quinta-feira, 4 de abril de 2019
Acompanhado de vereadores e secretários municipais, o prefeito Eudes Sampaio assinou na manhã desta quinta-feira (04) o Decreto Nº 1548, que declara  estado de emergência nas áreas do município de São José de Ribamar afetadas pelas chuvas intensas das últimas semanas.

O ato do Executivo tem como objetivo garantir o atendimento e auxílio às famílias afetadas com os efeitos dos temporais que prejudicaram a infraestrutura viária em diversos pontos do município, além de causar danos diretos em áreas residenciais. Estas áreas, já monitoradas pela gestão municipal e Defesa Civil, devem receber serviços emergenciais para que os efeitos sejam minimizados e a população possa transitar com maior comodidade e conforto.

Participaram do ato os vereadores Professor Cristiano, Professor Sales, Manoel do Nascimento, Osvaldo Brandão, Jota Lindoso, Lázaro Costa e Nádia Barbosa. O documento será agora encaminhado ao Governo Federal que, através do Ministério da Integração Nacional, deverá fornecer recursos para auxílio ao município.

O prefeito Eudes Sampaio destacou que a decisão da decretação do estado de emergência ocorre após a análise do relatório da Defesa Civil Municipal que aponta todos os locais que foram afetados e que atendem aos requisitos para decretação da situação de emergência. Ele comenta ainda que a prefeitura está atenta à situação de todas as regiões afetadas e não irá parar os trabalhos em prol da população. “Essa é uma decisão que eu tinha que tomar. Não podemos esperar e não vamos ficar de braços cruzados com os problemas que temos que enfrentar”, afirmou.

O Decreto indica que aproximadamente 18 bairros foram prejudicados com casos de alagamentos, e cerca de 45 residências foram comprometidas pelas águas, afetando diretamente pelo menos 168 pessoas, que foram prejudicadas com a perda de mobiliário. Segundo os dados levantados, aproximadamente 44 ruas situadas no território do município também foram e continuam sendo afetadas após os períodos de grandes chuvas.

Registro de temporais

O mês de março bateu recordes em acumulado de chuvas, sendo considerado um dos meses mais chuvosos dos últimos anos. O ponto crítico desse fenômeno natural ocorreu na madrugada de domingo, 24 de março, por volta da 01h, quando um forte temporal atingiu toda a região metropolitana e se estendeu por quase 24 horas contínuas em todo o território da cidade de São José de Ribamar, causando assim vários alagamentos, ruptura de vias e muitos outros transtornos à população.

Para o mês de Abril, a meteorologia já prevê um longo período de chuvas, e por isso, a Prefeitura de São José de Ribamar vem trabalhando preventivamente para evitar incidentes maiores.

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio Timbira

banner: radio timbira

Facebook

Contato

Whatsapp: 98-988916524

E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com

nonatoaguiarraposa@gmail.com

Blogroll