segunda-feira, 13 de abril de 2020

Maranhão tem 32 óbitos e 478 casos confirmados de coronavírus

O dia terminou com 33 novos casos confirmados de covid-19 e mais 5 óbitos...
Na noite desta segunda-feira (13), o secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, divulgou em seu Twitter o mais recente boletim epidemiológico sobre o coronavírus no estado. De acordo com as informações, o dia terminou com 33 novos casos confirmados de covid-19 e mais 5 óbitos, totalizando 478 casos confirmados no Maranhão e 32 mortes.
Leia também: Brasil tem 23.430 casos confirmados de coronavírus e 1.328 mortes...
Em relação aos 5 óbitos registrados hoje, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o primeiro caso trata-se de um homem, de 75 anos, com quadro de doença respiratória e hipertensão. O segundo caso é de um homem de 41 anos com doença respiratória e diabetes. O terceiro caso de uma mulher de 72 anos, com diabetes, problemas oncológicos e cardíacos, e o quarto caso, um homem de 78 anos. Todos esses quatro foram assistidos na rede pública. O quinto óbito foi de uma mulher, de 77 anos, com histórico de diabetes, hipertensão e Parkison, que foi a óbito no próprio domicílio.
São suspeitos 2.606 casos de covid-19 no estado e 68 pessoas foram recuperadas, de acordo com a SES.
Atualmente, 22 municípios têm casos confirmados de covid-19 no Maranhão. São eles: São Luís (392), São José de Ribamar (35), Paço do Lumiar (16), Imperatriz (12), Raposa (3), Caxias (2), Santa Rita (2), Timon (2), Vitória do Mearim (1), Viana (1), Açailândia (1), Santa Inês (1), São Benedito do Rio Preto (1), Urbano Santos (1), Cajapió (1), Colinas (1), Cantanhede (1), Chapadinha (1), Cachoeira Grande (1), Altamira do Maranhão (1), Mirinzal (1) e Zé Doca (1), informou a SES.
AÇÕES
Na tarde desta segunda, o secretário da saúde, Carlos Lula, divulgou também em seu Twitter, a ação de combate ao coronavírus realizada hoje nos bairros do Cohatrac, Cidade Operária e São José de Ribamar. O objetivo foi a orientação aos serviços não essenciais para suspenderem o funcionamento em cumprimento ao decreto do estado.
Também foi informado pelo secretário outra iniciativa na luta contra a covid-19 na capital maranhense. Serão instalados 50 novos leitos no Hospital Nina Rodrigues e mais 52 no Hospital do Servidor. Outra novidade é que será utilizada a estrutura do município na região do Bacanga para dar suporte à UPA na área.

ALERTAS
O secretário fez ainda um alerta para os adultos, ressaltando que em todo o Maranhão, 282 casos (de acordo com o boletim de domingo) estão na faixa de 20 a 49 anos* (65%), mostrando que a doença está infectando mais adultos.

Ele também ressaltou a importância de organizar as idas aos supermercados. “De preferência, apenas uma vez por semana! Um estudo da #Finlândia mostra que as partículas do vírus, mesmo a distância, ficam suspensas no ar muito tempo em locais fechados”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com