quinta-feira, 10 de maio de 2018

VEREADOR OSMAR FILHO Eleito o novo presidente da Câmara Municipal de São Luís

Osmar Filho, presidente eleito, e Astro de Ogum, atual presidente. Astro será o 1º vice no biênio (Foto: Flávio Chocolate/Rádio Notícia Maranhão)
A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o Biênio 2019 – 2020 foi realizada nesta quarta-feira (09). Apenas uma chapa foi registrada para concorrer os cargos. O vereador Osmar Filho (PDT) foi eleito com a maioria dos votos.

A Câmara Municipal de São Luís é a quarta mais antiga do Brasil, instalada em 1619. Osmar Filho tem 31 anos e é o vereador mais jovem da história a ser eleito presidente.

Durante a sessão pública, os parlamentares tiveram a oportunidade votar e justiçar o voto. O vereador Estevão Aragão (PSDB) foi o único que votou contra a Chapa Edmilson Jansen, nome dado em homenagem ao parlamentar que faleceu em maio do ano passado.

Banner interno
Segundo Estevão, o vereador Osmar Filho era o nome mais rejeitado para ser presidente da Câmara, mas com o passar dos dias ele soube articular e formar um grupo forte. “Estive com Osmar no início, mas não fui consultado nem sequer para sugerir alguém para compor a Mesa Diretora. Fiquei de fora durante todo o processo, fui rejeitado e hoje o vereador não precisa mais de mim. Por esse motivo, não confio mais no Osmar Filho e não será fácil reconquistar a minha confiança”, relatou.

O vereador Aldir Júnior (PR) usou o tempo da votação para votar a favor do novo presidente, mas declarou há um esquema de corrupção na casa legislativa. Segundo ele, existem três milhões de reais que estão flutuando sem ter uma destinação correta. “Precisamos de legitimidade para combater a corrupção. Espero que o próximo presidente tenha coragem para investigar e combater os erros desta casa. Existem manobras políticas aqui dentro e elas precisam ser apuradas”, exclamou o parlamentar.

Para o vereador Marquinhos (DEM), o voto de esperança venceu o medo e Osmar fará um excelente mandato. “Acredito no vereador Osmar Filho, espero que ele não vire ‘dono’ da Câmara Municipal. Peço que o novo presidente não nos negocie com a Prefeitura de São Luís, na intenção de ter benefícios próprios atendidos”, disse.

A vereadora Bárbara Soeiro (PSC) lamentou a falta de uma chapa à presidência encabeçada por mulheres, mas declarou voto favorável a Osmar. “É necessário que as mulheres sejam cada vez mais valorizadas nesta casa, não só nós vereadoras, mas todas as funcionárias que fazem parte deste parlamento. O novo presidente deve continuar a política do empoderamento feminino, dando oportunidades e fazendo com que as mulheres cresçam”, destacou.

O novo presidente foi eleito com vinte e nove votos a favor e um voto contrário. O vereador Honorato Fernandes (PT) não votou, porque não estava presente na sessão.  Osmar Filho assume a Câmara Municipal no início de 2019.

Relação da Nova Mesa Diretora (2019-2020)

Presidente – Osmar Filho (PDT)

1º vice-presidente – Astro de Ogum (PR)

2º vice-presidente – Nato Júnior (PP)

3º vice-presidente – Josué Pinheiro (PSDB)

1º Secretário – Francisco Carvalho (PSL)

2º Secretário – Francisco Chaguinhas (PP)

3º Secretário – Beto Castro (PROS)

4ª Secretária – Concita Pinto (PEN)

5º Secretário – Afonso Manoel (MDB)

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com