sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Coligação de Roseana repudia Ibope após margem de erro de 8 pontos

A Coligação “Maranhão quer mais”, da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) emitiu nota, hoje (5), na qual repudiou o resultado da pesquisa Ibope/TV Mirante, que aponta vitória do governador Flávio Dino (PCdoB) no primeiro turno.
Os partidos que apoiam a emedebista reclamam, sobretudo, da margem de erro de 8 pontos percentuais nos questionários aplicados em São Luís, maior colégio eleitoral do Maranhão (reveja). E cobraram explicações do instituto.
Como resposta, o Ibope informou que “em São Luís, temos apenas 168 entrevistas, o que não é suficiente para estimar as intenções de votos na capital, uma vez que margem de erro amostral é de 8 pontos percentuais para mais ou para menos. O cruzamento foi fornecido apenas como um indicativo”.
“Nas informações fornecidas, o Ibope admite a fragilidade no método utilizado para chegar ao resultado da mais recente pesquisa, que tem até 16% de possibilidade de oscilação na margem de erro e não apenas de 3 pontos percentuais como divulgado ontem. O mais absurdo: na tentativa de encontrar um cenário mais próximo do ‘real’, o Ibope decidiu comparar e equiparar seus números com os de outros institutos locais, de credibilidade sob suspeita neste processo eleitoral e cujos levantamentos foram feitos em períodos diferentes, antes do debate entre os candidatos”, destaca o comunicado da coligação, ao citar declaração do Ibope segundo a qual “a pesquisa pode não ter pego um possível efeito do debate”.
“É um claro reconhecimento do Ibope de sua incapacidade de retratar a verdadeira vontade do eleitorado maranhense. Desta forma, considerando ser público e notório que o Ibope errou na maioria das pesquisas realizadas no Maranhão, a coligação Maranhão Quer Mais repudia com veemência os números de intenções de voto para governador e senador divulgados pelo Instituto às vésperas do primeiro turno das eleições”, completa.
Para os oposicionistas, o resultado, com grande possibilidade de erros, não deveria ter sido divulgado às vésperas da eleição.
“É inaceitável que tal levantamento seja divulgado à população às vésperas da eleição, podendo induzir o eleitorado com dados que não condizem com as intenções de voto mostradas em pesquisas sérias, e visíveis nas atividades públicas de campanha. Por todo o exposto, repudiamos a pesquisa do Ibope, e conclamamos a população a registrar nas urnas o verdadeiro desejo de votar em Roseana Sarney para governadora, e em Sarney Filho e Edison Lobão para o Senado”, conclui a nota.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com