segunda-feira, 9 de março de 2020

Maranhão já tem oito (08) casos suspeitos de novo coronavírus

Sobe para oito o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão...
Pacientes suspeitos estiveram em países da Europa e da América do Norte. Casos ainda não foram reconhecidos como oficiais pelo Ministério da Saúde.
Por Rafaelle Fróes, G1 MA — São Luís, MA
A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) informou na tarde desta segunda-feira (9) que subiu para oito o número de casos suspeitos do novo coronavírus no estado. Outros dois casos haviam sido descartados.

No entanto, é importante ressaltar que os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

Coronavírus: veja perguntas e respostas sobre o Covid-19
Inteligência artificial, exames e sequenciamento genético: como estão as pesquisas das universidades sobre o novo coronavírus
Dos pacientes suspeitos, seis são do sexo feminino com faixa etária entre 19 e 66 anos e estiveram em países da Europa que registram casos da doença. Outros dois pacientes são do sexo masculino, com idades entre 24 e 35 anos e possuem no histórico viagens para Europa (Portugal) e Estados Unidos.

De acordo com a SES, um dos casos que estão sendo monitorados é de uma paciente de 19 anos, teve contato com uma mulher de 28 anos, que recentemente esteve na Itália. O país europeu é um dos mais atingidos pela doença e mais de 16 milhões de pessoas foram colocadas em quarentena.

A Secretaria informou que os pacientes estão sendo monitorados e aguarda o resultado dos exames.
Veja abaixo a lista completa dos casos suspeitos de Covid-19 no Maranhão:
1- Mulher, de 29 anos, procedente da Itália;
2 - Mulher, de 19 anos, contactante do caso anterior;
3 - Mulher, de 66 anos, procedente da Itália e França;
4 - Mulher, de 28 anos, procedente de Portugal e Espanha;
5 - Homem, de 35 anos, procedente de Orlando, Miami e Nova Iorque;
6 - Homem, de 24 anos, procedente de Portugal;
7 - Mulher, de 39 anos, procedente de Portugal;
8 - Mulher, de 62 anos, histórico de viagem para França.
Casos sob suspeita
A SES havia informado no sábado (7) que estava investigando um novo caso do novo coronavírus em São Luís. A paciente de 28 anos foi atendida em um hospital particular, esteve em países europeus (Portugal e Espanha) e regressou ao Brasil no dia 26 de fevereiro. Ela está na lista divulgada nesta segunda.

Na sexta-feira (6), ela estava com quadro de tosse, febre baixa e dor na garganta. Os exames laboratoriais apresentaram resultados com parâmetros normais. A jovem foi liberada para isolamento e monitoramento domiciliar.

Nesta sexta-feira (6), a SES também divulgou outro caso suspeito. Se trata de uma mulher idosa, residente em São Luís, que foi atendida em hospital particular nesta quinta-feira (5). A paciente também está na lista divulgada.

A idosa estava com quadro de tosse, febre baixa e cefaleia. No último dia 2 de março, a paciente retornou de viagem realizada em países europeus (Itália, França e Espanha), que estão inseridos na lista de monitoramento para casos suspeitos do Coronavírus (COVID-19).

Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com