sexta-feira, 2 de março de 2018

Flávio Dino entrega IEMA em Santa Inês para formar nova geração de profissionais

Flávio Dino entrega IEMA em Santa Inês. Fotos: Gilson Teixeira/Secap
O governador Flávio Dino entregou nesta sexta-feira (02) uma unidade plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) na cidade de Santa Inês, no Bairro do Céu. O município agora tem uma escola de referência no ensino profissionalizante e com diversos prêmios internacionais.

“A experiência internacional e a de outros Estados mostram que a escola de tempo integral é um modelo bem-sucedido, que tem condições mais adequadas. Antes não havia nenhuma unidade. E hoje estamos inaugurando a segunda unidade de tempo integral em Santa Inês”, disse o governador. A outra unidade é de ensino regular.
Novo IEMA em Santa Inês. Fotos: Gilson Teixeira/Secap
O reitor do IEMA, Jhonatan Almada, explicou que “os jovens terão a oportunidade não só de fazer o ensino médio, como também de cursar a educação profissional e tecnológica. E, melhor ainda, de tempo integral. Isso vai formar uma nova geração em Santa Inês que vai irradiar para a região e contribuir para desenvolver o Estado do Maranhão”.

O IEMA de Santa Inês tem laboratórios equipados, salas de robótica, quadra poliesportiva e muitos outros equipamentos. “Aqui encontramos estruturas que poucas escolas particulares têm”, acrescentou Flávio Dino.

Futuro

Os alunos já fazem planos para o futuro. “Espero meu crescimento. Quero fazer a prova do Enem e cursar medicina”, afirmou Kellson da Silva Cutrim, 15 anos, que vai fazer o curso de Gerência em Saúde.

“Isso aqui é um sonho deles (alunos) e é um sonho meu”, disse a professora de língua portuguesa Heridan Mendes sobre a nova unidade.

O IEMA já recebeu kits de robótica para serem usados pelos estudantes. “Vamos tirar muitos campeões daqui”, conta o professor Fábio Aurélio, coordenador da Robótica Educacional do instituto.
Os laboratórios garantem a prática paraos alunos. Fotos: Gilson Teixeira/Secap
“O compromisso do IEMA é com a educação integral de qualidade. Nossa metodologia é diferenciada, com laboratórios de altíssima qualidade. Nós vamos ter apoio, materiais e resultados”, disse Valdenilton Salles, gestor do instituto em Santa Inês.

Expansão

De acordo com Almada, na próxima semana, será entregue o IEMA da região Itaqui-Bacanga, em São Luís. “E temos a previsão de mais 16 unidades em estado avançado de obras”, acrescentou. O instituto vai chegar a todas as regiões do Estado.

UTI

Ainda em Santa Inês, o governador assinou a ordem e serviço para ampliação do Hospital Macrorregional da cidade e para a construção da UTI Pediátrica, com dez leitos.

A prefeita Maria Bringel diz que, “a partir do momento em que a cidade tiver sua UTI funcionando, as mães não terão que fazer o trajeto para São Luís”. Segundo ela, “o governador Flávio Dino tem sempre visto Santa Inês com muito carinho”

Flávio Dino agradeceu a parceria que tem sido feita com a prefeitura de Santa Inês. “E, em breve, vamos voltar com mais obras”, antecipou.

Terras
Flávio Dino também entregou seis títulos de terra pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), garantindo para as famílias a posse dessas áreas.
Ela recebeu, ainda, certificado de Amigo da 9ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Santa Inês. Foi uma homenagem pelo aniversário de primeiro ano da Companhia, entregue pelo governador.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com