sábado, 7 de dezembro de 2019

Dois índios Guajajara morrem e dois ficam feridos durante atentado no Maranhão

Grupo de indígenas foi alvejado por disparos neste sábado (7) na BR-226, no município de Jenipapo dos Vieiras. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, caso está sendo investigado.

Dois índios da etnia Guajajara morreram e outros dois ficaram feridos durante um atentado registrado neste sábado (7) na BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel, no município de Jenipapo dos Vieiras, localizado a 506 km de São Luís. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular e pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Na tarde deste sábado (7), um veículo Celta de cor branca, vidros espelhados, teria reduzido à velocidade e um dos homens no interior do veículo, abriu fogo contra indígenas que voltava de uma reunião com a Eletronorte e Funai.

O caso foi registrado nas proximidades da Aldeia El Betel, às margens da BR-226, que corta da terra indígena Canabrava, entre as cidades de Grajaú e Barra do Corda.

De acordo com informações, indígenas teriam sido mortos e outros estão baleados em estado grave. A Funai já está com uma equipe no local e já acionou policiais, que estão se deslocando para a terra indígena.

Em um áudio divulgado em grupos de WhatsApp, um dos indígenas relatou que mataram inocentes, devido ao ato ilícito praticado por alguns. Ele se referiu aos assaltos constantes na terra indígena, prático por índios que estão no mundo do crime.

“Por favor divulguem esse vídeo para que as pessoas saibam o estado de vulnerabilidade que a gente se encontra, por falta de segurança, por atos ilícitos que algumas pessoas praticam, e agora nosso parente veio a pagar com a própria vida, isso não pode continuar acontecendo. A sociedade querer fazer justiça com a própria mão, querer punir qualquer um aí pela BR, achando que são bandidos, que as autoridades, os órgãos competentes tomem uma atitude em relação a isso, porque isso não vai ficar em pune, dar mesma forma que eles mataram um inocente, sem dever sem fazer nada, olhe lá se não acontecer o mesmo também” disse uma das lideranças indígenas.

VEJA O VÍDEO: 
Enquanto isso no Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com