3344-4242, de segunda a sexta-feira (úteis), das 9 às 17 horas (horário de Brasília).

Caneta: Não leve apenas uma caneta e lembre-se que ela precisa ser esferográfica, transparente e de tinta preta ou azul.

Itens proibidos: Óculos escuros, boné, lenço, anotações, relógio, calculadora e qualquer tipo de aparelho eletrônico estão proibidos sob pena de eliminação do candidato.

Celular: Telefones celulares devem permanecer desligados. Na hora da prova, o fiscal indicará onde ele pode ficar acomodado. Caso o aparelho emita algum som, o candidato não tem segunda chance.

Comida e água: O nível de glicose pode cair, você pode ter fome e sede. Leve uma bala, além disso não esqueça da água.

Local de prova: Caso o lugar não seja familiar, visite o local com antecedência.

Músico é assassinado por coronel reformado da PM em São Luís

Davi Bugarin foi morto com dois tiros
por um coronel reformado da PM
Davi Bugarin foi morto com dois tiros após discussão com a filha de um coronel da Polícia Militar do Maranhão. 

Davi Bugarin foi morto com dois tiros por um coronel reformado da PM.
Um coronel reformado da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), identificado como Walber, assassinou o músico Davi Bugarin, que era namorado de sua filha, na noite desta quinta-feira (15), no bairro Parque dos Nobres, em São Luís.

Depois dos disparos, o coronel Walber colocou o corpo de Davi na porta de casa e fugiu do local.

O assassinato ocorreu após o coronel Walber presenciar a filha sendo agredida pelo namorado. Inconformado, o policial pegou a arma e fez dois disparos.

Davi Bugarin trabalhava como músico, era morador do Parque Pindorama e proprietário da casa de shows Cidade Velha Pub, no Centro Histórico de São Luís.

Durante muito tempo, David Bugarin trabalhou no São Luís Shopping. Ele decidiu deixar o emprego para se dedicar à carreira de músico profissional. Ele era proprietário da Ekoar Locações e Produções.

A polícia ainda não conseguiu localizar o assassino do músico. Do blog gilbertolima

Veja como foi parte do carnaval de Raposa; assista o vídeo

A Prefeitura de Raposa por intermédio das secretárias de Comunicação e Cultura realizou cinco dias de folia no município. 

Com o tema “A festa continua”, a prefeita Talita Laci (PCdoB) resgatou as manifestações culturais da cidade pelo segundo ano seguido. 

Uma multidão participou das festividades, que mesmo debaixo de muita chuva não deixou a desejar. 

Destaque para as atrações do domingo de carnaval, dia 11, animado pela cantora Mara Pavanelly e a banda Chikaê. 

Milhares de foliões lotaram o corredor da folia no Viva Raposa de frete pro mar neste Domingo, 11 de Fevereiro. Mara Pavanelly e Chikaê agitaram uma multidão que foi se divertir na terceira noite do carnaval Raposense.
Premier Vídeo Comunicação

Assista ao vídeo abaixo:

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com