sábado, 28 de março de 2020

São Luís fará esquema de 'drive-thru' para vacinar idosos a partir de segunda (30)

Governo do Maranhão antecipa a campanha de vacinação contra Influenza no estado. — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
Esquema permite que vacinas sejam aplicadas sem que as pessoas saiam dos carros. Doses serão destinadas para idosos a partir de 60 anos cujo o nome comece com a letra A.
Por G1 MA — São Luís, MA
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a partir de segunda-feira (30) vai adotar o esquema de ‘drive-thru’ para a vacinação de idosos a partir de 60 anos contra a Influenza em São Luís, ou seja, as pessoas não precisam sair de seus carros para a aplicação da vacina.

A aplicação será realizada das 8h às 16h, na área de provas práticas do exame de habilitação de condutores, no Castelinho no bairro Vila Palmeira, em São Luís. Nesta etapa, serão vacinados idosos cujo o nome comece com a letra ‘A’. Para se vacinar, o idoso precisa apresentar o RG.

De acordo com a SES, a medida foi adotada para evitar a aglomeração de pessoas, em especial os idosos, que integram o chamado grupo de risco para doenças como o vírus tipo Influenza A (H1N1 e H3N2), um do tipo B e o novo coronavírus (Covid-19). O sistema de atendimento já vem sendo adotado em algumas cidades do país.

Como a vacinação não ocorrerá nas Unidades de saúde, ela será inicialmente feita em 12 escolas. O público idoso será vacinado no período da manhã, das 8h às 12h. Já as crianças serão vacinadas no turno da tarde, de 13h às 17h. Os postos de vacinação desta nova etapa da campanha funcionarão exclusivamente nas seguintes unidades de ensino:- Colégio Militar Tiradentes, na Vila Palmeira
- IEMA Centro
- UEB Ronald Carvalho (anexo)
- UEB Padre Newton Pereira
- UEB Rosália Freire
- UEB Rubem Almeida
- UEB Cruzeiro do Sul
- UEB Laura Rosa
- UEB Júlio Mesquita
- UEB Ana Lúcia Chaves Fecury
- UEB Neiva Moreira
- UI Nascimento de Moraes
O cronograma de vacinação será o seguinte:

- Dia 30/03: idosos e crianças cujo nome começa pela letra A
- Dia 31/03: idosos e crianças cujo nome começa pelas letras A e B
- Dia 01/04: idosos e crianças cujo nome começa pelas letras A e B
- Dia 02/04: idosos e crianças cujo nome começa pelas letras C e D
- Dia 03/04: idosos e crianças cujo nome começa pelas letras C e D
O cronograma com as demais letras será informado em breve, mas está garantido, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as doses para vacinação de todos.

Vacinação suspensa em São Luís
Segundo a Prefeitura de São Luís, ainda continua suspensa a campanha de vacinação em postos de saúde da capital, por falta de doses. A suspensão foi anunciada na última segunda-feira (23). A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) aguarda a reposição de vacinas realizada pelo Ministério da Saúde e assim que disponíveis, a população será informada da retomada da campanha.

Calendário de vacinação
1ª FASE (23 de março) – Idosos (60 anos e mais), trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
2ª FASE (16 de abril) – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
3ª FASE (9 de maio) – Gestantes; Puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com