quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Manuela D'Ávila é oficializada candidata do PC do B à Presidência

PCdoB oficializa candidatura de Manuela D’Ávila a presidente; deputada defende 'unidade' da esquerda.
'Ainda temos algum tempo', afirmou candidata sobre hipótese de união dos partidos de esquerda ainda no primeiro turno. 'Se surgir alguma novidade nesse sentido, seguimos entusiastas', disse.
Por Alessandra Modzeleski, G1, Brasília

Momento em que o PC do B oficializa candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência da República.
O PCdoB confirmou nesta quarta-feira (1º) a candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência da República durante convenção do partido na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ex-deputada federal e ex-vereadora, Manuela D'Ávila é deputada estadual no Rio Grande do Sul.

Em discurso durante a convenção, Manuela D'Ávila, defendeu a unidade dos candidatos considerados de esquerda. Depois, em entrevista, foi indagada sobre a hipótese de figurar como vice em uma chapa encabeçada por candidato de outro partido.

"A nossa candidatura, desde que foi colocada em 18 de novembro, sempre defendeu a unidade do nosso campo político. Fizemos um conjunto de apelos públicos e ainda temos algum tempo. Se surgir alguma novidade nesse sentido, seguimos entusiastas", afirmou.

Nas últimas sete eleições presidenciais, desde 1989, o PCdoB integrou a coligação encabeçada pelo PT e apoiou como candidatos os petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Ela criticou a prisão do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva, que classificou como parte de uma perseguição.
“De toda essa perseguição o ponto mais alto é a prisão do presidente Lula. Lula está preso porque lidera as pesquisas. Lula está preso porque, solto, venceria as eleições. Nossa candidatura sempre carregou o Lula Livre, porque não queremos só a liberdade dele, queremos fazer valer a Constituição", discursou.

Lula da Silva foi preso em 7 de abril, depois de ser condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Lula se diz inocente.

"Eu sou candidata porque nós acreditamos na necessidade de, durante os próximos 60 dias, não baixarmos a bandeira da defesa da liberdade de Lula, preso injustamente por esse estado de exceção", afirmou.

Sobre um vice, Manuela afirmou que deve esperar até o fim do prazo para a definição. "O vice também estamos discutindo internamente. Vamos esperar o limite", disse.

A candidata lembrou que esta é a terceira vez que a legenda disputa a eleição para a Presidência em quase 100 anos de existência. Afirmou que essa candidatura é "a construção da saída para a grave crise que o país enfrenta".

"Nossa candidatura é a construção da saída da grave crise que nosso país enfrenta. Seremos aqueles que dialogaremos com as mulheres e homens e diremos que é inadmissível abrir mão do nosso país e deixar de votar", afirmou.
Manuela D’Ávila durante discurso na convenção do PC do B em Brasília (Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Propostas
Entre as propostas que apresentou durante o discurso, a candidata do PCdoB manifestou intenção de:

Realizar referendo com objetivo de revogar a reforma trabalhista;
Realizar reforma tributária que isente os mais pobres de pagar tantos impostos;
Onerar atividade especulativa, taxar juros e dividendos;
Realizar reforma da segurança pública;
Fazer valer o Plano Nacional de Educação aprovado pelo Congresso;
Retomar o crescimento da economia de maneira sustentável;
Preservar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS);
Trajetória
Manuela D’Ávila é jornalista e deputada estadual pelo Rio Grande do Sul desde 2015. Antes, ela foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul por dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2015. Foi ainda vereadora de Porto Alegre, de 2005 a 2008.

Ela disputou ainda duas vezes a Prefeitura de Porto Alegre, mas não foi eleita. Em 2012, ficou em segundo lugar. Em 2008, obteve 121.232 votos e ficou em terceiro lugar.

Ingressou no PCdoB em 2001 e, em 2013, foi eleita presidente estadual do partido. Manuela também integrou a União da Juventude Socialista (UJS) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com