sexta-feira, 24 de abril de 2020

Maranhão tem 100 mortos por Covid-19 e mais de 2 mil infectados nesta sexta-feira(24)

Maranhão tem 2.105 casos confirmados de Covid-19; mortos chegam a 100.
Secretaria de Saúde do estado divulgou novo boletim na noite desta sexta-feira(24) e apresenta números crescentes com mais 12 óbitos confirmados nas últimas 24h horas.
O Maranhão chegou aos 100 mortos por Covid-19 nesta sexta-feira (24), segundo consta no boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O relatório aponta ainda que 2.105 pessoas estão infectados pelo novo coronavírus no estado e 250 já estão curadas. Quanto aos profissionais de saúde, dos 252 infectados, 127 já estão recuperados.

O relatório da SES aponta ainda que 53 municípios tem casos confirmados, sendo que São Luís lidera este ranking com 1.668 pessoas infectadas. Quando se divide pelo sexo dos doentes, a secretaria diz que foram 1014 homens atingidos pelo vírus e 1091 mulheres doentes.
Na capital, dos 112 leitos de UTI disponíveis para tratamento de doentes pela Covid-19, 101 já estão ocupados, o que corresponde uma taxa de ocupação de 90, 17%. Já as enfermarias são 267 na capital, sendo que 161 estão com pacientes. No interior do estado, são 81 leitos disponíveis e apenas três estão ocupados. Quanto as enfermarias para pacientes do novo coronavírus, são 168 no interior e 11 estão ocupadas.

Maranhão chega a 250 curados da Covid-19 e mais de 1700 estão em tratamento...
Dos profissionais da saúde, 113 estão recuperados da doença. Maranhão tem 1.951 casos confirmados de Covid-19.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão tem 250 pessoas curadas da Covid-19. A informação foi divulgada na noite desta sexta-feira (24) em boletim sobre os casos de novo coronavírus no Maranhão. O boletim informa também que são 100 mortos e 2.105 infectados.

Quanto aos profissionais de saúde, dos 252 infectados, 127 se recuperaram e seis morreram, como consta no boletim desta sexta-feira.

Das 1.753 pessoas doentes, 1.383 estão em isolamento domiciliar, 220 estão em enfermarias na capital e no interior, e 152 estão em leitos de UTI em hospitais públicos e privados.

A SES informa que foram realizados até esta sexta, 5.963 testes laboratoriais em todo estado. São 53 municípios com notificações de casos de infecção pelo novo coronavírus.

Um desses pacientes curados da Covid-19 é o Laércio, que estava internado no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís. Em um vídeo postado nesta sexta-feira (10) pelo secretário de Saúde, Carlos Lula, o paciente aparece sendo aplaudido por vários profissionais de saúde durante a sua saída do hospital.

"Aproveitei o máximo da competência de vocês [profissionais de saúde]. Para quem está nessa situação, aguarde. Seu dia vai chegar. Nós estamos com fé", declarou.
Médico é o primeiro paciente a receber alta após contrair Covid-19 em hospital de São Luís

Outro paciente já recuperado da doença é o médico Cláudio Barros, de 28 anos, que estava internado no Hospital Universitário Presidente Dutra, em São Luís.

Em um vídeo, Cláudio é aplaudido no corredor por técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos e funcionários que deram assistência para ele durante seu período de internação. Na imagem, ele segura uma placa com a frase 'Eu fui curado do Covid-19', graças a todos vocês, obrigado'.

Médico é o primeiro paciente a receber alta no Hospital Universitário Presidente Dutra após contrair Covid-19. — Foto: Divulgação/Redes SociaisMédico é o primeiro paciente a receber alta no Hospital Universitário Presidente Dutra após contrair Covid-19. — Foto: Divulgação/Redes Sociais
Médico é o primeiro paciente a receber alta no Hospital Universitário Presidente Dutra após contrair Covid-19. — Foto: Divulgação/Redes Sociais

Ficar em casa
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Brasil tem 3.670 mortes e 52.995 casos confirmados de covid-19.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (24), casos confirmados da doença chegaram a 52.995.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com