domingo, 14 de janeiro de 2018

Sete secretários e três presidentes de órgãos deixam Governo Dino

O Imparcial – Após um curto recesso, o governador Flávio Dino está de volta ao comando do estado e já terá de pensar na continuidade de seu governo nos seis meses que antecedem as eleições de 2018.

Não é estranheza que secretários de estado e presidentes de órgãos estaduais demonstrem interesse em concorrer ao pleito. Os interessados deverão se afastar dos cargos até o mês de abril, o que poderá causar certa dor de cabeça ao governador Dino. De acordo com levantamento feito pelo jornal O Imparcial, 24% dos atuais secretários deverão concorrer este ano. Além deles, pelo menos outros três gestores também já comunicaram a Flávio Dino sobre suas ambições políticas.
Nos corredores do Palácio dos Leões, os nomes de sete secretários já são dados como certos nas eleições de outubro. Inclusive, os gestores já até comunicaram esse desejo ao governador que, até agora, não definiu os respectivos substitutos.

No fim do ano passado, Dino, inclusive, se reuniu com jornalistas em entrevista coletiva e garantiu que as mudanças em seu secretariado aconteceriam somente após o carnaval, na segunda quinzena de fevereiro. Tanto que o governador adota cautela para escolher os novos secretários.

A lista dos “secretários pré-candidatos” é encabeçada por Márcio Jerry, secretário de Comunicação e Articulação Política (Secap). O próprio Jerry, em conversa com a reportagem de O Imparcial, deixou claro que as definições sobre aqueles que irão assumir as pastas estão estagnadas neste momento. O gestor responsável pela Secap confirmou que as mudanças ocorrerão somente no mês que vem.

Márcio Jerry, inclusive, será candidato a deputado federal. Do secretariado atual, outros dois gestores dão como certa a participação do pleito para a Câmara Federal. São eles: Simplício Araújo (Indústria, Comércio e Energia – Seinc) e Julião Amin (Trabalho e Economia Solidária – Setres). Amin, inclusive, foi eleito deputado federal na eleição passada e tentará continuar com sua vaga em Brasília.

Assembleia Legislativa

Para a disputa por um lugar na Assembleia Legislativa, pelo menos quatro secretários do governo do estado vão tentar a sorte nas urnas em outubro. Deputado estadual licenciado e titular da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), Neto Evangelista buscará sua reeleição.

Quem também vai estar na disputa para voltar à Assembleia é o ex-deputado estadual Marcelo Tavares, que já foi, inclusive, presidente da Casa. Experiente, o chefe da Casa Civil do governo tem boas chances de ser eleito e, nos bastidores, comenta-se que sua intenção é ser eleito novamente presidente do parlamento estadual. Essa possibilidade seria vista com bons olhos pelo Palácio dos Leões.

Outros dois secretários estaduais que vão tentar ocupar uma das 42 cadeiras da Assembleia Legislativa pela primeira vez são Márcio Honaiser (Agricultura, Pecuária e Pesca – Sagrima) e Adelmo Soares (Agricultura Familiar – SAF). Este último, em maio do ano passado, foi pivô de um mal-estar com os atuais deputados estaduais. O titular da SAF chegou a dar explicações no plenário da Casa sobre uma suposta utilização do cargo para se beneficiar nas eleições em 2018.

Na disputa

Além dos sete secretários estaduais que já comunicaram que irão concorrer nas eleições deste ano, o governador Flávio Dino já sabe que deverá se preocupar com a substituição de gestores em pelo menos três órgãos estaduais: Agência Metropolitana (Agem), Comissão Central de Licitação (CCL) e o Procon.

Os presidentes destes três órgãos serão candidatos em 2018. Presidente da Agem, o vereador licenciado Pedro Lucas Fernandes sinalizou que estará na briga pela Câmara Federal, substituindo o próprio pai, deputado Pedro Fernandes. Em entrevista a O Imparcial, no fim de 2017, Pedro Lucas afirmou estar pronto para se tornar deputado federal. “A experiência no parlamento municipal exercida nos últimos anos me faz sentir preparado. Por isso, coloco meu nome à disposição do povo maranhense no pleito eleitoral de 2018”, disse à época.

O presidente do Procon, Duarte Júnior, também estará na eleição, só que concorrerá a deputado estadual. Considerado um dos gestores mais midiáticos do governo Flávio Dino, Duarte Júnior tem se destacado com sua atuação pelo estado ao inaugurar várias unidades fixas do Viva/Procon e por levar os serviços do órgão para localidades de menor IDH. Prova disso é que o trabalho de Duarte à frente do órgão é alvo de elogios por parte do governador.

Haverá, ainda, um terceiro presidente de órgão estadual que já manifestou interesse em participar do pleito para deputado. Trata-se de Odair José Santos, presidente da CCL.

Diminuição de secretários

Em julho do ano passado, especulava-se um número maior de secretários que seriam candidatos. No entanto, alguns nomes não vingaram. Exemplo claro é o do secretário de Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela, que desistiu de disputar o pleito no fim do ano passado. Outro secretário que estaria certamente na eleição seria o ex-titular da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim. Jardim saiu do governo bem antes e, agora, tenta viabilizar uma candidatura do PT para o Senado.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com